Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3839
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Imprensa e Educação: um estudo histórico da educação na sociedade paranaense através da Revista Clube Curitibano no final do século XIX e início do século XX (1890-1912)
metadata.dc.creator: Garcia, Regiane Hartmann
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento, Maria Isabel Moura
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Marco Antônio de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Juliasse, Arlindo Cornélio Ntunduatha
metadata.dc.contributor.referee3: Chaua, Roberto da Costa Joaquim
metadata.dc.contributor.referee4: Darcoleto, Carina Alves da Silva
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa apresenta um estudo histórico dos movimentos sociais, políticos e culturais, vividos no Brasil, mais especificamente, em Curitiba, articulados pela imprensa, através do ideário republicano presente na passagem do século XIX para o século XX, na Revista Clube Curitibano, durante o período de (1890-1912) representado pelos discursos dos intelectuais colaboradores da revista, os quais, eram representantes da elite letrada da época na capital paranaense e responsáveis por disseminar suas ideias contribuindo para a formação da sociedade curitibana. Logo, esse estudo tem como objetivo, analisar a evolução do pensamento educacional paranaense materializado através desses discursos disseminados na revista e identificar os princípios ideológicos que fundamentavam a proposta da instrução pública e a educação no Paraná. Para isso, adotamos como método, a postura epistemológica do materialismo histórico, respaldado pelos escritos de Karl Marx e Friedrich Engels, através das categorias de contradição, totalidade e ideologia. Para a realização da pesquisa, que é de cunho documental e bibliográfico, realizamos o estado do conhecimento, que se deu de forma a dar continuidade as pesquisas relacionadas as temáticas centrais da nossa pesquisa: imprensa, Clube Curitibano, ideologia, intelectuais, história da educação, já que estamos falando em uma área de conhecimento dinâmica, e de forma contínua, com o objetivo de mapear e de integrar os trabalhos realizados nessa área do conhecimento. Nosso recorte temporal, parte dos impressos de 1890 a 1912, correspondente às publicações da Revista Clube Curitibano. Após 1912, essa revista sofreu uma pausa, voltando a circular em 1932. Obtivemos também, com a bibliotecária do Clube e com a historiadora do Projeto Memória da Sede Concórdia do Clube Curitibano, o histórico de fundação do Clube, algumas notícias sobre ele, dentro do nosso recorte temporal e pelo Jornal O Dezenove de Dezembro, e alguns exemplares de edições comemorativas da revista (1932, 1950, 1962, 1985 e 1996), que trazem um resgate da história da agremiação e da revista. Juntamente, com a leitura e o fichamento de todas as edições da Revista Clube Curitibano, procurando mapear as principais temáticas publicadas e os dados sobre os editores e autores no contexto da revista e da educação. Posteriormente, buscamos em outras fontes informações que nos ajudaram a analisar as ideias e sua relação com interior da conjuntura econômica, política e cultural do Brasil.
Abstract: The present research presents a historical study of the social, political and cultural movements, lived in Brazil, more specifically, in Curitiba, articulated by the press, through the republican ideals present in the passage of the 19th century to the 20th century, in the Revista Clube Curitibano , during the period (1890-1912) represented by the discourses of the intellectual collaborators of the magazine, who were representatives of the literate elite of the time in the capital of Paraná and responsible for disseminating their ideas, contributing to the formation of Curitiban society. Therefore, this study aims to analyze the evolution of Paraná's educational thinking materialized through these discourses disseminated in the magazine and to identify the ideological principles that underlie the proposal of public instruction and education in Paraná. For this, we adopted as a method, the epistemological posture of historical materialism, supported by the writings of Karl Marx and Friedrich Engels, through the categories of contradiction, totality and ideology. To carry out the research, which is documentary and bibliographic in nature, we carried out the state of knowledge, which took place in order to continue the research related to the central themes of our research: press, Clube Curitibano, ideology, intellectuals, history of education, since we are talking about a dynamic and continuous area of knowledge, with the objective of mapping and integrating the works carried out in this area of knowledge. Our time frame, part of the prints from 1890 to 1912, corresponds to the publications of “Revista Clube Curitibano”. After 1912, this magazine took a break, returning to circulation in 1932 We also obtained, from the Club's librarian and from the historian of the Project Memória da Sede Concórdia do Clube Curitibano, the history of the foundation of the Club, some news about it, within the our time frame and by Jornal O Dezenove de Novembro, and some copies of commemorative editions of the magazine (1932, 1950, 1962, 1985 and 1996), which bring a rescue of the history of the association and the magazine. Together with the reading and filing of all editions of the “Revista Clube Curitibano”, trying to map the main published themes and data about the editors and authors in the context of the Magazine and education. Subsequently, we sought information from other sources that helped us to analyze the ideas and their relationship with the interior of the economic, political and cultural situation in Brazil.
Keywords: Revista Clube Curitibano
Ideário Republicano
Imprensa – Paraná
Educação – Paraná
Clube Curitibano Magazine
Republican Ideas
Paraná press
Paraná education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: GARCIA, Regiane Hartmann. Imprensa e Educação: um estudo histórico da educação na sociedade paranaense através da Revista Clube Curitibano no final do século XIX e início do século XX (1890-1912). 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3839
Issue Date: 21-Dec-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Regiane Hartmann Garcia.pdfDissertação completa em PDF3.76 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons