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metadata.dc.type: Tese
Title: Sementes Crioulas “Um Sopro de Vida”: semeando territórios da agrobiodiversidade, partilhando saberes, narrando histórias, em três comunidades rurais tradicionais do Paraná
metadata.dc.creator: Stadler, Cleusi Teresinha Bobato
metadata.dc.contributor.advisor1: Floriani, Nicolas
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Haliski, Antonio Marcio
metadata.dc.contributor.referee1: Fraga, Nilson Cesar
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Zefa Valdivina
metadata.dc.description.resumo: As comunidades tradicionais sejam elas, faxinalenses, quilombolas, caiçaras, através de seus conhecimentos, suas técnicas produtivas e seu modo de vida, têm sido guardiãs de um dos recursos mais importantes para a alimentação: a agrobiodiversidade. Semear territórios da agrobiodiversidade, partilhar saberes, práticas, é buscar a continuidade da geo-história das comunidades, dos simbolismos, da identidade dos sujeitos, e ações em um mesmo espaço, evidenciando as interfaces entre os conceitos de território/territorialidades e as práticas socioculturais patrimoniais. Justifica-se pesquisar os conhecimentos locais, as práticas dos agricultores com a agrobiodiversidade, pois eles podem nos oferecer importantes chaves para superar a crise ecológica e social causada pela modernização da agricultura, e também pela importância dos sistemas agrícolas tradicionais locais com sementes crioulas, pois estes fornecem grande parte dos conhecimentos e saberes para o desenvolvimento dos sistemas alternativos de produção. Em busca de compreender e analisar as transformações espaciais dos agricultores tradicionais, suas práticas, vivências, saberes, as territorialidades tradicionais são originadas por uma rede de sujeitos, através da agrobiodiversidade, valorização do conhecimento camponês, resistência, confiança, afetividade e rede de sementes. O principal objetivo é analisar as transformações para compreender o modo de vida e socialização em forma de comunidade tradicional, uma análise da trajetória, da manutenção do modo de vida das comunidades tradicionais – faxinalenses, quilombolas, caiçaras - onde os fenômenos, agrobiodiversidade, saberes, práticas, memórias, cultivo das sementes se manifestam em um território como (f)atores capazes de produzir efeitos e combinações que impactam diretamente as relações entre indivíduos, coletivos e territórios. As sementes crioulas são tema de uma ecologia de práticas e saberes, e configuram-se como novos sujeitos de direito por permitir a reprodução das identidades patrimoniais. Através das sementes crioulas, é engendrada uma ecologia de saberes e práticas socioterritoriais, possibilitando às comunidades agenciar suas identidades em redes de sujeitos que buscam construir estratégias de reprodução socioterritoriais alternativas ao desenvolvimento rural. Nesse contexto, a formação de um Banco de Sementes Crioulas e duas Casas de Sementes, representa uma nova estratégia na região dos Campos Gerais e Centro-Sul do Paraná para a revalorização da agrobiodiversidade, pois organizam e conectam esforços para a territorialização desses saberes patrimoniais materializados em variedades de milho, arroz, feijão, abóboras, temperos e árvores nativas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi a etnográfica, com uma abordagem qualitativa e uso da observação participante, áudio, registro visual (fotografias), e realização de entrevistas livres e semiestruturadas. Os capítulos retratam os saberes e práticas tradicionais dos agricultores como identidade dos territórios, os significados das sementes dos antepassados, as práticas de trabalho dos agricultores que utilizam cultivares crioulas, conservando e melhorando as sementes, a troca de sementes/saberes entre os sujeitos que vivem, criam e transformam a localidade, estabelecendo-se uma rede geográfica de conexões. Uma apresentação das dimensões socioecológicas, socioeconômica, política e cultural da prática social na conservação das sementes crioulas.
Abstract: Traditional communities, whether from Faxinalenses, Quilombolas, Caiçaras, through their knowledge, their productive techniques and their way of life, have been guardians of one of the most important resources for food: agrobiodiversity. Sowing territories of agrobiodiversity, sharing knowledge, practices, is to seek the continuity of the geo-history of the communities, the symbolisms, the identity of the subjects, and actions in the same space, highlighting the interfaces between the concepts of territory/territorialities and sociocultural practices assets. It is justifiable to research local knowledge, the practices of farmers with agrobiodiversity, as they can offer us important keys to overcome the ecological and social crisis caused by the modernization of agriculture, and also the importance of traditional local agricultural systems with creole seeds, as these provide much of the knowledge and know-how for the development of alternative production systems. Seeking to understand and analyze the spatial transformations of traditional farmers, their practices, experiences, knowledge, traditional territorialities are originated by a network of subjects, through agrobiodiversity, valorization of peasant knowledge, resistance, trust, affection and seed network. The main objective is to analyze the transformations to understand the way of life and socialization in the form of a traditional community, an analysis of the trajectory, of the maintenance of the way of life of the traditional communities - faxinalenses, quilombolas, caiçaras - where the phenomena, agrobiodiversity, knowledge, practices, memories, cultivation of seeds are manifested in a territory as (f)actors capable of producing effects and combinations that directly impact the relationships between individuals, collectives and territories. Creole seeds are the subject of an ecology of practices and knowledge, and are configured as new subjects of law by allowing the reproduction of heritage identities. Through Creole seeds, an ecology of socio-territorial knowledge and practices is engendered, enabling communities to manage their identities in networks of subjects who seek to build socio-territorial reproduction strategies that are alternatives to rural development. In this context, the formation of a Creole Seed Bank and two Seed Houses represents a new strategy in the region of Campos Gerais and Center-South of Paraná for the revaluation of agrobiodiversity, as they organize and connect efforts for the territorialization of this materialized heritage knowledge in varieties of corn, rice, beans, pumpkins, spices and native trees. The methodology used for the development of the research was ethnographic, with a qualitative approach and use of participant observation, audio, visual record (photographs), and conducting free and semi-structured interviews. The chapters portray the traditional knowledge and practices of farmers such as the identity of the territories, the meanings of the ancestors' seeds, the work practices of farmers who use creole cultivars, conserving and improving seeds, the exchange of seeds/knowledge between subjects who live , create and transform the locality, establishing a geographic network of connections. A presentation of the socio-ecological, socio-economic, political and cultural dimensions of social practice in the conservation of creole seeds.
Keywords: Agrobiodiversidade
Guardiões de Sementes Crioulas
Práticas Tradicionais
Território/Territorialidades
Memória
Agrobiodiversity
Guardians of Creole Seeds
Traditional Practices
Territory/Territorialities
Memory
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Geociências
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Doutorado em Geografia
Citation: STADLER, Cleusi Teresinha Bobato. Sementes Crioulas “Um Sopro de Vida”: semeando territórios da agrobiodiversidade, partilhando saberes, narrando histórias, em três comunidades rurais tradicionais do Paraná. 2022. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3888
Issue Date: 30-Nov-2022
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