Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3924
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A construção de uma identidade viável na pesquisa LGBT
metadata.dc.creator: Barreto, Igor Antonio
metadata.dc.contributor.advisor1: Braga, Lucimar Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Fraga, Letícia
metadata.dc.contributor.referee2: Fachin, Paulo Roberto
metadata.dc.description.resumo: Nessa dissertação, preocupada com as questões de gênero e sexualidades, no campo dos estudos da linguagem, reflito sobre a construção de uma identidade viável na pesquisa LGBT, dando continuidade a um trajeto acadêmico e pessoal próprio, mas também compartilhado com a coletividade: a comunidade LGBT em suas infinitas expressões e corpos. E este é o objetivo geral deste trabalho, o de refletir a ação concreta da pesquisa acadêmica em linguagens, na vida das pessoas LGBT, apresentando olhares da comunidade LGBT em direção à universidade. A hipótese levantada, comprovada por esta empreitada, é de que a pesquisa acadêmica em linguagem, gênero e sexualidades – por mais que se proponha a isso – não consegue tocar, efetivamente, as vidas com que se importa. Orientam-me na Teoria da Performatividade, no âmbito da Nova Pragmática, Austin (1990); Butler (1997; 2003; 2004; 2021); Rajagopalan (2004; 2010) e Pinto (2013; 2015). Para trilhar esse caminho teórico- metodológico articulei a realização da revisão de literatura, feita no banco de pesquisas da Biblioteca Nacional Digital de Dissertações e Teses, resultando em oito trabalhos de mestrado; com o diálogo com doze pessoas identificadas pela dissidência de gênero e sexualidades, as quais por meio de questionário, produção manuscrita e entrevista transcrita, de acordo com suas demandas específicas, narraram-se, expressando como se compreendem, como compreendem gênero e sexualidades; como é ocupar no mundo sua posição identitária, os possíveis limites sociais encontrados, sua relação com o espaço universitário, e como visualizam e sentem a pesquisa no campo dos estudos da linguagem e a respeito de si mesmos. Esses procedimentos foram aprovados pelo Parecer 5.684.681. Partindo desse corpus, com a Análise Textual Discursiva (MORAES; GAGLIAZI, 2014), eu, enquanto professor e pesquisador LGBT, e as pessoas que estiveram e escrevem comigo, elaboramos as seguintes categorias para discussão: identidade em performances; o corpo palco de performances; a mesma universidade, diferentes espaços e posturas; violências; e acolhimentos. O que se apresentou como reflexão originada nas provocações, tentativas, idas e vindas do processo de escrita desse trabalho alcança as pessoas que pesquisam linguagem, quando digo que o questionamento sobre o lugar que ocupamos e nossos corpos deve ser constante; e que o reconhecimento às pessoas dissidentes de gênero e sexualidades, preocupando-nos com elas, sua vida, seus afetos, as possibilidades e potências, para além de sua contribuição com a pesquisa, não pode ausentar-se, como se vê contemporaneamente e como demonstrei, ao atribuir a elas o lugar de sujeitos de pesquisa. Além disso, constato que as instituições, especialmente a universidade, têm um longo caminho a percorrer, ampliando o acesso, e garantindo a permanência desses corpos, que hoje se veem, ao ferir as normatividades de gênero e sexualidades, condenados à margem. Com isso em mente, proponho ações de combate à LGBTfobia e suas violências, a serem adotadas no contexto em produzo, pesquiso, ensino, aprendo e vivo.
Abstract: In this dissertation, concerned with issues of gender and sexualities in the field of language studies, I reflect on the construction of a viable identity in LGBT research, continuing my own academic and personal journey, now shared with the collectivity: the LGBT community in its infinite expressions and bodies. This paper’s main objective is to reflect the concrete action of academic research in languages in the lives of LGBT people, presenting the LGBT community perspectives towards the university. The hypothesis raised, proven by this endeavor, is that academic research in language, gender, and sexualities – no matter how much it proposes to do so – fails to effectively reach the lives it cares about. Guiding me in Performativity Theory, within the New Pragmatics framework, are Austin (1990); Butler (1997; 2003; 2004; 2021); Rajagopalan (2004; 2010) and Pinto (2013; 2015). To follow this theoretical and methodological path, I articulated the literature review, conducted in Digital National Library of Dissertations and Theses, resulting in eight master's degree papers; with the dialogue with twelve people identified by the dissidence of gender and sexualities, which through questionnaire, handwritten production and transcribed interview, according to their specific demands, narrated themselves, expressing how they understand themselves, how they understand gender and sexualities; how it is to occupy their own identity position in the world, the possible social limits they encounter, their relationship with the university space, and how they visualize and feel the research in the field of language studies and about themselves. The procedures’ approval is registered under the ethics committee process number 5.684.681. From this corpus, with the Textual Discourse Analysis (MORAES; GAGLIAZI, 2014), I, as a teacher and LGBT researcher, and the people who have been and written with me, developed the following categories for discussion: identity in performances; the body as a stage of performances; same university, different spaces and postures; violence; and acceptance. What presented itself as a primary consideration originated among provocations, attempts, comings and goings of this work writing process reaches people who research language, when I say that the questioning about the place we occupy and our bodies should be constant; and that the recognition of people identified by the dissidence of gender and sexualities, worrying about them, their life, their affections, the possibilities and potentials, beyond their contribution to research, cannot be absent, as is seen contemporarily and as I have demonstrated, by attributing to them the place of research subjects. Furthermore, I see that institutions, especially universities, have a long way to go in expanding access and guaranteeing the permanence of these bodies, which today find themselves condemned to the margins by violating the normativity of gender and sexualities. With this in mind, I propose actions to combat LGBTphobia and its violence, to be adopted in the context where I produce, research, teach, learn and live.
Keywords: Linguagem
Gênero
Sexualidade
Nova Pragmática
Teoria da Performatividade
Language
Gender
Sexuality
New Pragmatics
Performativity Theory
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: BARRETO, Igor Antonio. A construção de uma identidade viável na pesquisa LGBT. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3924
Issue Date: 24-Mar-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Igor Antonio Barreto.pdfdissertação completa em pdf772.63 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons