Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3803
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Articulação entre professores da classe regular e do atendimento educacional especializado por meio da formação continuada
metadata.dc.creator: Carmo, Silvana de Fatima Travensoli do
metadata.dc.contributor.advisor1: Martiniak, Vera Lucia
metadata.dc.contributor.referee1: Cirino, Roseneide Maria Batista
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Karen
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como objeto a formação continuada de professores, tendo como tema a educação especial na perspectiva inclusiva. O objetivo consiste em investigar as contribuições da formação continuada na articulação do trabalho pedagógico dos professores da classe regular e do atendimento educacional especializado para potencialização de práticas inclusivas no contexto escolar em uma instituição pública da cidade de Ponta Grossa/PR. A pesquisa é de caráter qualitativa, com análise bibliográfica, documental e de campo. O procedimento metodológico foi realizado com a coleta de dados acerca da realidade investigada, por meio de questionário dirigido aos professores de uma instituição escolar pública do município de Ponta Grossa - PR, disponibilizado via Google Docs. Com base nas informações e demandas preenchidas pelos professores recorreu-se a proposta de encontros visando a formação continuada a fim de subsidiar o trabalho pedagógico e instrumentalizar ações que contribuam para a efetivação de contextos inclusivos. Os referenciais teóricos adotados contribuíram para a reflexão sobre o processo da inclusão educacional no Brasil. O enfoque adotado demarca a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, como referência de mudança, a fim de superar a lógica da exclusão, visando garantia do direito à educação para todos sem nenhum tipo de distinção. O material bibliográfico da pesquisa é constituído com o aporte teórico dos documentos legais norteadores da educação bem como a teóricos que apresentam seus estudos sobre a educação especial e a educação inclusiva, o trabalho colaborativo e a formação continuada. A análise dos dados foi efetivada por meio de categorizações temáticas como: inclusão para todos; aspectos legais sobre a educação especial e especificamente sobre o atendimento educacional especializado; adaptação curricular, formação continuada e o trabalho colaborativo. Os resultados evidenciaram aspectos desafiadores e potencializadores para práticas inclusivas. Como aspectos positivos evidencia-se a importância da formação continuada em serviço, a necessidade do trabalho colaborativo entre professor regular e professor especializado. Como aspectos negativos ressalta-se a carência e morosidade de recursos físicos e humanos, a falta de articulação pedagógica entre o professor do AEE e do professor regular, a necessidade de propostas de formação continuada para fortalecimento do trabalho colaborativo e coletivo no contexto escolar.
Abstract: This study has as its object the continuing education of teachers, having as its theme special education from an inclusive perspective. The objective is to investigate the contributions of continuing education in the articulation of the pedagogical work of regular class teachers and specialized educational services to enhance inclusive practices in the school context in a public institution in the city of Ponta Grossa/PR. The research is qualitative, with bibliographical, documentary and field analysis. The methodological procedure was carried out with the collection of data about the investigated reality, through a questionnaire addressed to the teachers of a public school institution in the municipality of Ponta Grossa - PR, available via Google Docs. Based on the information and demands filled in by the teachers, a proposal was made for meetings aimed at continuing education in order to subsidize the pedagogical work and instrumentalize actions that contribute to the realization of inclusive contexts. The theoretical references adopted contributed to the reflection on the process of educational inclusion in Brazil. The focus adopted marks the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education, as a reference for change, in order to overcome the logic of exclusion, aiming to guarantee the right to education for all without any kind of distinction. The bibliographical material of the research is constituted with the theoretical contribution of the legal documents that guide education as well as theorists who present their studies on special education and inclusive education, collaborative work and continuing education. Data analysis was carried out through thematic categorizations such as: inclusion for all; legal aspects about special education and specifically about specialized educational services; curriculum adaptation, continuing education and collaborative work. The results showed challenging and potentiating aspects for inclusive practices. As positive aspects, the importance of in-service continuing education is highlighted, as well as the need for collaborative work between regular teachers and specialized teachers. As negative aspects, we highlight the lack and slowness of physical and human resources, the lack of pedagogical articulation between the AEE teacher and the regular teacher, the need for proposals for continuing education to strengthen collaborative and collective work in the school context.
Keywords: Educação Inclusiva
Formação Continuada
Atendimento Educacional Especializado
Inclusive Education
Continuing Training
Specialized Educational Service
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI
Citation: CARMO, Silvana de Fátima Travensoli do. Articulação entre professores da classe regular e do atendimento educacional especializado por meio da formação continuada. 2022. Dissertação. (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa.2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3803
Issue Date: 25-Oct-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva - PROFEI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silvana de Fatima Travensoli do Carmo.pdfDissertação em PDF1.92 MBAdobe PDFView/Open
Produto educacional.pdfProduto Educacional em PDF619.53 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons