Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3898
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Antunes, Alfredo Cesar-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Tura, Luiz Fernando Rangel-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Lara, Luiz Fernando-
dc.contributor.referee2Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee3Freitas Junior, Miguel Archanjo de-
dc.contributor.referee3Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee4Oliveira Júnior, Constantino Ribeiro de-
dc.contributor.referee4Latteslattes.cnpq.abrpt_BR
dc.creatorRauski, Eliane de Fátima-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-08T13:56:49Z-
dc.date.available2023-05-08-
dc.date.available2023-05-08T13:56:49Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.identifier.citationRAUSKI, Eliane de Fátima. Representações sociais da equipe de coordenação e docentes sobre o processo de formação profissional no Curso de Administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa no período de 2015 a 2023. Tese (Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3898-
dc.description.abstractThis study aimed to investigate what determines the quality of the professional formation of graduates of the Administration course at the State University of Ponta Grossa, state of Paraná based on the thesis that the quality of the professional training of graduates is not determined by National Curriculum Guidelines by the curricular matrix of the course, but for the representation of these elements by the collegiate team and operationalized by the professors. For the foundation of the study and the theoretical analysis, a structural approach of the Theory of Social Representations, proposed by Abric, was adopted. The study is characterized as qualitative and quantitative and uses the IRAMUTEQ software for data analysis. The thesis demonstrates the construction of the Pedagogical Project of the administration course and analyzes the PPCs in force in the period 2015 to 2023, in order to allow the analysis of the Institution's formal socialization process, based on interviews carried out with the course coordination team represented by the course collegiate and structuring teaching core and teachers and concludes that the Social Representation of the National Curriculum Guidelines as a "Norm" by the coordination team, reduces the participation of this team in the construction process of the PPC, only, with no other action in the sense of operationalization of the project,and that the quality of the course is determined solely by the teaching action, at an institutional level.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo se propôs a investigar o que determina a qualidade da formação profissional dos egressos do Curso de Administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa, estado do Paraná, partindo da tese de que a qualidade da formação profissional dos egressos não é determinada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais ou pela matriz curricular do Curso, mas pela representação destes elementos pela equipe colegiada e operacionalizada pelos docentes. Para a fundamentação do estudo e a análise teórica, foi adotada a abordagem estrutural da Teoria das Representações Sociais, proposta por Jean-Claude Abric. O estudo se caracteriza como qualitativo e quantitativo, e utiliza o software IRAMUTEQ para a análise dos dados. Demonstra-se a construção do Projeto Pedagógico do Curso de Administração e analisam-se os PPCs vigentes no período de 2015 a 2023, de modo a permitir a análise do processo de socialização formal da Instituição, a partir de entrevistas realizadas com a equipe de coordenação do curso, representada pelo Colegiado de curso e Núcleo Docente Estruturante e docentes. Conclui-se que a representação social das Diretrizes Curriculares Nacionais pela equipe de coordenação impacta nas escolhas de estratégias e na qualidade da formação profissional dos egressos, uma vez que concentra a atenção na definição dos aspectos técnicos do PPC e grade curricular, no entanto, a qualidade da formação é atribuída à atuação docente e esta não é priorizada pelo PPC ou por outras ações ao longo do processo de socialização.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2023-05-08T13:56:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Eliane de Fátima Rauski.pdf: 2389976 bytes, checksum: f5766a99418e556b407c4279e18c76f6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-08T13:56:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Eliane de Fátima Rauski.pdf: 2389976 bytes, checksum: f5766a99418e556b407c4279e18c76f6 (MD5) Previous issue date: 2023-04-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSetor de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProjeto Pedagógico de Cursopt_BR
dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectCourse Pedagogical Projectpt_BR
dc.subjectSocial Representationspt_BR
dc.subjectAdministrationpt_BR
dc.subjectProfessional qualificationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleRepresentações sociais da equipe de coordenação e docentes sobre o processo de formação profissional no Curso de Administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa no período de 2015 a 2023pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.instituicao-banca1Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.contributor.instituicao-banca2Universidade Estadual do Centro - Oestept_BR
dc.contributor.instituicao-banca3Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.contributor.instituicao-banca4Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eliane de Fátima Rauski.pdftese completa em pdf2.33 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons