Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3951
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O guia CASEL para a aprendizagem socioemocional escolar: uma análise a partir da pedagogia social
metadata.dc.creator: Chicoski, Olavo Henrique de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Scortegagna, Paola Andressa
metadata.dc.contributor.referee1: Paula, Ercilia Maria Angeli Teixeira de
metadata.dc.contributor.referee2: Peloso, Franciele Clara
metadata.dc.contributor.referee3: Martiniak, Vera Lucia
metadata.dc.description.resumo: A ampliação do debate sobre competências socioemocionais no âmbito das políticas educacionais brasileiras (especialmente na Base Nacional Comum Curricular), enquanto modelo de compreensão da formação social e emocional dos sujeitos, tem o Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning (CASEL) framework como a principal referência internacional. A presente pesquisa, vinculada à linha de História e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, caracteriza-se como documental, numa abordagem qualitativa, tendo como fundamento a dialética materialista e tem como objeto de estudo o Guia CASEL para a Aprendizagem Socioemocional (ASE) Escolar, a partir do campo da Pedagogia Social. A ASE Escolar consiste em uma compreensão multidimensional de como a ASE é desenvolvida didaticamente na escola. Esta pesquisa responde à seguinte questão: Qual a teoria sociopedagógica presente no Guia CASEL para a ASE Escolar? A partir da questão inicial, apresentam-se as questões: A teoria sociopedagógica do Guia CASEL pode ser analisada a partir da Pedagogia Social? Quais as relações entre o Guia CASEL, a Pedagogia Social e a Educação Social? O Objetivo geral desta pesquisa é: analisar a teoria sociopedagógica presente no Guia CASEL para Aprendizagem Socioemocional (ASE) Escolar, a partir dos pressupostos epistemológicos da Pedagogia Social. Tem como objetivos específicos: Estabelecer a relação entre a Pedagogia Social e as categorias práxis e contradição; Descrever os fundamentos do Guia CASEL, identificando relações com a Pedagogia Social e as categorias práxis e contradição; Sistematizar os componentes do Guia CASEL para a ASE Escolar. Para tanto, a pesquisa está fundamentada em: Marx (2016), Cabanas (1997), Lukács (2003, 2013), Luzuriaga (1960), Petrus Rotger (1997), Vázquez (1990) e Serrano (2009). Como procedimento metodológico, foi realizada a catalogação, leitura, organização de dados e análise a partir dos documentos disponíveis online do CASEL, em especial aqueles do Guia CASEL para ASE Escolar. A análise documental foi realizada conforme Oliveira (2007). A pesquisa se justifica pela necessidade de aprofundar a reflexão acadêmica brasileira sobre os fundamentos do desenvolvimento social e emocional proposto internacionalmente e integrado nacionalmente às políticas curriculares (em especial a BNCC). Como resultados, pontua-se a aderência da proposta sociopedagógica do CASEL a um paradigma tecnológico de Pedagogia Social e a contradição essencial e fundamental entre emancipação e adaptação presente nas competências elaboradas e no guia metodológico que possui uma abordagem complexa da ASE Escolar muito bem estruturada, mas necessitada de uma superação para um paradigma crítico.
Abstract: The expansion of the debate on social and emotional competencies within the scope of Brazilian educational policies (especially in the Common National Curriculum Base), as a model for understanding the social and emotional formation of the subjects, has the Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning (CASEL) framework as the main international reference. This research is characterized as documentary, in a qualitative approach, based on Dialectical-Historical Materialism and has as object of study the CASEL Guide to Schoolwide Social and Emotional Learning (SEL), from the field of Social Pedagogy. Schoolwide SEL consists of a multidimensional understanding of how SEL is didactically developed in school. This research answers the following question: What is the social-pedagogical theory present in the CASEL Guide to Schoolwide SEL? From the initial question, the guiding questions are presented: Can the social-pedagogical theory of the CASEL Guide be analyzed from the Social Pedagogy? What are the relationships between the CASEL Guide, Social Pedagogy and Social Education? The general objective of this research is: to analyze the social-pedagogical theory present in the CASEL Guide to Schoolwide SEL, based on the epistemological assumptions of Social Pedagogy. Its specific objectives are to: establish the relationship between Social Pedagogy and the categories praxis and contradiction; describe the foundations of the CASEL Guide, identifying relations with Social Pedagogy and the categories praxis and contradiction; systematize the components of the CASEL Guide to Schoolwide SEL. To this end, the research is based on: Marx (2016), Cabanas (1997), Lukács (2003, 2013), Luzuriaga (1960), Petrus Rotger (1997), Vázquez (1990) and Serrano (2009). As a methodological procedure, the cataloguing, reading, organization of data and analysis was performed from the documents available online from CASEL, especially those of the CASEL Guide to Schoolwide SEL. The documental analysis was performed according to Oliveira (2007). The research is justified by the need to deepen the Brazilian academic reflection on the fundamentals of social and emotional development proposed internationally and integrated nationally with curricular policies (especially on the BNCC). As results, we point out the adherence of CASEL's social- pedagogical proposal to a technological paradigm of Social Pedagogy (CABANAS, 1997) and the essential and fundamental contradiction between emancipation and adaptation present in the elaborate dwells and in the methodological guide that has a complex approach to Schoolwide SEL that is very well structured, but in need of an overcoming for a critical paradigm (CABANAS, 1997).
Keywords: Aprendizagem Socioemocional
Pedagogia Social
CASEL
Social and Emotional Learning
Social Pedagogy
CASEL
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: CHICOSKI, Olavo Henrique de Souza. Guia CASEL para a Aprendizagem Socioemocional Escolar: uma análise a partir da Pedagogia Social. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3951
Issue Date: 13-Feb-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Olavo Henrique de Souza Chikoski.pdfdissertação completa em pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons