Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3805
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | O trabalho colaborativo entre professores e a aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial na educação de jovens e adultos |
metadata.dc.creator: | Bernardi, Vanessa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Oliveira, Rita de Cássia da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Martiniak, Vera Lucia |
metadata.dc.contributor.referee2: | Böck, Geisa Letícia Kempfer |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo reflete sobre as contribuições do trabalho colaborativo, através da parceria entre o professor da sala de recursos multifuncionais e professores de diferentes componentes curriculares, que favorece a inclusão dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em um CEEBJA do município de Curitiba-PR. Como objetivos específicos foram elencados: a) discutir os pressupostos históricos e legais da Educação de Jovens e Adultos e a sua inter-relação com a Sala de Recurso Multifuncional; b) identificar as dificuldades apresentadas pelos professores de sala de aula no ensino dos conteúdos de suas disciplinas para os estudantes do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) ou com dificuldades de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos; e c) apontar as potencialidades e desafios do trabalho colaborativo entre os professores da classe regular e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na EJA. A partir de uma abordagem qualitativa de natureza aplicada e objetivo exploratório, a pesquisa foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica de produções na área da educação especial e relacionada a experiências práticas de ensino colaborativo em escolas brasileiras de diferentes regiões do país. Posteriomente foi desenvolvido estudo de campo em um Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos no município de Curitiba. Participaram da pesquisa professores de diferentes componentes curriculares com experiência no atendimento de estudantes da Educação Especial e duas professoras da Educação Especial que atuaram na sala de recursos multifuncionais da EJA em um CEEBJA do município de Curitiba, Paraná. Para a coleta de dados foi disponibilizado um questionário online o qual foram abordadas questões relacionadas à inclusão do estudante jovem e adulto com deficiência na EJA, a prática pedagógica dos professores na escola, concepções sobre a inclusão e o ensino colaborativo. A partir da análise das respostas dos professores ficou evidente que o ensino colaborativo na EJA, exige mudanças na prática educativa de professores acostumados a trabalhar de forma individualizada, possibilitando a formação de parcerias com o foco em melhorias nas propostas e dinâmica de trabalho.Como produto educacional, ao final da pesquisa, foi desenvolvido um ebook denominado Manual para o Ensino Colaborativo na Educação Especial de Jovens e Adultos, com material referente ao trabalho colaborativo realizado e intervenções. O produto educacional é destinado a professores que atuam com a inclusão de estudantes público da educação especial na educação de jovens e adultos que se interessem em desenvolver uma parceria com os professores da escola a fim de realizar um trabalho inclusivo e demais professores que possam se interessar pelo assunto. |
Abstract: | This study reflects on the contributions of collaborative work, through the partnership between the teacher of the multifunctional resource room and teachers of different curricular components, which favors the inclusion of students of Youth and Adult Education (EJA) in a CEEBJA in the city of Curitiba-PR As specific objectives were listed: a) to discuss the historical and legal assumptions of Youth and Adult Education and its interrelation with the Multifunctional Resource Room; b) identify the difficulties presented by classroom teachers in teaching the contents of their disciplines to students in the Target Audience of Special Education (PAEE) or with learning difficulties in Youth and Adult Education; and c) point out the potentialities and challenges of collaborative work between teachers of the regular class and the Specialized Educational Assistance (AEE) in EJA. From a qualitative approach of an applied nature and exploratory objective, the research was developed through bibliographic research of productions in the area of special education and related to practical experiences of collaborative teaching in Brazilian schools in different regions of the country. Subsequently, a field study was carried out in a State Center for Basic Education for Youth and Adults in the city of Curitiba. Teachers from different curricular components with experience in attending Special Education students and two Special Education teachers who worked in the EJA's multifunctional resource room participated in the research. For data collection, a questionnaire was made available which addressed issues related to the inclusion of young and adult students with disabilities in EJA and the pedagogical practice of teachers at school. As an educational product, at the end of the research, an ebook called Notebook of Suggestions for the Elaboration and Implementation of Collaborative Teaching was developed, with material referring to the collaborative work carried out and interventions. The educational product is intended for teachers who work with the inclusion of public special education students in the education of young people and adults who are interested in developing a partnership with school teachers in order to carry out an inclusive work and other teachers who may be interested. by the subject. |
Keywords: | Educação de Jovens e Adultos Trabalho Colaborativo Atendimento Educacional Especializado Educação Inclusiva Youth and Adult Education Collaborative Work Inclusion Inclusive education |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI |
Citation: | BERNARDI, Vanessa. O trabalho colaborativo entre professores e a aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial na educação de jovens e adultos. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa. 2022. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3805 |
Issue Date: | 19-Oct-2022 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva - PROFEI |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Vanessa Bernardi.pdf | Dissertação em PDF | 24.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Produto educacional.pdf | Produto Educacional em PDF | 3.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License