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http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/392
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | VIDEOGAMES E FICÇÃO CIENTÍFICA: REPRESENTAÇÕES DO FUTURO CAÓTICO NAS SÉRIES HALF-LIFE E METAL GEAR SOLID |
metadata.dc.creator: | Paula, Cássio Remus de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Benatte, Antonio Paulo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pavloski, Evanir |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ivano, Rogério |
metadata.dc.description.resumo: | A presente dissertação procura demonstrar as relações das noções de distopias e ficção científica com as séries de jogos virtuais Half-Life e Metal Gear Solid, além de compreender títulos significativos de games na influência dos mesmos. Tais noções são problematizadas a partir do estudo histórico das ficções científicas, provenientes da literatura e do cinema, assim como das próprias concepções de ciência dos séculos XIX e XX. Para tanto, utilizam-se fontes teórico-metodológicas referentes ao estudo do ludismo, cinema e representação, a fim de estabelecer as noções de distopia apresentados nos jogos em específico em vínculo com as concepções de futuro de maneira pessimista, presentes no imaginário tanto científico quanto artístico. |
Abstract: | The current thesis seeks to demonstrate the relations of dystopias and scientific fiction notions with the virtual game series Half-Life and Metal Gear Solid, in addiction to understanding significant game titles in their influence. Such notions are problematized from the historical research of the scientific fictions, derived from literature and cinema, such as the own science conceptions during the 19th and 20th centuries. Therefore, theoretical-methodological sources referred to the ludism, cinema and representation are used in order to establish the notions of dystopia presented in the specified games, in a link with the concepts of the pessimistic future existed in the scientific and artistic imaginary. |
Keywords: | videogames ficção científica distopias, antiutopias representações videogames scientific fiction dystopias anti-utopias representations |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | BR |
Publisher: | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | História, Cultura e Identidades |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós Graduação em História |
Citation: | PAULA, Cássio Remus de. VIDEOGAMES E FICÇÃO CIENTÍFICA: REPRESENTAÇÕES DO FUTURO CAÓTICO NAS SÉRIES HALF-LIFE E METAL GEAR SOLID. 2017. 145 f. Dissertação (Mestrado em História, Cultura e Identidades) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2017. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/392 |
Issue Date: | 24-Feb-2017 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação em História |
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