Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3922
metadata.dc.type: Dissertação
Title: AS IMAGENS NÃO FALAM POR SI: O Livro Didático de História e a Educação das Relações Étnico-Raciais no Estado do Paraná.
metadata.dc.creator: Paula, Ravail Benedito Oliveira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Benatte, Antonio Paulo
metadata.dc.contributor.referee1: Jovino, Ione da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Felipe, Delton Aparecido
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa em história é um ato que por si só se reveste de um ato de resistência. Este trabalho se filia ao combate das práticas racistas no ambiente escolar, análise do impacto das mudanças decorrentes da lei 10.6390/03 nos materiais didáticos. Pretendemos contribuir com as ações pedagógicas voltadas para a desconstrução de estereótipos negativos que historicamente foram vinculados à representação do negro e a sua cultura nos livros didáticos do componente curricular de História. Ao propormos essa análise, pretendemos encorajar educadores (as) a utilizarem esse valioso recurso nas ações destinadas ao ensino de história e da educação das relações étnico-raciais. O momento se mostra oportuno diante do aniversário de duas décadas da lei 10.639/03, é notável que a sua implantação não sofreu grandes resistências, mas não podemos dizer o mesmo sobre o processo que envolve a sua implementação nas práticas escolares. As imagens utilizadas para essa pesquisa foram selecionadas a partir da sua importância narrativa e representativa no contexto didático da coleção “História, Sociedade e Cidadania”. Esse material é um dos mais utilizados nas escolas brasileiras, além de se tratar da coleção escolhida e distribuída pelo Governo do Estado do Paraná para atender os estudantes da rede estadual de ensino público para os últimos anos do Ensino Fundamental (6o ao 9o ano) durante o quadriênio 2020/2024. Oferecemos uma ação reflexiva que poderá contribuir para uma releitura positiva das múltiplas representações culturais e étnico-raciais na nossa sociedade. A proposta é partir numa viagem histórica objetivando a compreensão das origens do projeto educacional nacional excludente no nosso país. A análise pretende resgatar como o protagonismo negro está sendo tratado. Os temas são tratados através de uma abordagem qualitativa orientada por uma metodologia com princípios multidisciplinares e etnográficos, a análise é guiada e orientada pela construção histórico-social dos conceitos de raça, racismo, cultura, escola e ensino em consonância com a Educação das relações étnico-raciais.
Abstract: Research in history is an act that in itself is an act of resistance. This work is affiliated to the fight against racist practices in the school environment, analysis of the impact of the changes resulting from the law 10.6390/03 in the didactic materials. We intend to contribute to the pedagogical actions aimed at the deconstruction of negative stereotypes that have historically been linked to the representation of blacks and their culture in the textbooks of the History curricular component. By proposing this analysis, we intend to encourage educators to use this valuable resource in actions aimed at teaching history and the education of ethnic-racial relations. The moment is opportune before the two-decade anniversary of the law 10.639/03, it is remarkable that its implementation did not suffer great resistance, but we can not say the same about the process that involves its implementation in school practices. The images used for this research were selected based on their narrative and representative importance in the didactic context of the collection "History, Society and Citizenship". This material is one of the most used in Brazilian schools, in addition to being the collection chosen and distributed by the Government of the State of Paraná to serve students of the state public school system for the last years of elementary school (6th to 9th grade) during the 2020/2024 quadrennium. We offer a reflective action that can contribute to a positive rereading of the multiple cultural and ethnic- racial representations in our society. The proposal is to set out on a historical journey aiming at understanding the origins of the exclusionary national educational project in our country. The analysis intends to rescue how black protagonism is being treated. The themes are treated through a qualitative approach guided by a methodology with multidisciplinary and ethnographic principles, the analysis is guided and guided by the historical-social construction of the concepts of race, racism, culture, school and teaching in consonance with the Education of ethnic-racial relations.
Keywords: Ensino de História
Livro didático
ERER
History teaching
Textbook
ERER
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História
Citation: PAULA, Ravail Benedito Oliveira de. AS IMAGENS NÃO FALAM POR SI: O Livro Didático de História e a Educação das Relações Étnico-Raciais no Estado do Paraná. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa. 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3922
Issue Date: 17-Apr-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ravail Benedito Oliveira de Paula.pdfdissertação completa em pdf2.07 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons