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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O ORNITORRINCO: Cursinho Popular na Imprensa de Ponta Grossa
metadata.dc.creator: Nadal, Maria Domenica Christiano
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento, Maria Isabel Moura
metadata.dc.contributor.referee1: Juliasse, Arlindo Cornélio Ntunduatha
metadata.dc.contributor.referee2: Darcoleto, Carina Alves da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Chaua, Roberto Costa Joaquim
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa de mestrado apresenta um estudo sobre os cursinhos pré-vestibulares populares do município de Ponta Grossa. O interesse em realizar esta pesquisa foi motivado a partir da atuação como professora voluntária em cursinhos pré- vestibulares e também pelos estudos desenvolvidos na graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas, sobre as “Representações Sociais de alunos sobre os cursinhos pré-vestibulares no município de Ponta Grossa” – no qual os achados da pesquisa, apontaram que a representação social circulante entre os alunos dizia respeito: dedicação, oportunidade e professores. A coleta de dados foi documental com consultas em exemplares impressos do Jornal da Manhã, do ano de 2009 até 2021, que são os anos em que o jornal apresenta o maior número de reportagens sobre o cursinho popular em Ponta Grossa-PR. Como objetivo geral, buscamos analisar como a imprensa registra o acesso à universidade brasileira e os mecanismos de inclusão utilizados. Como aporte teórico foi utilizado o materialismo histórico dialético, em que trabalhamos a questão das categorias ideologia, contradição e mediação. Historicamente, é a partir de 1988, após a Constituição Federal, é que se iniciam pelo país algumas iniciativas populares. a) Será que os cursinhos populares ajudam no projeto de “inclusão” dos alunos (as) de baixa renda, que não puderam pagar uma boa escola do ensino médio e poder pensar em uma Universidade Pública? b) Quais dificuldades que alunos de escola pública apresentam nos cursinhos populares? Para respaldo teórico, realizamos o levantamento do estado do conhecimento em que, nos programas de Pós-Graduação em Educação do País, foram encontrados os seguintes trabalhos: Santos (1997ab); Bachetto (2004); Bonfim (2003); Sanger (2003); Castro (2005); Ruedas (2005); Pereira (2007); Porto (2008); Nascimento (2009); Siqueira (2011) e Mendes (2011) aprofundando nosso estado do conhecimento em História da Educação, dissertações e teses que tratem desse tema para sabermos o quão original é a nossa pesquisa. Para responder as nossas indagações a pesquisa teve por objetivo geral: Identificar na imprensa de Ponta Grossa/PR o tratamento que se dá aos cursinhos populares, de modo a desvelar a intencionalidade das fontes. Como objetivos específicos: Analisar na imprensa o que é divulgado dos cursinhos pré-vestibulares populares no município de Ponta Grossa; Verificar como é representado na imprensa os motivos pelos quais, os alunos procuram cursar cursinhos preparatórios vestibulares; Com esse trabalho conseguimos entender o porquê precisamos desses movimentos sociais mostrando a importância desses espaços e a visão de interesses desses meios de divulgação sobre os cursinhos populares.
Abstract: The master's research presents a study on the popular pre-college courses in the municipality of Ponta Grossa. The interest in carrying out this research is motivated by acting as a volunteer teacher in pre-university preparatory courses and also by the studies developed in the undergraduate course in Biological Sciences, on the “Social Representations of students about pre-university preparatory courses in the municipality of Ponta Grossa” – in which the findings of the research pointed out that the social representation circulating among the students concerned: dedication, opportunity and teachers. The data collection was documentary made through printed copies of Jornal da Manhã from 2009 to 2021, which are the years in which the newspaper presents the largest number of reports about the popular course in Ponta Grossa-PR. As a general objective, we seek to analyze how the press registers access to the brazilian university and the inclusion mechanisms used. Dialectical Historical Materialism was used as a theoretical contribution, in which we worked on the issue of ideology, contradiction and mediation categories. Historically, it is from 1988, after the constitution, that some popular initiatives start across the country. a) Do the popular courses help in the “inclusion” project of low-income students, who could not afford a good high school and be able to think about a Public University? b) What difficulties do public school students have in popular courses? For theoretical support, we carried out a survey of the state of knowledge in which, in the Graduate programs in Education in the country, the following works were found: Santos (1997ab); Bachetto (2004); Bonfim (2003); Sanger (2003); Castro (2005); Ruedas (2005); Pereira (2007); Porto (2008); Nascimento (2009); Siqueira (2011); Mendes (2011) deepening our state of knowledge in History of Education, dissertations and theses that deal with this theme so that we know how original our research is. To answer our questions, the research has the general objective: To identify in the press of Ponta Grossa/PR the treatment given to popular courses, in order to reveal the intentionality of the sources. As specific objectives: Analyze in the press what is publicized about pre-college courses popular in the municipality of Ponta Grossa; Check how the reasons why students seek to attend college preparatory courses are represented in the press; With this work, we were able to understand why we need these social movements, showing the importance of these spaces and the vision of interests of these means of dissemination about popular courses.
Keywords: Cursinhos Populares
Imprensa
Materialismo Histórico Dialético
Popular courses
Press
Dialectical Historical Materialism
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: NADAL, Maria Domenica Christiano. O ORNITORRINCO: Cursinho Popular na Imprensa de Ponta Grossa. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3911
Issue Date: 28-Feb-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

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