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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Reflexões e Práticas Estudantis na Extensão em Letras na UEPG: possibilidades para a curricularização
metadata.dc.creator: Patricio, Clara do Prado
metadata.dc.contributor.advisor1: Couto, Ligia Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Deus, Sandra Fatima Batista de
metadata.dc.contributor.referee2: Braga, Lucimar Araujo
metadata.dc.description.resumo: Nesta dissertação, investigo e busco compreender o cenário extensionista dos cursos de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para, a partir disso, apresentar contribuições para a discussão sobre a curricularização da extensão nesse contexto, atendendo à Resolução CNE/CES n. 7, de 2018. Constitui-se de um estudo de caso, sustentado em trajetórias metodológicas que têm dimensões teóricas, com a revisão bibliográfica e documental, que perpassa a constituição da universidade e extensão no Brasil, bem como o reflexo da colonialidade nesse estabelecimento e nos processos de validação de saberes. Essa reflexão encaminha os procedimentos adotados na etapas de coleta, análise de dados e síntese, organizadas pela sistematização de experiência (HOLLIDAY, 2006), que contemplam cinco eixos: concepção da extensão; acesso e informação sobre extensão universitária; referências de extensão universitária nos cursos de Letras e na UEPG; disciplinas de Práticas articuladoras e a extensão universitária; e conhecimento da curricularização da extensão universitária. Com isso, as respostas compuseram um corpo de informações que demonstram que, ao longo do curso, estudantes de Letras convivem com o estranhamento, na mesma medida em que desenvolvem uma aproximação crescente com práticas extensionistas, sem que a participação alcance a totalidade de alunas e alunos em nenhum momento, o que contrapõe a expectativa documental (UEPG, 2015), dada a presença das disciplinas de Práticas articuladoras desde sua última reformulação curricular, em 2015, que prevê o ensino, pesquisa e extensão. Além disso, há heterogeneidade nas respostas referentes à concepção e ao papel da extensão universitária, presentes no conteúdo trazido por primeiro e último anistas, o que demonstra uma lacuna na compreensão sobre o que é extensão, qual(is) perspectiva(s) de extensão se adota, o que se considera extensão e quem faz extensão, por parte de discentes, docentes, agentes e comunidade universitária. Associa-se a isso a ausência de divulgação consistente dos projetos e programas de extensão de Letras e da UEPG, ao longo do ano e em espaços e conversas formais e informais. O desenho desse cenário extensionista indica que uma parte significativa do caminho para a curricularização da extensão nos cursos de Letras da UEPG já foi traçada, entretanto, há impasses institucionais e das identidades discentes e docentes identificados que precisam ser discutidos interna e externamente para que, ao atender a Resolução CNE/CES n. 7, de 2018, atenda-se também aos documentos do curso, da universidade, e dos órgãos competentes, que apresentam diretrizes para a prática extensionista, sim; mas contemplem, além disso, uma perspectiva crítica alinhada às demandas sociais, com propostas dialógicas, contínuas, socialmente relevantes, que articulem o ensino, pesquisa e extensão e que fortalecem a relação recíproca entre universidade e sociedade.
Abstract: In this dissertation, I investigate and seek to understand the Language and Literature (Letras) courses of the State University of Ponta Grossa (UEPG) extensionist scenario, so that I can present contributions to the discussion about the university extension curricularization, attending the CNE/CES Resolution #7, of 2018. It consists of a case study, supported by theoretical dimensions, with the literature and document review, which goes through the constitution of the university and extension in Brazil, as well as the reflection of coloniality in this establishment and in the processes of knowledge validation. This reflection guides the procedures adopted in the stages of data collection, data analysis and synthesis, organized by the systematization of experience (HOLLIDAY, 2006), based on five axes: conception of extension; access and information about university extension; references of university extension in the Letras courses and at UEPG; disciplines of articulated practice and university extension; and knowledge of university extension curricularization. With that, the answers composed a body of information that shows that, throughout the course, students of Letras live with strangeness to the same extent that they develop a growing approximation with extensionist practices, without the participation reaching the totality of students at any time, which contradicts the documental expectation (UEPG, 2015), given the presence of the articulated practice disciplines since its last curricular reformulation in 2015, which should cover teaching, research and extension. Furthermore, there is heterogeneity in the answers regarding the conception and role of university extension, present in the content brought by first and last year students, which demonstrates a gap in understanding about what extension is, which extension perspective(s) is(are) adopted, what is considered extension and who does extension, by students, teachers, agents and the university community. Associated to this is the lack of consistent disclosure of extension projects and programs of Letras and of UEPG, throughout the year, in formal and informal spaces and conversations. The design of this extensionist scenario indicates that a significant part of the path for the curricularization of extension in the Letras courses at UEPG has already been traced, however, there are impasses both from the institutional structure and regarding student and faculty identities identified that need to be discussed internally and externally so that, in meeting CNE/CES Resolution #7, of 2018, it also meets the documents of the course, the university, and the competent bodies, which present guidelines for extensionist practice, yes; but contemplate, in addition, a critical perspective aligned to social demands, with dialogic, continuous, socially relevant proposals that articulate teaching, research and extension and strengthen the reciprocal relationship between university and society.
Keywords: Extensão Universitária
Curricularização da Extensão
Letras
University Extension
Extension Curricularization
Language
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: PATRICIO, Clara do Prado. Reflexões e Práticas Estudantis na Extensão em Letras na UEPG: possibilidades para a curricularização. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3859
Issue Date: 21-Mar-2023
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