Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3802
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação Inclusiva: Formação Continuada na perspectiva do Coensino
metadata.dc.creator: Passos, Sonia de Fátima Cristina Scheitel dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Foltran, Elenice Parise
metadata.dc.contributor.referee1: Cirino, Roseneide Maria Batista
metadata.dc.contributor.referee2: Pisacco, Nelba Maria Teixeira
metadata.dc.description.resumo: A temática explorada nesta pesquisa perpassa pelo ensino colaborativo visto as demandas compreendidas em dificuldades pedagógicas e metodológicas para trabalhar com os alunos que são públicos da Educação Inclusiva. O objetivo deste estudo foi identificar as contribuições da filosofia do ensino colaborativo, como forma de apoio e formação continuada, no atendimento educacional especializado e nas salas regulares. A efetivação do trabalho foi realizada por meio de pesquisa de abordagem qualitativa e aplicada. Para a aplicação e análise dos dados foram utilizados como instrumentos dois questionários, aplicados junto aos docentes do Município de Marechal Cândido Rondon, Paraná. Este trabalho está fundamentado, principalmente, nas considerações teóricas de Vigotsky e Gramsci e autores que abordam a temática do ensino colaborativo e da Educação Inclusiva, como: Vilaronga, Mendes, Casal, Fragoso, Braun, Marin, Melo Hostins, entre outros. Após análise preliminar dos dados, foi construída e implementada, em colaboração com profissionais da área da Educação Inclusiva, uma formação continuada abordando as seguintes temáticas: Histórico da Educação Especial; Estudos sobre o autismo infantil: Autismo na escola; Transtorno da Deficiência Intelectual: Contribuições da psicologia; TDAH: Contribuições psicopedagógicas; A deficiência auditiva e Ensino Colaborativo. Posterior à formação continuada, foi produzido um produto educacional, materializado em um caderno formativo: “Formação Continuada em Ensino Colaborativo”. A pesquisa possibilitou identificar a importância do uso da filosofia do ensino colaborativo, como uma alternativa prática no cotidiano escolar e ainda as dificuldades e necessidades relacionadas ao cotidiano escolar, sobretudo, ao trabalho com o público da educação inclusiva.
Abstract: The explored theme in this research involves collaborative teaching, given the demands understood in pedagogical and methodological difficulties related to working with students who are the target public of Inclusive Education. The goal of this study was to identify the contributions of the philosophy of collaborative teaching, as a form of support and continuing education, in specialized educational care and in regular classrooms. The work was carried out through with a qualitative and applied approach. For the application and analysis of the data, two questionnaires were used as instruments, applied to teachers of the city of Marechal Cândido Rondon, Paraná. This work is based, mainly, on Vygotsky's and Gramsci's theoretical considerations and other authors who address the issue of collaborative teaching and Inclusive Education, such as Vilaronga, Mendes, Casal, Fragoso, Braun, Marin, Melo Hostins, among others. After preliminary analysis of the data, a continuing education program was built and implemented in collaboration with professionals in the field of Inclusive Education, covering the following topics: History of Special Education; Studies on childhood autism: Autism at school; Intellectual Disability Disorder: Psychological contributions; ADHD: Psychopedagogical contributions; Hearing impairment and Collaborative Teaching. Subsequently to continuing education, an educational product was produced, materialized in a training booklet: "Continuing Education in Collaborative Teaching". The research made it possible to identify the importance of using the philosophy of collaborative teaching as a practical alternative in everyday school life and also the difficulties and needs related to everyday school life, especially when working with inclusive education students.
Keywords: Ensino Colaborativo
Formação de Professores
Educação Inclusiva
Collaborative Teaching
Teacher Education
Inclusive Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI
Citation: PASSOS, Sonia de Fátima Cristina Scheitel dos. Educação Inclusiva: Formação continuada na perspectiva do coensino. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3802
Issue Date: 26-Oct-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva - PROFEI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sonia de Fátima Cristina Scheitel dos Passos.pdfDissertação em PDF1.78 MBAdobe PDFView/Open
Produto educacional.pdfProduto Educacional em PDF2.38 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons