Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3900
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação por professores da sala de recursos multifuncionais durante o período de pandemia
metadata.dc.creator: Martins, Danielle Cristina
metadata.dc.contributor.advisor1: Justus, José Fabiano Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Foltran, Elenice Parise
metadata.dc.contributor.referee2: Aires, João Paulo
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa visou investigar como se desenvolveu o trabalho dos professores que atuaram em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), no ano de 2021, na cidade de Ponta Grossa no que diz respeito ao desenvolvimento do ensino remoto emergencial para os alunos público-alvo da Educação Especial, no período da pandemia causada pelo vírus COVID-19. O objetivo geral desta pesquisa tratou de analisar as questões referentes ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pelos professores das SRM e o seu impacto no processo de ensino e de aprendizagem na Educação Especial. O estudo se desenvolveu por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, envolveu, ainda, estudo bibliográfico e contou com as contribuições do método monográfico ou estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram selecionados utilizando como critério, que tivessem atuado na SRM durante pandemia com o desenvolvimento do ensino remoto emergencial. Os dados obtidos foram coletados por meio de um questionário eletrônico disponibilizado através de link de acesso pelo aplicativo whatsapp e constou de vinte e cinco (25) questões, sendo que destas, treze (13) eram abertas e foram analisadas conforme recorte dos temas repetidos com maior frequência. As respostas obtidas foram analisadas e organizadas em categorias considerando as fases orientadas pela Análise de Conteúdo, divididas em pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Identificou-se que as principais dificuldades que permearam o trabalho destes professores estão relacionadas à falta de conhecimento na área de tecnologias e a falta de habilidades para sua utilização. Considera-se que, diante de tais dificuldades, o professor tem atuado de maneira limitada e imediatista. Nesta perspectiva, foi desenvolvido um produto educacional no formato de E-book, para servir como guia de orientação para os professores que atuam na Educação Especial. Assim, acredita-se na relevância de serem ofertados periodicamente, processos de formação continuada voltados ao uso das tecnologias e propiciar momentos de reflexão que possam colaborar com uma maior compreensão por parte do professor em relação ao seu papel na escola.
Abstract: This research investigated how teachers acting in the Multifunctional Resource Room (MRS) worked in the year 2021 in the city of Ponta Grossa regarding the development of emergency remote teaching for Especial Education target students during the pandemic caused by the COVID-19 virus. The overall objective of this research was to analyze issues related to the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) by MRS teachers and their impact on the teaching and learning process in Special Education. The study was developed through a qualitative, exploratory research approach, also involving a bibliographical study and monographic method or case study contributions. The research subjects were selected using as a criterion, that they had worked in the MRS during the pandemic with the development of emergency remote teaching. The data obtained were collected through an electronic questionnaire made available through a WhatsApp access link consisting of twenty-five (25) questions, of which thirteen (13) were open and were analyzed according to the clipping of the recurrent themes with higher frequency. The responses obtained were analyzed and organized into categories considering the guided phases by Content Analysis, divided into preanalysis, material exploration, treatment of results, inference and interpretation. The main difficulties identified within the work of these teachers are related to the lack of knowledge in the area of technologies and the lack of skills for their use. It is considered that, in the face of such difficulties, the teacher has acted in a limited and immediate way. In this perspective, an educational product was developed in the format of an E-book, to serve as a guide for teachers working in Special Education. In the face of such difficulties, teachers’ actions were limited and immediatist. In this perspective, an educational product was developed in the format of an E-book, to serve as a guide for teachers working in Special Education. Thus, it is believed that it is important to periodically offer continuing education processes aimed at the use of technologies and provide moments of reflection that can collaborate with a greater understanding on the part of the teacher in relation to his/her role in the school.
Keywords: Ensino remoto emergencial
Educação Especial
Sala de Recursos
Multifuncionais
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
Emergency remote teaching
Special education
Multifunctional Resource
Room. Digital Information and Communication Technologies
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI
Citation: MARTINS, Danielle Cristina. O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação por professores da sala de recursos multifuncionais durante o período de pandemia. Dissertação (Mestado Profissional em Educação Inclusiva), Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3900
Issue Date: 19-Oct-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva - PROFEI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Danielle Cristina Martins.pdf1.94 MBAdobe PDFView/Open
Produto Educacional.pdf3.49 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons