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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Limites e possibilidades da gestão escolar democrática em escolas públicas municipais de Ponta Grossa/PR
metadata.dc.creator: Gonçalves, Lisiane Kruppa
metadata.dc.contributor.advisor1: Flach, Simone de Fátima
metadata.dc.contributor.referee1: Darcoleto, Carina Alves da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Scortegagna, Paola Andressa
metadata.dc.contributor.referee3: Schneckenberg, Marisa
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa está embasada nas percepções sobre a gestão democrática e suas implicações no trabalho do gestor escolar no município de Ponta Grossa. As reflexões sobre gestão democrática presentes nesta pesquisa tem por objetivo geral analisar a forma com que a gestão democrática norteia as ações nas Escolas Municipais de Ponta Grossa. E mais especificamente entender como o princípio da gestão democrática se efetiva no interior das unidades escolares; conhecer as práticas de gestão democrática que ocorrem em escolas municipais, relatadas por gestores e membros da comunidade; compreender a legislação que embasa a gestão democrática no município de Ponta Grossa. Buscamos a compreensão sobre a gestão diante da seguinte problemática: como os gestores escolares entendem o princípio da gestão democrática nas escolas públicas? Quais as estratégias mais utilizadas para a efetivação da gestão democrática, segundo os sujeitos da pesquisa? No atual contexto social e político há possibilidades de implementação da gestão democrática em uma perspectiva emancipatória? O referencial teórico que fundamenta esta pesquisa é o Materialismo Histórico e Dialético, por permitir a compreensão da realidade acerca dos limites e possibilidades da Gestão Escolar Democrática nas Escolas Públicas Municipais de Ponta Grossa. No primeiro capítulo são apresentadas discussões acerca da gestão e da gestão democrática na educação e na escola; no segundo capítulo são apresentados os caminhos percorridos para a realização da investigação, quais seja, levantamento bibliográfico, para aprofundamento do objeto de estudo e identificação de possíveis lacunas em pesquisas já concluídas, além de breve discussão sobre o referencial epistemológico que dá sustentação às análises a serem realizadas; no terceiro capítulo são apresentados os pressupostos éticos para a realização da pesquisa e a análise dos dados obtidos em cinco escolas municipais, conforme autorização do poder público. Como resultados, apresentam-se alguns limites para o exercício da democracia nas instituições escolares de Ponta Grossa, seja pela falta de autonomia, ou pela necessidade de uma formação mais aprofundada; bem como possibilidade de atuação do gestor para o exercício democrático de sua função, por meio de práticas relatadas por gestores, e que favorecem o exercício democrático do gerir.
Abstract: This research is based on perceptions about democratic management and its implications on the work of school managers in the municipality of Ponta Grossa. The reflections on democratic management present in this research have the general objective of analyzing the way in which democratic management guides actions in the Municipal Schools of Ponta Grossa. And more specifically to understand how the principle of democratic management is effective within the school units; to know the democratic management practices that occur in municipal schools, reported by managers and community members; understand the legislation that supports democratic management in the municipality of Ponta Grossa. We seek to understand management in the face of the following problem: how do school managers understand the principle of democratic management in public schools? What are the most used strategies for the effectiveness of democratic management, according to the research subjects? In the current social and political context, are there possibilities for implementing democratic management in an emancipatory perspective? The theoretical reference that underlies this research is the Historical and Dialectical Materialism, for allowing the understanding of the reality about the limits and possibilities of the Democratic School Management in the Municipal Public Schools of Ponta Grossa. In the first chapter, discussions are presented about management and democratic management in education and at school; in the second chapter, the paths taken to carry out the investigation are presented, that is, a bibliographical survey, to deepen the object of study and identify possible gaps in already completed research, in addition to a brief discussion on the epistemological framework that supports the analyzes to be carried out; in the third chapter, the ethical assumptions for carrying out the research and the analysis of the data obtained in five municipal schools, as authorized by the public authorities, are presented. As a result, there are some limits to the exercise of democracy in schools in Ponta Grossa, whether due to the lack of autonomy or the need for more in-depth training; as well as the possibility of the manager acting for the democratic exercise of his function, through practices reported by managers, and that favor the democratic exercise of management.
Keywords: Gestão escolar
Gestão democrática
Escola pública
Qualidade da educação
School management
Democratic management
Public school
Quality of education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: GONÇALVES, Lisiane Kruppa. Limites e possibilidades da gestão escolar democrática em escolas públicas municipais de Ponta Grossa/PR. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3884
Issue Date: 23-Feb-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

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