Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3954
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A Formação Continuada no Contexto da Educação Inclusiva: contribuições para as práticas pedagógicas de professores do Município de Caçador-SC
metadata.dc.creator: Matias, Francine de
metadata.dc.contributor.advisor1: Foltran, Elenice Parise
metadata.dc.contributor.referee1: Martiniak, Vera Lúcia
metadata.dc.contributor.referee2: Polon, Sandra Machado
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como temática a formação continuada de professores no contexto da educação inclusiva, inserindo-se na Linha de Pesquisa Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do Programa de Mestrado em Educação Inclusiva - PROFEI. Neste trabalho defende-se a hipótese de que para a verdadeira inclusão, a comunidade escolar necessita estar envolvida em todo processo educacional, ou seja, nas discussões e decisões relativas à organização curricular, a fim de que esta esteja consolidada em uma perspectiva inclusiva. Diante dessa realidade, a formação continuada é indispensável, para que o professor possa promover uma aprendizagem significativa aos seus alunos, atendendo às especificidades e singularidades dos alunos presentes na sala de aula. Por isso, o objetivo geral deste estudo foi o de apresentar uma proposta de formação continuada para os professores dos anos iniciais do ensino Fundamental do Município de Caçador – SC, indicando-se como objetivos específicos: 1) Contextualizar histórica e politicamente o desenvolvimento da Educação Inclusiva no Brasil; 2) Identificar os pressupostos legais da Educação Inclusiva no Estado de Santa Catarina e no Município de Caçador; 3) Elaborar um caderno pedagógico para subsidiar o curso de formação proposto, com foco no público-alvo da Educação Especial, colaborando para práticas pedagógicas inclusivas; 4) Avaliar as possibilidades que o caderno pedagógico oferece para a formação continuada dos docentes. Para tanto, optou-se pela abordagem qualitativa, descritiva e de campo. Os procedimentos metodológicos empregados foram: revisão da literatura, desenvolvimento de um curso de formação continuada, organizado em seis encontros, sendo que em cada encontro foi abordada uma temática relacionada ao trabalho com o público alvo da Educação Espacial, para professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental, nas classes regulares do município de Caçador-SC. A materialização do curso foi em formato de caderno pedagógico como produto dessa pesquisa e a avaliação do curso e do produto educacional foi por meio de um formulário do Google Forms disponibilizado aos professores participantes. Por meio do trabalho, foi possível perceber a necessidade de engajamento dos professores para a sua formação continuada e ainda que o produto educacional pode contribuir para futuras formações subsidiando as práticas pedagógicas em uma perspectiva inclusiva.
Abstract: This research is themed by the continuing education of teachers in the context of inclusive education, as part of the Special Education Research Line in the Perspective of Inclusive Education of the Master's Program in Inclusive Education - PROFEI. In this study, the hypothesis that is defended is that for the true inclusion, scholarship community must be involved in all educational process that is, in all discussions and decisions related to the curricular organization, so that it is created in an inclusive perspective. In this reality, the continuous education is required, so that teachers can promote a meaningful learning to its students, meetings the specificities and singularities of the students. Hence, the main goal of this study was to present a proposal of continuous education for teachers of the initial years of elementary school in the city of Caçador – SC, with the following specific goals: 1) Historically and politically contextualize the Inclusive Education development in Brazil; 2) Identify the legal assumptions in the State of Santa Catarina and in the city of Caçador; 3) Develop a pedagogical reference to serve as a base of the proposed course, focused on the target audience of Special Education, in order to help with the inclusive pedagogical practices; 4) Assess possibilities that the pedagogical reference provides to the continuous education of teachers. For the assessment, the qualitative, descriptive and field approaches have been used. The methodological procedures used have been: state- of-the-art review, development of a continuous education course, organized in six meetings. In each meeting, a theme related to the attendees of the Special Education has been approached. Meetings’ invitees have been teaches of the initial years of elementary school in the regular classes of the Caçador city. The product of this research was a pedagogical notebook and the assessment of the course and the product has been performed through Google Forms sent to the meeting attendees. Through this study, it was possible to notice the true engagement of teachers on their own continuous education and that the educational product can contribute in future trainings as a guideline for pedagogical practices in an inclusive perspective.
Keywords: Educação Inclusiva
Formação Continuada
Estratégias Pedagógicas Inclusivas
Inclusive Education
Continuous Education
Inclusive Pedagogical Strategies
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI
Citation: MATIAS, Francine de. A formação continuada no contexto da educação inclusiva: contribuições para as práticas pedagógicas de professores do Município de Caçador-SC. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3954
Issue Date: 28-Apr-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva - PROFEI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francine de Matias.pdfdissertação completa em pdf982.13 kBAdobe PDFView/Open
Produto Educacional.pdf8.42 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons