Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3930
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Performatividades de gênero e a presença das mulheres na física: o que reiteram as/os professoras/es da licenciatura em física?
metadata.dc.creator: Lopes, Hellen Vanessa da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Heerdt, Bettina
metadata.dc.contributor.referee1: Lima Junior, Paulo Roberto Menezes
metadata.dc.contributor.referee2: Godoy, Marcela Teixeira
metadata.dc.description.resumo: O número de mulheres atuando ou estudando na área da Física sempre foi menor do que o de homens. Embora existam pesquisas, tal como a ideia do “labirinto de cristal” e o “teto de vidro”, de que barreiras “invisíveis” bloqueiam o caminho das mulheres em suas carreiras, poucas tratam do discurso das/os professoras/es universitários em relação à lacuna de gênero na Física. A partir dessa problemática, propomos a questão de pesquisa: como se reiteram os discursos das/os professoras/es da licenciatura em física no que diz respeito às relações entre gênero e Física? O objetivo desta investigação é a de compreender os discursos reiterados pelas/os professoras/es da licenciatura em Física no que diz respeito às relações entre gênero e Física. O objeto desta pesquisa é o discurso das/os professoras/es da licenciatura em Física. Os nossos objetivos específicos, pensando nas teorias de Judith Butler, Donna Haraway e Betina Stefanello Lima, serão: discutir as relações entre performatividade de gênero e o discurso das/os professoras/es da Física; localizar as/os sujeitas/os e a corporificação de seus discursos e identificar de que forma o “labirinto de cristal” pode aparecer nos discursos dessas/es professoras/es. O caminho metodológico da pesquisa é pós-crítico, ou seja, utilizamos de teorias pós-estruturalistas para olhar para a educação, considerando nossa parcialidade e localização no tempo e espaço. Realizamos uma entrevista semiestruturada com duas professoras e dois professores da graduação em licenciatura em Física. Para a análise criamos ferramentas de investigação dos discursos das/os sujeitas/os entrevistadas/os que são nossos guias, como: os discursos de driblagem, discursos do sexismo automático, discursos do sexismo instrumental, discursos de saberes descorporificados, discursos de performatividades generificadas e discursos de subversão às normas de gênero. Observamos diversas reiterações discursivas, como jornadas múltiplas de trabalho, do “feminismo liberal”, do manterrupting, da construção da identidade da Física enquanto sujeito imparcial e racional, das normas de gênero na Física que associam essa ciência ao masculino e de reações subversivas por parte de alunas e professoras.
Abstract: The number of women working or studying in the field of Physics has always been smaller than that of men. Although there is research, such as the idea of the “crystal labyrinth” and the “glass ceiling”, that “invisible” barriers block the path of women in their careers, few deal with the discourse of university professors in relation to the gender gap in physics. Based on this problem, we propose the research question: how are the discourses of the professors of the degree in Physics reiterated with regard to the relations between gender and Physics? The objective of this investigation is to understand the discourses reiterated by the professors of the degree in Physics with regard to the relations between gender and Physics. The object of this research is the discourse of the professors of the degree in Physics. Our specific objectives, considering the theories of Judith Butler, Donna Haraway and Betina Stefanello Lima, will be: discuss the relationship between gender performativity and the discourse of Physics teachers; locate the subjects and the embodiment of their discourses and identify how the “crystal labyrinth” can appear in the speeches of these teachers. The methodological path of the research is post-critical, that is, we use post-structuralist theories to look at education, considering our partiality and location in time and space. We carried out a semi-structured interview with two women and two men professors of the undergraduate course in Physics. For the analysis, we created tools to investigate the discourses of the subjects/interviewees who are our guides, such as: discourses of dodging, discourses of automatic sexism, discourses of instrumental sexism, discourses of disembodied knowledge, discourses of gendered performabilities and discourses of subversion of gender norms. We observed several discursive reiterations, such as multiple workdays, “liberal feminism”, “manterrupting”, the construction of the identity of Physics as an impartial and rational subject, gender norms in Physics that associate this science with the masculine and subversive reactions on the part of of students and teachers.
Keywords: gênero e Física
performatividade de gênero
discurso das/os professoras/es da licenciatura em Física
identidade de gênero e Física
reiteração do discurso
gender and Physics
gender performativity
discourse of the professors of the degree in Physics
gender identity and Physics
reiteration of discourse.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: Lopes, Hellen Vanessa da Silva. Performatividades de gênero e a presença das mulheres na física: o que reiteram as/os professoras/es da licenciatura em física? 2023. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3930
Issue Date: 31-Mar-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Hellen Vanessa da Silva Lopes.pdfdissertação completa em pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons