Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3807
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O primeiro ginásio no interior do Paraná: o Regente Feijó e a educação secundária em Ponta Grossa-PR (1933-1945)
metadata.dc.creator: Martins, Leonardo Miguel
metadata.dc.contributor.advisor1: Cordova, Maria Julieta Weber
metadata.dc.contributor.referee1: Campos, Névio de
metadata.dc.contributor.referee2: Schena, Valéria Aparecida
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa tratou da educação secundária no Ginásio Regente Feijó, primeiro no interior do Paraná, no recorte temporal que compreende os anos de 1933-1945. O estudo é de caráter documental e bibliográfico e se ancora em pressupostos teóricos da História Cultural. A temporalidade foi delimitada através das possibilidades de análise do conjunto das fontes, que se encontram no acervo documental do atualmente denominado Colégio Estadual Regente Feijó e que remetem ao ensino secundário ministrado na instituição. Dentre as fontes selecionadas, destacam-se as que fazem menção às inspetorias de ensino, mapas de frequência, relatórios de ensino e pontos organizados para as provas parciais. As imagens utilizadas, em sua maioria, foram consultadas no acervo iconográfico do Museu Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A consulta às fontes e o estudo do contexto político dos anos que compreendem o recorte temporal abriu margem para a alocação do Ginásio num contexto mais amplo, dialogando diretamente com a cena política do Paraná e do Brasil. O texto está dividido em três capítulos, que abordam, respectivamente: as fontes da pesquisa, tratando de questões relacionadas à cultura material escolar e aos arquivos e acervos escolares. Na sequência, a discussão traz à luz o contexto de criação do Ginásio Regente Feijó no interior do Paraná e a sua organização nos primeiros anos de funcionamento, tomando como fonte referencial o regimento escolar interno datado de 1937. Por fim, a discussão norteou a aproximação da história do Ginásio aos movimentos pela Pedagogia Moderna e Educação Nova, perpassando pelas reformas educacionais e inspetorias federais de ensino. Nessa direção, o estudo retratou sobre os espaços e os materiais didático-pedagógicos relacionados ao contexto de modernização da primeira metade do século XX no Brasil. Foi possível verificar algumas apropriações de elementos educacionais do contexto estudado ao Ginásio em questão, delineando aspectos que envolveram intenções políticas, expressões modernizantes de ensino e as (des)continuidades da instituição com relação às reformas educacionais ocorridas no Brasil. Por meio de perspectivas de escalas na análise, consideraram-se particularidades culturais e sociais da instituição num contexto de modernização educacional.
Abstract: The research dealt with secondary education at Ginásio Regente Feijó, first in the interior of Paraná, in the time frame that comprises the years 1933-1945. The study is documentary and bibliographic in nature and is anchored in theoretical assumptions of Cultural History. The temporality was delimited through the possibilities of analysis of the set of sources, which are found in the documentary collection of the currently called Colégio Estadual Regente Feijó and which refer to the secondary education taught in the institution. Among the selected sources, those that mention teaching inspections, attendance maps, teaching reports and organized points for partial tests stand out. The images used, for the most part, were consulted in the iconographic collection of the Campos Gerais Museum of the State University of Ponta Grossa. The consultation of sources and the study of the political context of the years that comprise the time period opened the way for the allocation of the Gymnasium in a broader context, dialoguing directly with the political scene of Paraná and Brazil. The text is divided into three chapters, which address, respectively: the research sources, dealing with issues related to school material culture and school archives and collections. In the sequence, the discussion brings to light the context of the creation of the Ginásio Regente Feijó in the interior of Paraná and its organization in the first years of operation, taking as a reference source the internal school regiment dated 1937. Finally, the discussion guided the approximation from the history of the Gymnasium to the movements for Modern Pedagogy and New Education, passing through educational reforms and federal teaching inspections. In this direction, the study portrayed the spaces and didactic-pedagogical materials related to the modernization context of the first half of the 20th century in Brazil. It was possible to verify some appropriations of educational elements from the studied context to the Gym in question, outlining aspects that involved political intentions, modernizing expressions of teaching and the (dis)continuities of the institution in relation to the educational reforms that occurred in Brazil. Through perspectives of scales in the analysis, cultural and social particularities of the institution were considered in a context of educational modernization.
Keywords: Ensino secundário
Cultura material escolar
Modernidade
Ponta Grossa-PR
Colégio Regente Feijó
Secondary school
School material culture
Modernity
Ponta Grossa-PR
School Regente Feijó
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: MARTINS, Leonardo Miguel. O primeiro ginásio no interior do Paraná: o Regente Feijó e a educação secundária em Ponta Grossa-PR (1933-1945). 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3807
Issue Date: 17-Oct-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leonardo Miguel Martins.pdfDissertação em PDF6 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons