Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3818
metadata.dc.type: Tese
Title: A revista O ENSINO (1920-1924): a instrução pública do Paraná nos ideais de César Prieto Martinez
metadata.dc.creator: Palhano, Isabel Castilho
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento, Maria Isabel Moura
metadata.dc.contributor.referee1: Assane, Adelino Inacio
metadata.dc.contributor.referee2: Juliasse, Arlindo Corné lio Ntunduatha
metadata.dc.contributor.referee3: Darcoleto, Carina Alves da Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Oliveira, Rita de Cássia da Silva
metadata.dc.description.resumo: Esta tese apresenta um estudo acerca da educação paranaense no início do século XX, a pesquisa propõe fazer uma investigação por meio da imprensa pedagógica dos ideais do Inspetor Geral de Ensino César Prieto Martinez, para isso, assume-se como fonte primária os textos impressos da revista O ENSINO, exemplares de 1922, 1923 e 1924. No objetivo de analisar os ideais ideológico/pedagógicos de César Prieto Martinez na revista O ENSINO. Investigação esta, assume-se como embasamento teórico-metodológico o Materialismo Histórico Dialético, para a compreensão e aprofundamento do objeto desta pesquisa, ou seja, dos ideais de César Prieto Martinez na revista O ENSINO para a instrução pública no Paraná nos anos de 1920 a 1924. Neste aprofundamento dos conceitos na pesquisa teórica no contexto que expressava o discurso da modernização econômica do Paraná, bem como, da nação brasileira, modernização, esta, que se atribui uma função primordial para a educação, da qual dava-se a responsabilidade a superação do atraso econômico. Esta pesquisa se realiza com os seguintes procedimentos metodológicos: primeiro fez-se o Estado do conhecimento, a busca e seleção em banco de dissertações e teses como subsídio das discussões, com isso, estabelecendo um diálogo com que já estava produzido enquanto conhecimento científico da temática pesquisada. Segundo realizou-se o levantamento dos impressos entre 1920 a 1924 considerando a “contradição, mediação e totalidade”, fase que buscou bibliografias de Martinez. Por fim buscou-se autores liberais, que fundamentaram os textos originais escritos por César Prieto Martinez que demonstrou a incorporação dos princípios liberais na instrução pública. A escrita da tese constitui-se em três capítulos: no primeiro capítulo explicitou as ações da modernização na Primeira República no Paraná na atuação do Inspetor Geral do Ensino César Prieto Martinez entre os anos de 1920 a 1924; no segundo capítulo analisou-se o ideal e fundamento ideológico de César Prieto Martinez nos impressos da revista O ENSINO; por fim no último capítulo, buscou-se os ideais pedagógicos que fundamentaram a proposta educacional de César Prieto Martinez publicadas na revista O ENSINO nos anos de 1920 a 1924. César Prieto Martinez na função de Inspetor Geral de Ensino reformou a instrução pública paranaense, usando o impresso pedagógico, a revista O ENSINO, como veículo ideológico que materializou seus ideais. Interligando-os numa teia de demandas da formação educacional para o capitalismo, tais reformas serviram a organização econômica em sintonia mundial. Os resultados deste estudo permitiram concluir que a educação no Paraná no início da década de 1920, foi conduzida pelas ações liberais presente na revista O ENSINO, na finalidade de moldar o homem para mão de obra, condicionada a fins úteis e imediatos para a exploração do trabalho. Acentuando o antagonismo entre povos ditos superiores e inferiores, no caso, entre brancos e negros, acirrando a divisão de classes, gerando acumulo de riqueza e consequentemente o empobrecimento dos trabalhadores, que os colocou em condições desumanas de miséria, agravando a exclusão social, realidade que marcou o início do século XX.
Abstract: This thesis presents a study about the “paranaense” education in the beginning of the 20th century. The search aims to do an investigation through the pedagogical press from the ideals of General Inspector of Education César Prieto Martinez. For that, assumes itself as primary source the printed texts from magazine “O ENSINO”, copies from 1922, 1923 e 1924. On goal to analyze the ideological/pedagogical ideals from César Prieto Martinez in the magazine O ENSINO. Investigation that assumes itself as foundation theoretical-methodological the Historical Dialectical Materialism, to the comprehension and deepening of object this search, in the other words, the ideals of César Prieto Martinez in the magazine O ENSINO to the public instruction in Parana in the years of 1920 to 1924. In this deepening of concepts in theorical search in context that expressed discourse of economic modernization of Parana, as well as, the Brazilian nation, modernization, that attributes a primeval function to the education, which gave itself the responsibility, the overcoming of economic delay. This search takes place with the following methodological procedures: First it made the State of knowledge, the search and selection in dissertation bank and thesis as subsidy of discuss, so, stablishing a dialogue as it was produced while scientific knowledge of mathematic searched. According realized itself the survey of printed amid 1920 to 1924considering the “contradiction, mediation and totality”, phase that sought bibliographies of Martinez. Finally sought liberal authors, who based the originals texts written by César Prieto Martinez who demonstrated the incorporation of liberal principles in public instructions. The writing of thesis constitute itself in three chapters: in the first chapter explained the actions of modernization at First Republic in Parana in performance of General Inspector of study César Prieto Martinez between the years 1920 to 1924; in the second chapter, analyzed the ideal and ideological foundation of César Prieto Martinez in the printed of magazines O ENSINO; at last in the last chapter, sought the pedagogical ideals that founded the educational proposal of César Prieto Martinez published in the magazine O ENSINO in the years of 1920 to 1924. César Prieto Martinez in function of General Inspector of Education reformulated the publicinstruction “paranaense”, using the printed pedagogical, the magazine O ENSINO, as object ideological that materialized their ideals. Interconnect themselves in a set of demands of educational background to the capitalism, these reforms worked to the economic organization in worldwide tuning. The results of this study allowed conclude that the education in Parana in the early of 1920, was conducted by liberal actions present in the magazine O ENSINO, on purpose to mold the man to the labor, conditioned to useful purposes and immediate to the exploration of work. Emphasizing the antagonism among people said superior and inferior, in case, among white and black, inciting the division of classes, generating accumulation of wealth and consequently the impoverishment of workers, that put themselves in inhuman condition of misery, aggravating the social exclusion, reality that marked the beginning of 20th. century.
Keywords: Educação
imprensa
César Prieto Martinez
Revista O ENSINO
Ideologia
Education
Press
César Prieto Martinez
Magazine “O ENSINO”
ideology
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: PALHANO, I. C. A revista O ENSINO (1920-1924): a instrução pública do Paraná nos ideais de César Prieto Martinez. 2023. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3818
Issue Date: 26-Nov-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isabel Castilho Palhano.pdfarquivo em pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons