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dc.contributor.advisor1Benatte, Antonio Paulo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791349P5por
dc.contributor.referee1Pavloski, Evanir
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737356J6por
dc.contributor.referee2Ivano, Rogério
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706055A2por
dc.creatorPaula, Cássio Remus de
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4362499J3por
dc.date.accessioned2017-07-21T14:49:48Z-
dc.date.available2017-05-05
dc.date.available2017-07-21T14:49:48Z-
dc.date.issued2017-02-24
dc.identifier.citationPAULA, Cássio Remus de. VIDEOGAMES E FICÇÃO CIENTÍFICA: REPRESENTAÇÕES DO FUTURO CAÓTICO NAS SÉRIES HALF-LIFE E METAL GEAR SOLID. 2017. 145 f. Dissertação (Mestrado em História, Cultura e Identidades) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/392-
dc.description.abstractThe current thesis seeks to demonstrate the relations of dystopias and scientific fiction notions with the virtual game series Half-Life and Metal Gear Solid, in addiction to understanding significant game titles in their influence. Such notions are problematized from the historical research of the scientific fictions, derived from literature and cinema, such as the own science conceptions during the 19th and 20th centuries. Therefore, theoretical-methodological sources referred to the ludism, cinema and representation are used in order to establish the notions of dystopia presented in the specified games, in a link with the concepts of the pessimistic future existed in the scientific and artistic imaginary.eng
dc.description.resumoA presente dissertação procura demonstrar as relações das noções de distopias e ficção científica com as séries de jogos virtuais Half-Life e Metal Gear Solid, além de compreender títulos significativos de games na influência dos mesmos. Tais noções são problematizadas a partir do estudo histórico das ficções científicas, provenientes da literatura e do cinema, assim como das próprias concepções de ciência dos séculos XIX e XX. Para tanto, utilizam-se fontes teórico-metodológicas referentes ao estudo do ludismo, cinema e representação, a fim de estabelecer as noções de distopia apresentados nos jogos em específico em vínculo com as concepções de futuro de maneira pessimista, presentes no imaginário tanto científico quanto artístico.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T14:49:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cassio Remus de Paula.pdf: 3599048 bytes, checksum: c2a5798d4f2ef0461b5f36e8d87a4099 (MD5) Previous issue date: 2017-02-24en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentHistória, Cultura e Identidadespor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Históriapor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectvideogamespor
dc.subjectficção científicapor
dc.subjectdistopias, antiutopiaspor
dc.subjectrepresentaçõespor
dc.subjectvideogameseng
dc.subjectscientific fictioneng
dc.subjectdystopiaseng
dc.subjectanti-utopiaseng
dc.subjectrepresentationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleVIDEOGAMES E FICÇÃO CIENTÍFICA: REPRESENTAÇÕES DO FUTURO CAÓTICO NAS SÉRIES HALF-LIFE E METAL GEAR SOLIDpor
dc.typeDissertaçãopor
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