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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Patrimônio Geológico de Jaguariaíva/PR: potencial didático para o ensino da geodiversidade
metadata.dc.creator: Diniz, Emilyn
metadata.dc.contributor.advisor1: Guimarães, Gilson Burigo
metadata.dc.contributor.referee1: Liccardo, Antonio
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Marcos Antonio Leite do
metadata.dc.description.resumo: Jaguariaíva é um município paranaense em parte no Segundo Planalto Paranaense, no domínio dos Campos Gerais, mas também no Primeiro Planalto Paranaense, tendo a Escarpa Devoniana como marcante delimitador. Sua situação entre dois grandes domínios geológico-geomorfológicos do estado, na borda leste da Bacia Sedimentar do Paraná e sobre as rochas do Escudo Paranaense, leva a uma geodiversidade especial. A geodiversidade é fonte de diferentes matérias-primas e, acima de tudo, de muita história sobre o planeta Terra. A deficiência na replicação do conhecimento e a falta de entendimento sobre a sua importância a deixa vulnerável a uma gama de atividades antrópicas de alto impacto. Este trabalho consiste na aplicação sequenciada de duas etapas de geoconservação em Jaguariaíva, o inventário e a quantificação do patrimônio geológico local de excepcional valor didático, como suporte para iniciativas de ensino de geociências e geoconservação. Essas etapas resultaram no levantamento de 30 (trinta) geossítios representativos da geodiversidade do município. Cada local foi descrito, mapeado e avaliado quanto ao risco de degradação e seu potencial didático. Com essa avaliação verificou-se que geossítios com alto valor didático se encontram próximos à área urbana e já vêm sendo utilizados por professores da Educação Básica. Importantes geossítios que se enquadram em alto risco de degradação necessitam de medidas urgentes para efetiva proteção. Foram elaborados dois materiais didáticos, um mapa geodidático do município e um estojo com um conjunto de amostras de rochas e réplicas de fósseis, que podem ser utilizados na educação formal, com objetivo de aproximar e sensibilizar os alunos sobre a geodiversidade local. Espera-se que este trabalho possa subsidiar ações futuras para o ensino da geodiversidade de Jaguariaíva.
Abstract: The municipality of Jaguariaíva, Paraná state, South of Brazil, lay partly on the Second Plateau of Paraná, in the Campos Gerais phytogeographic domain, and partly on the First Plateau of Paraná, with the Devonian Escarpment as a remarkable topographic boundary. This context between two large geological-geomorphological domains of the state, located on the eastern edge of the Paraná Sedimentary Basin and on the rocks of the Paranaense Shield, leads to a special geodiversity. Geodiversity is the source of different raw materials and, mainly, a way to access the history about planet Earth. Constraints in the replication of knowledge and the lack of understanding of its importance makes it at risk due to a range of high-impact human activities. This work deals with a sequential application of two stages of geoconservation in Jaguariaíva, the inventory and quantification of the local geological heritage of exceptional didactic value, as a support for Earth Science teaching and geoconservation initiatives. These steps resulted in 30 (thirty) representative geosites of the municipality geodiversity. Each geosite was described, mapped and evaluated regarding the risk of degradation and its didactic potential. With this evaluation, it was found that geosites with high didactic value are close to the urban area and are already being used by teachers of Basic Education. Important geosites that are at high risk of degradation need urgent measures for effective protection. Two teaching materials were prepared, a geodidactic map of the municipality and a kit with a set of rock samples and fossil casts, which can be used in formal education, aiming to bring both the students close and sensible with the local geodiversity. It is hoped that this work can support future actions for the teaching of geodiversity in Jaguariaíva.
Keywords: geopatrimônio
geoeducação
geoconservação
geoheritage
geoducation
geoconservation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Geociências
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Gestão do Território
Citation: DINIZ, Emilyn. Patrimônio Geológico de Jaguariaíva/PR: potencial didático para o ensino da geodiversidade. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão de Território) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3812
Issue Date: 28-Sep-2022
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