Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3945
metadata.dc.type: Tese
Title: O caminho se faz ao caminhar: a constituição das práticas dialógicas das pedagogas da educação básica e seus princípios organizadores
metadata.dc.creator: Gaio, Victoria Mottim
metadata.dc.contributor.advisor1: Cartaxo, Simone Regina Manosso
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Pura Lucia Oliver
metadata.dc.contributor.referee2: Rausch, Rita Buzzi
metadata.dc.contributor.referee3: Marcoccia, Patricia Correia de Paula
metadata.dc.contributor.referee4: Paula, Lucimara Cristina de
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa relaciona-se às investigações realizadas no Grupo de Pesquisa Didática e Formação de Professores – GEPEDIDO, do Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa em Ensino e Aprendizagem, e tem como objeto a prática dialógica das pedagogas da educação básica. Parte do reconhecimento do papel da pedagoga na escola e seu trabalho, marcados por um contexto contraditório de atuação e de desafios, buscando ir da denúncia da precariedade do trabalho ao anúncio de possibilidades de práticas dialógicas e de transformação da realidade. Tem como questão norteadora: como a prática dialógica das pedagogas é constituída e quais seus princípios organizadores? Para responder ao questionamento, o objetivo geral é desvelar, a partir da prática dialógica das pedagogas da educação básica, como esta é constituída e quais são seus princípios organizadores, a fim de compreendê-la como possibilidade de superação de práticas orientadas pela racionalidade técnica. Os objetivos específicos são: descrever a prática das pedagogas da educação básica, a fim de situá-la no atual contexto e caracterizá-la em suas dimensões limitadoras e transformadoras; sistematizar, a partir da descrição e caracterização da prática, elementos que orientam a prática dialógica das pedagogas da educação básica; e evidenciar possibilidades de prática dialógica das pedagogas da educação básica. A pesquisa foi desenvolvida a partir da metodologia comunicativa (GÓMEZ et al., 2006) e as técnicas utilizadas foram o questionário, com a participação de 71 pedagogas das redes estadual e municipal de ensino; e o grupo de discussão comunicativo, realizado com sete pedagogas da educação básica. O referencial teórico pautou-se em Freire (1996; 2000) e Aubert et al. (2018), para a fundamentação do diálogo e prática dialógica, além de autores como Placco, Almeida e Souza (2011; 2015), Pinto (2011), Franco (2016) e Domingues (2014) foram utilizados para a discussão do trabalho da pedagoga e o contexto contraditório de atuação. A caracterização das práticas das pedagogas ressaltou as atribuições desenvolvidas no acompanhamento do trabalho dos professores; na formação continuada na escola; no trabalho realizado com alunos, comunidade e funcionários. Os resultados evidenciam que a constituição da prática dialógica acontece a partir da formação inicial e continuada, e da experiência profissional vivida e observada. Os elementos que orientam a prática consistem na compreensão do papel da pedagoga, da organização e do planejamento do trabalho pedagógico, da realidade, das estratégias diante dos determinantes externos, bem como do diálogo e da prática dialógica. Apresentam-se como princípios organizadores o conhecimento, o diálogo e as qualidades ou virtudes da pedagoga. Defende-se a tese de que, embora exista o contexto contraditório que exige práticas imediatistas, burocráticas, pautadas na racionalidade técnica, as pedagogas criam estratégias de trabalho fundamentadas na dialogicidade e, com isso, realizam movimentos de transformações na realidade e produzem práticas dialógicas.
Abstract: The present study is related to the investigations carried out in the Didactic Research Group and Teacher Training (GEPEDIDO), of the Graduate Program in Education, line of research in Teaching and Learning, and its object is the dialogical practice of the pedagogues of Basic Education. Part of the recognition of the pedagogues’ role in the school and their work, are marked by a contradictory context of actions and challenges, seeking to go from the denouncing the precariousness of work to the announcing possibilities of dialogical practices and reality transformation. The researcher 's guiding question is: how the pedagogues’ dialogical practice is constituted and what are its organizing principles? To answer the questionnaire, the general objective is to unveil, from the dialogical practice of the pedagogues of Basic Education, how it is constituted and what are its organizing principles, in order to understand it as a possibility of overcoming practices guided by technical rationality. The specific objectives are: describe the pedagogues’ practice in order to situate it in the current context and characterize it in its limiting and transforming dimensions; systematize, from the description and characterization of the practice, elements that guide the dialogical practice of the pedagogues of Basic Education; and to highlight possibilities of dialogical practice of the pedagogues of Basic Education. The research was developed from the communicative methodology (GÓMEZ et al., 2006) and the techniques used were the questionnaire, with the participation of 71 pedagogues from the state and municipal education networks; and the communicative discussion group, held with seven pedagogues of Basic Education. The theoretical framework was based on Freire (1996; 2000) and Aubert et al. (2018), for the foundation of dialogue and dialogical practice, as well as authors such as Placco, Almeida and Souza (2011; 2015), Pinto (2011), Franco (2016) and Domingues (2014) were used to discuss the work of the pedagogue and the contradictory context of action. The characterization of the pedagogues’ practices highlighted the attributions developed in the monitoring of the teachers’ work; in continuing education at school; in the work done with students, community and employees. The results show that the dialogical practice constitution happens from the initial and continued formation, and from the professional experience lived and observed. The elements that guide the practice consist in the understanding the pedagogues’ role, the organization and planning of the pedagogical work, the reality, the strategies in the face of external determinants, as well as dialogue and dialogical practice. The organizing principles are the knowledge, the dialogue and the qualities or virtues of the pedagogue. It defends the thesis that, although there is a contradictory context that requires immediatist and bureaucratic practices, based on technical rationality, the pedagogues create strategies based on dialogicity and, with this, carry out transforming movements in reality and produce dialogical practices.
Keywords: Pedagoga da Educação Básica
Coordenador Pedagógico
Práticas dialógicas
Princípios organizadores
Pedagogue of Basic Education
Pedagogical Coordinator
Dialogical practices
Organizing principles
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: GAIO, Victoria Mottim. O caminho se faz ao caminhar: a constituição das práticas dialógicas das pedagogas da educação básica e seus princípios organizadores. 2023. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3945
Issue Date: 23-Jun-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Victoria Mottim Gaio.pdfdissertação completa em pdf3.68 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons