Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3823
metadata.dc.type: Tese
Title: Representações Sociais de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física sobre Esporte
metadata.dc.creator: Paula, Érica Fernanda de
metadata.dc.contributor.advisor1: Alfredo Cesar Antunes, Alfredo Cesar Antunes
metadata.dc.contributor.referee1: Triani, Felipe da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Laat, Erivelton Fontana de
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira Júnior, Constantino Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee4: Carmo, Gonçalo Cassins Moreira do
metadata.dc.description.resumo: O presente texto teve por objetivo analisar as representações sociais de acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física sobre esporte, e foi estruturado em seis capítulos. No primeiro é apresentada uma revisão integrativa sobre representações sociais e esporte, composta por 30 artigos. No segundo, as estratégias metodológicas utilizadas. No terceiro capítulo, desenvolvemos um estudo piloto, buscando uma aproximação inicial com o objeto de pesquisa (esporte) e os sujeitos (acadêmicos de Licenciatura em Educação Física). O estudo foi realizado em uma fase inicial e contou com uma amostra reduzida, de 52 acadêmicos. Porém, alguns resultados foram semelhantes aos resultados encontrados posteriormente, na fase de aprofundamento. Após a finalização do estudo piloto, realizamos uma nova coleta de dados, que deu origem aos capítulos quatro, cinco e seis, contando com a participação de 134 acadêmicos. O capítulo quatro permitiu conhecer melhor os acadêmicos, suas motivações para a prática esportiva, ou os motivos pelos quais não a praticam. No capítulo cinco, analisamos a estrutura organizacional da representação social sobre esporte. Identificamos que, indiferente do ano de graduação e do fato de ser ou não praticante de esportes, o termo “saúde” foi o componente mais estável no núcleo central, bem como “competição” e “futebol” na 1a periferia. Por fim, no capítulo seis, analisamos a definição de esporte dos acadêmicos e identificamos dois subcorpos principais. Além disso, foi possível perceber o movimento influenciado pela graduação, que inicia com definições mais amplas e flexíveis e segue em direção a definições mais criteriosas e rígidas. O presente estudo partiu da hipótese de que a imagem objetivada que os acadêmicos têm sobre esporte é a mesma, mas a informação que possuem sobre o objeto está ancorada em diferentes elementos, sendo o tempo de graduação mais influente do que o fato de praticar ou não esportes. Concluímos que a hipótese foi confirmada.
Abstract: This study aimed to analyze the social representations of sport by students in the physical education teaching undergraduate course and was organized in six chapters. The first presents an integrative review of social representations and sports, comprising thirty articles. The methodological strategies employed appear in the second chapter. A pilot study was developed in the third chapter, seeking an initial approximation to the research object (sports) and the subjects (physical education teaching undergraduate students). The initial phase of the study was developed and a reduced sample was analyzed, that is, 52 participants. However, some results were similar to those found later on, in the deepening phase. After finishing the pilot study, we carried out a new data collection, which originated chapters five and six. This phase included 134 students. Chapter four enabled us to know the students better, their motivations for the sports practice, and the reasons why they did not do sports. In chapter five, we analyzed the organizational structure of the social representation of sports. We identified that regardless of the year of study and the fact that the student did sports or not, the term “health” was the most stable component of the central core, while “competition” and “football” were consistent in the first periphery. Finally, chapter six analyzed the students’ definitions of sports and identified two main sub-bodies. In addition, we could notice the movement influenced by the years of study and closeness to graduation that starts with broader and flexible definitions and follows toward more accurate and rigid definitions. This study started from the hypothesis that the objectified image that students have of sport is the same, but the information they have about it is anchored in several elements, and the years of study in the undergraduate course are more influential than the fact that they do sports or not. We concluded that our hypothesis was confirmed.
Keywords: Representação social
Esporte
Educação física - licenciatura
Formação docente
Social representation
Sport
Physical education teaching course
Teacher training
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: PAULA, Érica Fernanda de. Representações Sociais de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física sobre Esporte. 2023. Tese (Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3823
Issue Date: 3-Feb-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Érica Fernanda de Paula.pdftese completa em pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons