Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3905
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A práxis artística e expressiva do ensino da cor nas artes visuais com a contribuição da pedagogia histórico-crítica no ensino médio
metadata.dc.creator: Silva, Silvana dos Passos
metadata.dc.contributor.advisor1: Nunes, Ana Luiza Ruschel
metadata.dc.contributor.referee1: Suarez, Adriana Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Miquelin, Awdry Feisser
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Therese Hofmann Gatti Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee4: Silva Júnior, Nelson
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação faz parte da linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UEPG/PR. Tem como objeto de pesquisa a práxis artística no ensino da Cor nas Artes Visuais com a contribuição da Pedagogia Histórico Crítica, e se justifica pela tênue apropriação do saber teórico e da prática cromática nas Artes Visuais pelos alunos de 1º (primeiro) ano de Ensino Médio Técnico, mesmo este conhecimento estando contemplado em vários anos da Educação Básica, refletindo nas suas percepções e expressões artísticas como prática social. A pesquisa buscou responder ao seguinte problema: como se dá o ensino da Cor na práxis artística e expressiva nas Artes Visuais com a contribuição da Pedagogia Histórico-Crítica no 1º ano de Ensino Médio? Tem como objetivo geral desenvolver uma práxis artística e expressiva com o ensino da Cor nas Artes Visuais, contextualizada e problematizada na aprendizagem dos alunos de 1º (primeiro) ano de Ensino Médio, com a contribuição da Pedagogia Histórico-Crítica. Decorrem dele os objetivos específicos de pesquisa: 1. Investigar as concepções teóricas prévias dos alunos de 1º ano de Ensino Médio Técnico em relação ao conhecimento Cor; 2. Proporcionar uma intervenção com ensino do conhecimento Cor nas Artes Visuais com os alunos de 1º (primeiro) ano do Ensino Médio, problematizada na práxis artística com a contribuição da Pedagógica Histórico-Crítica; e 3. Analisar as produções da práxis artística e expressiva dos alunos participantes e a aprendizagem do ensino da Cor nas Artes Visuais com a contribuição da Pedagogia Histórico-Crítica. O referencial teórico tem embasamento e suporte aos conhecimentos teórico e práticos predominantemente nos fundamentos de autores como: Pedrosa (1982, 2006); Silveira (2011); Arhneim (2000); Spiller (1961); Barros (2006); Farina (1982); Guimarães (2000), Saviani (1986; 2007; 2011; 2015); Vázquez (1965, 1977); Lukács (1963, 1968, 2011); Saviani e Duarte (2012); Goethe (1993), Carr e Kemmis (1988); Duarte (2008; 2013; 2016); Vygotsky (1999); Nunes (2004; 2006; 2009; Wick (1989); e Thiollent (2003; 2007). Os colaboradores da pesquisa foram uma turma de 1º ano de Ensino Médio, composta por 29 alunos. A abordagem de pesquisa é qualitativa, com delineamento metodológico da pesquisa-ação e intervenção pedagógica na práxis artística no ensino da Cor, durante as aulas da disciplina de Arte no Colégio Estadual Dr. Epaminondas Novaes Ribas na cidade de Ponta Grossa/Paraná. A pesquisa está organizada em 4 (quatro) capítulos. Nesta investigação, utilizou-se, como instrumentos e materiais de dados, um questionário inicial para os conhecimentos prévios dos alunos participantes sobre o conhecimento Cor, a observação participante, produções artísticas dos alunos e seus portfólios, e portfólio da pesquisadora. Com o desfecho da pesquisa, pode-se concluir que, a partir do questionário inicial, a maioria dos alunos participantes da pesquisa não havia apreendido as concepções da Cor na práxis artística, expressiva e social, apresentando definições e concepções superficiais, ou de senso comum. Com a mediação da pesquisadora no âmbito multidisciplinar, obteve-se uma práxis artística relevante e surpreendente, o que se comprova nas produções e narrativas dos alunos, bem como na transformação dos conceitos prévios aos conceitos científicos sobre Cor, como conhecimento histórico acumulado e sistematizado, elaborado na escola na disciplina de Arte, como fenômeno social, cultural, artístico e científico, na práxis artística, com a contribuição da Pedagogia Histórico-Crítica.
Abstract: This dissertation is part of the Teaching and Learning research line of the Graduate Program in Education-PPGE/UEPG/PR. Its object of research is the artistic praxis in the teaching of Color in the Visual Arts with the contribution of Historical-Critical Pedagogy, and is justified by the tenuous appropriation of theoretical knowledge and chromatic practice in the Visual Arts by students of the 1st (first) year of Teaching Technical Medium, even though this knowledge is contemplated in several years of Basic Education, reflecting in their perceptions and artistic expressions as a social practice. The research sought to answer the following problem: How is the teaching of Color in the artistic and expressive praxis in the Visual Arts with the contribution of Historical-Critical Pedagogy in the 1st year of High School? And it has the general objective of developing an artistic and expressive praxis with the teaching of Color in the Visual Arts, contextualized and problematized in the learning of students in the 1st (first) year of High School, with the contribution of Historical-Critical Pedagogy. The theoretical framework is grounded and supported by theoretical and practical knowledge predominantly in the foundations of authors such as: Pedrosa (1982, 2006); Silveira (2011); Arhneim (2000); Spiller (1961); Barros (2006); Farina (1982); Guimarães (2000), Saviani (1986; 2007; 2011; 2015); Vazquez (1965, 1977); Lukacs (1963, 1968, 2011); Saviani and Duarte (2012); Goethe (1993), Carr and Kemmis (1988); Duarte (2008; 2013; 2016); Vygotsky (1999); Nunes (2004; 2006; 2009; Wick (1989) and Thiollent (2003;2007). The collaborators of the research were a group of 1st year of High School, composed of 29 students. The research approach was qualitative, with methodological design of action-research and pedagogical intervention in artistic praxis in the teaching of Color, during Art classes at Colégio Estadual Dr. Epaminondas Novaes Ribas in the city of Ponta Grossa/ Paraná. The research is organized into 4 (four) chapters. In this investigation , instruments and data materials were used, an initial questionnaire for the previous knowledge of the participating students about Color knowledge, participant observation, artistic productions of the students and their portfolios, the researcher's portfolio. With the outcome of the research, it can be concluded that from the initial questionnaire, most of the students participating in the research had not apprehended the conceptions of Color in artistic, expressive and social praxis, presenting superficial definitions and conceptions, or common sense. The result of the research, with the mediation of the researcher in the multidisciplinary scope, obtained a relevant and surprising artistic praxis, proven in the students' productions and narratives, as well as in the transformation of previous concepts to scientific concepts about Color, such as accumulated and systematized historical knowledge, prepared at school in the discipline of Art, as a social, cultural, artistic and scientific phenomenon, in artistic practice, with the contribution of Historical-Critical Pedagogy.
Keywords: Ensino da cor
Pedagogia Histórico-Crítica na Arte
Práxis Artística no Ensino Médio
Produções artísticas
Color teaching
Historical-Critical Pedagogy in Art
Praxis in High School
Artistic productions
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SILVA, Silvana dos Passos. A práxis artística e expressiva do ensino da cor nas artes visuais com a contribuição da pedagogia histórico-crítica no ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3905
Issue Date: 13-Mar-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silvana dos Passos Silva.pdfdissertação completa em pdf29.94 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons