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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O poder da representatividade: os livros didáticos de História e as lutas femininas
metadata.dc.creator: Pedroso, Ana Rubia
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Angela Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Schactae, Andréa Mazurok
metadata.dc.contributor.referee2: França, Cyntia Simioni
metadata.dc.description.resumo: Uma das preocupações centrais que movem a presente pesquisa é a inquietante desarmonia entre as renovações historiográficas produzidas nas últimas décadas nos meios acadêmicos e o persistente papel coadjuvante que é atribuído à história das mulheres nos livros didáticos de História. Para constatar tal circunstância, fez-se uso da teoria das Representações Sociais, amparadas essas nos estudos de Serge Moscovici e nas discussões sobre a História das mulheres/gênero nas obras de Joan Scott. No aspecto metodológico, fez-se uso da análise de conteúdo através do aporte teórico de Laurence Bardin, com enfoque em análises quanti-qualitativas. Na perspectiva quantitativa focou-se no número total de imagens inseridas nesses materiais e através da frequência dessas, construiu-se análises comparativas e problematizações sobre o protagonismos atribuídos a homens e mulheres nos materiais didáticos. No viés qualitativo foram considerados os capítulos/textos que discutiram sobre as lutas das mulheres no transcorrer do século XX com enfoque na História global, levando-se em consideração conteúdos referentes à História Contemporânea, ou seja, livros da 8a série e 9o ano, respectivamente. As fontes históricas selecionadas foram livros didáticos circulantes em espaços escolares nos anos de 2002 e 2020. O critério de escolha das coleções analisadas se deu através daquelas com expressiva circulação nos meios escolares, sendo isso constatado através da compra de exemplares de cada coleção pelo (FNDE) e a disponibilidade desses para a execução da presente pesquisa. Constatou-se com a análise dos dados um aumento do numero de imagens femininas nos livros didáticos de uma década para outra, assim como de conteúdos sobre a história das mulheres, porém muito aquém das inovações historiográficas dos últimos anos.
Abstract: One of the central concerns that drive this research is the disturbing disharmony between the historiographical renovations produced in recent decades in academic circles and the persistent supporting role that is attributed to women's history in history textbooks. To verify this circumstance, the theory of Social Representations was used, supported by the studies of Serge Moscovici and in the discussions about the History of women/gender in the works of Joan Scott. In the methodological aspect, content analysis was used through the theoretical contribution of Laurence Bardin, focusing on quantitative and qualitative analyses. In the quantitative perspective, it focused on the total number of images inserted in these materials and through their frequency, comparative analyzes and problematizations were built on the roles attributed to men and women in the didactic materials. In terms of quality, the chapters/texts that discussed women's struggles throughout the 20th century with a focus on global history were considered, taking into account content related to Contemporary History, that is, 8th grade and 9th grade books, respectively. . The selected historical sources were textbooks circulating in school spaces in the years 2002 and 2020. The criterion for choosing the collections analyzed was through those with significant circulation in school environments, which was verified through the purchase of copies of each collection by the (FNDE ) and their availability for carrying out this research. Data analysis showed an increase in the number of female images in textbooks from one decade to another, as well as content on women's history, but far below the historiographical innovations of recent years.
Keywords: História das mulheres
Ensino de História
Livros didáticos e Representações Sociais
Women's History
History Teaching
Textbooks and Social Representations
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História
Citation: PEDROSO, Ana Rubia. O poder da representatividade: os livros didáticos de História e as lutas femininas. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3887
Issue Date: 27-Mar-2023
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