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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A Terceira Via à moda da casa: a cobertura do Drops/Estadão nas Eleições de 2022
metadata.dc.creator: Ferreira, Petronilio Filipe Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Ivan Elizeu Bomfim
metadata.dc.contributor.referee1: López García, Xosé
metadata.dc.contributor.referee2: Gadini, Sérgio Luiz
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a cobertura das eleições gerais de 2022 pelo jornal Drops, a publicação digital de O Estado de São Paulo no Instagram Stories. O veículo foi escolhido por pertencer ao Grupo Estado, dono de um dos jornais de maior prestígio no cenário político e econômico nacional e internacional e pela linguagem simples e acessível a todos os seguidores na plataforma do grupo Meta. Durante a pesquisa começamos a discutir os processos de transformação que o mundo digital sofreu nos últimos 70 anos e como isso impactou na forma de produzir, transmitir e consumir a notícia. Compreendemos que o jornalismo passa por diversas transformações estéticas, físicas e sociais que vem impactando diretamente no consumo e na produção da notícia no Brasil e no Mundo. Assim, Drops se apresenta como uma evolução natural do jornalismo, na tentativa de conquistar novos públicos e consumidores, onde o tempo é o bem mais precioso. A modernidade transformou a forma de viver e a tecnologia modificou a forma de consumir, obrigando o jornalista a se adaptar. Com textos mais curtos, a notícia deve ser ainda mais chamativa e prender o leitor. Diante à máxima convergência das plataformas, o uso de vídeos, imagens, textos, gifs e emojis permitem que a mensagem seja captada de forma mais rápida e clara em poucos segundos. Analisar como essas modificações atuam no jornalismo político é importante fator para a compreensão da cobertura do pleito geral, tanto em 2022 quanto nas próximas coberturas. Nos voltamos para a história de O Estado de São Paulo para compreender como o grupo atua e atuou no processo político do país durante o período republicano brasileiro. Podemos identificar diversas manifestações e usos do jornalismo para influenciar cenários que pareciam desfavoráveis aos donos do jornal. O Drops chega ao pleito como um importante vetor de consumidores mais jovens na produção noticiosa da publicação paulista. Durante 47 dias catalogamos as matérias relacionadas aos quatro candidatos melhores posicionados nas pesquisas de intenção de voto para presidente da República: Jair Bolsonaro (PL), Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT). Para a análise decidimos utilizar duas perspectivas metodológicas. Em um primeiro momento, realizamos um levantamento quantitativo de matérias publicadas sobre os quatro candidatos. O objetivo era compreender o que estava sendo falado de maneira geral no Drops. Em um segundo momento, utilizamos Análise do Discurso para compreender quais os sentidos mobilizados pela publicação sobre a candidata emedebista. Ela foi escolhida com base na autodeclaração do jornal em apoio a terceira via, materializada na candidata. A partir da análise foi possível identificar uma subversão ao conceito de terceira via, bem como na imagem produzida sobre Simone Tebet. Escondeu-se a origem da candidata Simone Tebet, aliando-a a um projeto nacional que poderia ser capaz de salvar o país. Isso pode ser justificado numa tentativa clara de construir uma nova personalidade da direita brasileira que seja capaz de absorver eleitores inconformados com a política e os políticos brasileiros. Simone deixou de ser mãe e mulher para ser uma gestora do futuro. A unificação entre as metodologias de Análise do Conteúdo e a Análise de Discurso foi importante para a comparação entre aquilo que é facilmente observável e o que estava escondido dentro da mensagem do Drops. Quantificar possibilitou uma análise mais generalista sobre o assunto, compreendendo como, quais os impactos diretos que a cobertura do jornal nos stories pode trazer a sociedade. A análise qualitativa permitiu um olhar mais profundo sobre a mensagem que estava sendo transmitida para os seguidores do perfil @estadao.
Abstract: This work aims to analyze the coverage of the 2022 general elections by the newspaper Drops, the digital publication of O Estado de São Paulo on Instagram Stories. The vehicle was chosen because it belongs to Grupo Estado, owner of one of the most prestigious newspapers in the national and international political and economic scenario, and because of its simple and accessible language for all followers on the Meta group platform. During the research, we began to discuss the transformation processes that the digital world has undergone in the last 70 years and how this has impacted the way of producing, transmitting and consuming news. We understand that journalism is going through several aesthetic, physical and social transformations that have had a direct impact on the consumption and production of news in Brazil and in the world. Thus, Drops presents itself as a natural evolution of journalism, in an attempt to conquer new audiences and consumers, where time is the most precious asset. Modernity has transformed the way of living and technology has changed the way of consuming, forcing journalists to adapt. With shorter texts, the news must be even more striking and hold the reader. Given the maximum convergence of platforms, the use of videos, images, texts, gifs and emojis allow the message to be captured more quickly and clearly in a few seconds. Analyzing how these changes act in political journalism is an important factor for understanding the coverage of the general election, both in 2022 or in other coverages. We turn to the history of O Estado de São Paulo to understand how the group acts and acted in the country's political process during the Brazilian republican period. We can identify several manifestations and uses of journalism to influence scenarios that seemed unfavorable to the newspaper's owners. Drops comes to the election as an important vector of younger consumers in the São Paulo publication's news production. For 47 days we cataloged the articles related to the four best positioned candidates in polls of voting intentions for President of the Republic: Jair Bolsonaro (PL), Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) and Ciro Gomes (PDT). For the analysis we decided to use two methodological perspectives. At first, we carried out a quantitative survey of published articles about the four candidates. The goal was to understand what was generally being talked about at Drops. In a second moment, we used Discourse Analysis to understand the meanings mobilized by the publication about the emedebista candidate. She was chosen based on the newspaper's self-declaration in support of the third way, materialized in the candidate. From the analysis it was possible to identify a subversion of the concept of third way, as well as in the image produced about Simone Tebet. The origin of the candidate Simone Tebet was hidden, allying her to a national project that could be able to save the country. This can be justified in a clear attempt to build a new personality on the Brazilian right that is capable of absorbing voters who disagree with Brazilian politics and politicians. Simone stopped being a mother and a woman to be a manager of the future. The unification between the Content Analysis and Discourse Analysis methodologies was important for the comparison between what is easily observable and what was hidden within the Drops message. Quantifying enabled a more general analysis on the subject, understanding how, what are the direct impacts that newspaper coverage in stories can bring to society. The qualitative analysis allowed a deeper look into the message that was being conveyed to the followers of the @estadao profile.
Keywords: Eleições 2022
Drops
Estadão
Stories
Jornalismo transitório
2022 elections
Drops
Estadão
Stories
Transitory journalism
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Jornalismo
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Jornalismo
Citation: FERREIRA, Petronilio Filipe Costa. A Terceira Via à moda da casa: a cobertura do Drops/Estadão nas Eleições de 2022. 2023. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3851
Issue Date: 3-Feb-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Jornalismo

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