Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3935
metadata.dc.type: Tese
Title: Políticas de Ampliação da Jornada Escolar (PAJEs) no Brasil: metapesquisa de Teses e Dissertações
metadata.dc.creator: Freitas, Patricia Lúcia Vosgrau de
metadata.dc.contributor.advisor1: Mainardes, Jefferson
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho, Ligia Martha Coimbra da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Moreira, Laélia Carmelita Portela
metadata.dc.contributor.referee3: Scortegagna, Paola Andressa de
metadata.dc.contributor.referee4: Casagrande, Rosana de Castro
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar aspectos conceituais e terminológicos da produção de conhecimento sobre Políticas de Ampliação da Jornada Escolar (PAJEs) no Brasil, por meio da realização de uma metapesquisa de Teses e Dissertações. O referencial epistemetodológico é constituído por contribuições de Pierre Bourdieu (vigilância epistemológica e reflexividade) e Basil Bernstein (recontextualização do discurso pedagógico). A metapesquisa realizada permitiu explorar as principais tendências, perspectivas teórico- epistemológicas e aspectos conceituais e terminológicos das Teses e Dissertações sobre a temática (1992-2019). A primeira etapa da investigação envolveu o levantamento de Teses e Dissertações de Programas de Pós-Graduação brasileiros, realizada no repositório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), resultando na catalogação e caracterização de 704 Teses e Dissertações. A segunda etapa envolveu a análise de 38 Teses selecionadas para a metapesquisa. Nesta Tese, argumenta-se que há cinco diferentes conceitos de PAJEs utilizados nas Teses e Dissertações, a saber: a) Escola de Tempo Integral; b) Jornada Ampliada; c) Educação Integral; d) Educação em Tempo Integral; e e) Educação Integral em Tempo Integral. Além disto, argumenta-se que a explicitação, pelo pesquisador, do conceito de PAJE sob investigação contribui para uma maior clareza do objeto em estudo. Em sua maioria, as produções sobre PAJEs são de cunho empírico, de abordagens qualitativas e abrangência local e de fundamentadas na perspectiva epistemológica pluralista (teorização combinada) de densidade epistemológica de superfície com nível descritivo analítico. Com relação ao trato conceitual/terminológico as Teses em sua grande maioria não apresentam o conceito de Política Educacional e um número significativo não demonstra coerência sobre os termos de estudo sobre as PAJEs. Como se trata de um subcampo da Política Educacional, ainda em construção, há uma série de incompletudes e incerteza nas terminologias e conceitos empregados na análise das Políticas de Ampliação da Jornada Escolar. Os resultados da pesquisa apontam a necessidade de: a) um diálogo permanente entre os agentes e pesquisadores que compõem o campo recontextualizador oficial (CRO) e o campo recontextualizador pedagógico (CRP); b) a definição de orientações para a implementação das PAJEs por meio de legislações educacionais em nível nacional, para que estas se estruturem enquanto política de Estado; e c) reflexões acerca do conceito de Educação Integral e sua prática contemporânea. Os resultados ainda apontam para a importância das pesquisas referentes às PAJEs e a necessidade da melhoria contínua das pesquisas sobre essa temática. Trata-se de um conjunto de políticas educacionais que são essenciais para tornar o processo de escolarização mais satisfatório e que demandam uma revisão de toda a concepção de currículo, distribuição do tempo, metodologias e avaliação.
Abstract: This study aimed to analyze conceptual and terminological aspects of the knowledge production on Policies Extending School Time (PAJEs, Brazilian acronym for Políticas de Ampliação da Jornada Escolar) in Brazil based on meta-research of Theses and Dissertations. The epistemic and methodological framework included contributions by Pierre Bourdieu (epistemological surveillance and reflexivity) and Basil Bernstein (recontextualization of the pedagogic discourse). The meta-research developed enabled the exploration of the main trends, theoretical-epistemological perspectives, and conceptual and terminological aspects of Theses and Dissertations on the issue (1992-2019). The first stage of the investigation involved the search for Theses and Dissertations originated in Brazilian Postgraduate Programs carried out in the Coordination for the Improvement Higher Education Personnel (CAPES, Brazilian acronym for Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) repository. This search resulted in the listing and characterization of 704 Theses and Dissertations. The second phase involved the analysis of 38 Theses selected for the meta-research. This study found out that there are five different concepts of PAJEs used in Theses and Dissertations, namely, a) Full Time School; b) Extended Time; c) Full Education; d) Full Time Education; and e) Full Time Full Education. In addition, we understand that the clarification of the PAJE concept under investigation by the researcher contributes to a better understanding of the object of study. Most productions addressing PAJEs are empirical, based on qualitative approach and local coverage, and are founded on a plural epistemological perspective (combined theorization) showing surface epistemological density and analytical descriptive level. Regarding the conceptual/terminological aspect, most Theses do not present a concept of Education Policy and a significant number does not show coherence in the use of terms related to studies on PAJEs. For being a sub-field of the Education Policy, which is still being built up, incompleteness and uncertainty are observed regarding the terminology and the concepts employed in the analysis of Policies Extending School Time. The research results revealed some of the needs to be considered in this area, which include: a) a permanent dialogue between agents and researchers who take part in the official recontextualizing field (ORF) and the pedagogic recontextualizing field) ; b) definition of guidelines for the implementation of PAJEs by means of education laws at the national level, so that they are structured as State policies; and c) reflection upon the concept of Full Education and its contemporary practice. Other findings refer to the importance of research on PAJEs and the need for continuous improvement of the studies on this theme. This is a set of education policies, which are vital to make the schooling process more satisfactory and which demand a review of all curriculum conception, time distribution, methodologies, and evaluations.
Keywords: Ampliação do tempo escolar
Educação em tempo integral
Política Educacional
Extending School Time
Full Time Education
Education Policy
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: FREITAS, Patricia Lúcia Vosgrau de. Políticas de Ampliação da Jornada Escolar (PAJEs) no Brasil: metapesquisa de Teses e Dissertações. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3935
Issue Date: 26-May-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia Lúcia Vosgrau de Freitas.pdfdissertação completa em pdf2.29 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons