Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3902
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A construção da argumentação em textos dissertativo-argumentativos no vestibular da UEPG
metadata.dc.creator: Kadamos, Leni Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor1: Saleh, Pascoalina Bailon de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Carmo, Marcia Cristina do
metadata.dc.contributor.referee2: Baumgärtner, Carmen Teresinha
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação se volta para a redação no vestibular e engloba uma análise dialógica, predominantemente qualitativa, de um corpus de 60 redações com nota acima da média, do gênero texto dissertativo-argumentativo, dos vestibulares de inverno e de verão de 2019, da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, cujos temas foram, respectivamente: “Qual é a pior consequência do racismo estrutural no Brasil contemporâneo?” e “Além da merenda, que outra ação nosso país pode executar para garantir o direito constitucional à alimentação?”. A pergunta que orienta o estudo é: como os candidatos do vestibular da UEPG constroem a argumentação ao elaborarem seus enunciados? O arcabouço teórico-metodológico apoia-se, principalmente, em Antunes (2005, 2016, 2017); Bakhtin (1993, 1997, 2010, 2016, 2019); Bakhtin/Volochínov (1981); Bernardo (2000); Castro (2014); Koch (1993, 2002, 2003); Marcuschi (2005, 2008); Possenti (1993, 2002); Rodrigues (2001); Rojo (2009, 2015) e outros. A partir desses autores, fica explícito que a linguagem é dinâmica, pois circunda todas as atividades humanas, conforme a esfera de circulação do indivíduo, com diferentes vozes que transparecem em forma de enunciados, com seus valores ideológicos. Assim, entende-se que o texto está em permanente processo de construção e requer uma atitude responsiva ativa, a fim de validar o ato comunicativo. Diante disso, este estudo se propõe a analisar as vozes socioculturais mobilizadas nas redações, com base nas respostas dadas às perguntas-tema, na tese, na contextualização utilizada para ilustrar a temática e nos argumentos para sustentar a tese. Nesse sentido, a observação dos textos do corpus permitiu constatar que os autores/escreventes estabeleceram um diálogo com outros enunciados, em um encontro de vozes socioculturais, no qual resgataram seus valores ideológicos, suas histórias, seus conhecimentos, que passam pela linguagem e se revelam em enunciados. Isso ficou perceptível pelo diálogo com os textos-base, com os comandos das provas de redação e com os enunciados, advindos de variados campos de atividade, que evidenciam a observação dos candidatos acerca dos objetos de discussão. Além disso, a subjetividade do autor ficou marcada pelo seu repertório de leitura, a partir de obras lidas, algumas disponibilizadas no conteúdo programático da universidade. Essas vozes foram incorporadas aos enunciados e transpareceram, de maneira recorrente ou singular, nas redações, juntamente com os saberes formais, advindos de disciplinas específicas, que fazem parte do currículo escolar, como Filosofia, Sociologia, História, entre outras, a partir das memórias discursivas dos candidatos. Dessa forma, o vestibular aparece como oportunidade de verificar o êxito da aprendizagem no processo de formação dos alunos, que trazem à tona seus saberes formais, oriundos do espaço escolar, bem como os informais, a partir das suas observações do mundo.
Abstract: This dissertation turns to the essay for college admission exam and encompasses a predominantly qualitative dialogical analysis of a corpus with 60 dissertativeargumentative essays that scored above average in 2019’s winter and summer college admission exams for Ponta Grossa State University (UEPG), whose topics were respectively: “What is the worst consequence of the structural racism in contemporary Brazil?” and “Besides school meal, what other actions our country can implement to secure constitutional right to food?”. The question that guides this study is: how the applicants for UEPG admission exam build the argumentation while elaborating their utterances? The methodological-theoretical framework is supported mainly by Antunes (2005, 2016, 2017); Bakhtin (1993, 1997, 2010, 2016, 2019); Bakhtin/Volochínov (1981); Bernardo (2000); Castro (2014); Koch (1993, 2002, 2003); Marcuschi (2005, 2008); Possenti (1993, 2002); Rodrigues (2001); Rojo (2009, 2015) and others. Those authors make clear that language is dynamic, once it surrounds all human activities according to the person’s sphere of circulation, with different voices that appear by means of utterances and bring along ideological values. Thus, the text is comprehended as being permanently in process and it requires an active responsive attitude in order to validate the communication act. Therefore, this study offers an analysis of the sociocultural voices engaged in the essays, based on the answers given to the topic-questions, on the thesis, on the contextualization used to illustrate the theme and on the arguments to support the thesis. For that matter, the observation of the corpus texts allowed to determine that the authors/writers established a dialogue with other utterances, promoting a sociocultural encounter where they recovered their ideological values, their history, their knowledge, all of which go through language and come out as utterances. Those determinations arise as the authors interact with the base text, the writing exam commands and with utterances from varied areas of activity, which highlights the applicants’ observation about the topics in discussion. Besides, the reading repertoire marked the authors’ subjectivity, revealing works they have read, some of them available in the college’s program content. Those voices were embodied by the utterances and come to light recurrently or singularly in the essays, along with formal knowledge derived from specific subjects present in school curriculum, such as Philosophy, Sociology, History, among others, which demonstrates the presence of acquired knowledge in a string of meanings based in the candidate’s discursive memories. In this regard, the college admission exam is an opportunity to verify the successful of learning in the formation process, considering that the students express in it their formal knowledge, deriving from school environment, as well as informal knowledge, deriving from observation of the world.
Keywords: Autoria
Construção da argumentação no Texto dissertativo-argumentativo
Dialogismo
Enunciados
Redação no vestibular da UEPG
Authorship
Construction of argumentation in dissertative-argumentative text
Dialogism
Utterances
UEPG admission exam essay
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: KADAMOS, Leni Aparecida. A construção da argumentação em textos dissertativo-argumentativos no vestibular da UEPG. 2023. Dissertação(Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3902
Issue Date: 9-Mar-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leni Aparecida Kadamos.pdfdissertação completa em pdf12.78 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons