Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3811
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santos, Sebastião Lourenço dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8105118674329126pt_BR
dc.contributor.referee1Godoy, Elena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7808426677140604pt_BR
dc.contributor.referee2Saleh, Pascoalina Bailon de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0801180629816075pt_BR
dc.contributor.referee3Rauen, Fábio José-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9352559379732119pt_BR
dc.creatorLima, Meriliane de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7274732132798273pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-15T15:16:11Z-
dc.date.available2022-12-15-
dc.date.available2022-12-15T15:16:11Z-
dc.date.issued2022-06-27-
dc.identifier.citationLIMA, Meriliane de. A metáfora conceitual no livro didático: uma abordagem semântico-pragmática. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3811-
dc.description.abstractConceptual Metaphor, the process by which our mind is allowed to use some basic ideas to explain technical terms that seem abstract to us, is a semantic theory by George Lakoff and philosopher Mark L. Johnson (1970). This theory considers the presence of conceptual metaphors in language in a systematic way. In this perspective, considering the metaphor product of sociocognitive interactions, our objective is to analyze the use of metaphors in Portuguese language textbooks. As procedural support, we analyzed two textbooks from the collection Tecendo Linguagens, of Portuguese language, one for the 6th grade and the other for the 7th grade of elementary school, both authored by Tania Amaral Oliveira and Lucy Aparecida Melo Araújo (2018). With this research, by approaching the theory of the Conceptual Metaphor to teaching, we intend to emphasize its presence in textbooks as a positive point for the teaching/learning process. The theoretical apparatus for this study will be, initially, the Theory of Conceptual Metaphor, by Lakoff and Johnson (1970), together with the theoretical precepts Theory of Relevance, by Sperber and Wilson (2001) - a pragmatic-cognitive approach that deals with relative issues to human cognition. The methodology that guides the study is of a bibliographic nature that focuses on the presence of metaphors in textbooks.pt_BR
dc.description.resumoA Metáfora Conceitual, processo pelo qual se permite que a nossa mente use algumas ideias básicas para explicar termos técnicos que nos pareçam abstratos, é uma teoria semântica de George Lakoff e do filósofo Mark L. Johnson (1980). Essa teoria considera a presença das metáforas conceituais na linguagem de forma sistemática. Nessa perspectiva, considerando a metáfora produto de interações sociocognitivas, nosso objetivo é analisar o uso de metáforas em livros didáticos de Língua Portuguesa. Como suporte processual, analisamos dois livros didáticos da coleção Tecendo Linguagens, de Língua Portuguesa, um destinado ao 6o ano e outro ao 7o ano do ensino fundamental, ambos de autoria de Tania Amaral Oliveira e Lucy Aparecida Melo Araújo (2018). Pretendemos com essa pesquisa, ao aproximar a teoria da Metáfora Conceitual ao ensino, ressaltar sua presença nos livros didáticos como ponto positivo para o processo ensino/aprendizagem. Os aparatos teóricos para este estudo serão, inicialmente, a Teoria da Metáfora Conceitual, de Lakoff e Johnson (1980), juntamente com os preceitos teóricos Teoria da Relevância, de Sperber e Wilson (2001) - abordagem pragmático-cognitiva que trata de questões relativas à cognição humana. A metodologia que orienta o estudo é de caráter bibliográfico que foca na presença de metáforas nos livros didáticos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ivani Silva (ivsilva@uepg.br) on 2022-12-15T15:16:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Meriliane de Lima.pdf: 1391166 bytes, checksum: 50052aafae661edf9391f5b615862659 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-15T15:16:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Meriliane de Lima.pdf: 1391166 bytes, checksum: 50052aafae661edf9391f5b615862659 (MD5) Previous issue date: 2022-06-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Estudos da Linguagempt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós - Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetáfora Conceitualpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectRelevânciapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectConceptual Metaphorpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectRelevancept_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleA metáfora Conceitual no livro didático: uma abordagem semântico pragmáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1UFPRpt_BR
dc.contributor.instituicao-banca2Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.contributor.instituicao-banca3UNISULpt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Meriliane de Lima.pdfDissertação em PDF1.36 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons