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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A dança como meio de inclusão para a pessoa com deficiência na aula de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Martinhuk, Kamila Camilio
metadata.dc.contributor.advisor1: Tavares, Carolina Paioli
metadata.dc.contributor.referee1: Frasson, Antonio Carlos
metadata.dc.contributor.referee2: Salles Filho, Nei Alberto
metadata.dc.description.resumo: Compreender como o conteúdo da dança trabalhado nas aulas de Educação Física na escola regular podem favorecer o aluno com deficiência e contribuir para um ambiente efetivamente inclusivo ainda é um assunto escasso na literatura científica. Baseado nessa informação, o objetivo do nosso estudo foi investigar como a dança pode ser trabalhada nas aulas de Educação Física como um conteúdo efetivo na inclusão de alunos com deficiência. Ainda, para ampliar nossa ideia investigativa, esse trabalho verificou também quais deficiências estão mais comumente presentes no contexto dos professores de Educação Física, quais as estratégias utilizadas pelos professores em relação ao processo de inclusão das pessoas com deficiência, quais estratégias e processos metodológicos utilizados pelos professores nas aulas com conteúdo da dança, e as principais dificuldades do ensino da dança nas aulas de Educação Física para discentes com deficiência. A partir das informações obtidas com os participantes da pesquisa, elaborou-se um produto educacional em formato de caderno didático denominado: Dança e Inclusão: sugestões de atividades para as aulas de Educação Física. Esse material tem o objetivo de contribuir com o tema na literatura científica e auxiliar os professores a desenvolver o conteúdo da dança de forma inclusiva nas aulas de Educação Física. Participaram desta pesquisa 18 professores de Educação Física da Rede Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa – PR que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, do tipo exploratória e de natureza interpretativa. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário On-line composto por questões abertas e fechadas sobre os temas formação profissional, dança e inclusão. Os resultados referentes a parte qualitativa foram subsidiados pela técnica de Análise de Conteúdo (AC) na perspectiva de Bardin (2016). Os dados da parte quantitativa foram analisados através do cálculo em porcentagem, médias e desvio-padrão das respostas das questões fechadas e apresentados de forma descritiva. Os resultados indicaram que os professores trabalham o conteúdo da dança em suas aulas e utilizam de diversas estratégias para incluir alunos com deficiência. No entanto, notou-se que o conhecimento sobre o conteúdo da dança e sobre as possibilidades de desenvolvimento desse tema para pessoas com deficiência ainda é insuficiente, o que indica a necessidade de maiores discussões e investimentos em processos formativos continuados. Além do produto educacional desenvolvido com esse estudo, identificamos que o conteúdo da dança pode ser utilizado como um meio de inclusão eficiente para alunos com deficiência em aulas de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental desde que o professor tenha acesso a esse conhecimento.
Abstract: Understanding how the dance content worked in Physical Education classes in regular schools can favor students with disabilities and contribute to an effectively inclusive environment is still a scarce subject in the scientific literature. Based on this information, the objective of our study was to investigate how dance can be used in Physical Education classes, aiming as an effective content in the inclusion of students with disabilities. Still, to broaden our investigative idea, we also aimed at this work to verify which deficiencies were already part of the student work, are more commonly present in the context of Physical Education teachers, what strategies are used by teachers in relation to the process of inclusion of people with disabilities, in Physical Education classes, what are the strategies and methodological processes used by teachers in classes with dance content, the strategies used by teachers when working with dance for students with disabilities, and the main difficulties of teaching dance in Physical Education classes for students with disabilities. Based on the information obtained from the research participants, an educational product was created in the form of a didactic notebook named: Dance and Inclusion: suggestions for activities for Physical Education classes. This material aims to contribute to the theme in the scientific literature and help teachers to develop dance content in an inclusive way in Physical Education classes. Eighteen Physical Education teachers from the Municipal Education Network in the city of Ponta Grossa - PR, who work in the early years of Elementary School, participated in this research. This is research with a quali- quantitative approach, of an exploratory and interpretative nature. Data collection was conducted from an online questionnaire composed of open and closed questions on the themes of professional training, dance, and inclusion. The results referring to the qualitative part were subsidized by the Content Analysis (CA) technique from the perspective of Bardin (2016). Data from the quantitative part were analyzed by calculating, in percentage, averages and standard deviation of the answers to the closed questions and presented in a descriptive way. The results indicated that teachers work with dance content in their classes and use different strategies to include students with disabilities. However, it was noted that knowledge about the content of dance and about the possibilities of dancing to develop this theme for people with disabilities is still insufficient, which indicates the need for further discussions and investments in continued training processes. In addition to the educational product developed with this study, we identified that dance content can be used as an efficient means of inclusion for students with disabilities in Physical Education classes in the early grades of Elementary School, provided that the teacher has access to this knowledge.
Keywords: Educação Física Escolar
Dança
Educação Especial e Inclusiva
Deficiência
School Physical Education
Dance
Special and Inclusive Education
Deficiency
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI
Citation: MARTINHUK, Kamila Camilio. A dança como meio de inclusão para a pessoa com deficiência na aula de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3949
Issue Date: 14-Dec-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva - PROFEI

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