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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A arte indígena contemporânea: inserção do artivismo na escola pública como prática decolonial
metadata.dc.creator: Fonseca Júnior, Álvaro Franco da
metadata.dc.contributor.advisor1: Couto, Ligia Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Braga, Lucimar Araujo
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Carlos José Ferreira dos
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa de mestrado tem a intenção de apresentar aos professores de ensino fundamental e médio da rede pública de ensino, a “Arte Indígena Contemporânea”, a Arte Ativista Indígena, sendo ela conhecida com o neologismo Artivismo Indígena. Este trabalho coloca-se sob uma perspectiva decolonial de modo a dirimir preconceitos e desinformações a respeito do indígena de hoje, uma vez que são propulsores de manifestações de violência. A investigação bibliográfica foi realizada a partir de trabalhos acadêmicos (teses e dissertações) disponíveis na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), como também em livros e páginas da web, no período de 2020 a 2021, no sentido de observar conteúdo a respeito dos artistas indígenas contemporâneos, ligados ao Ativismo Indígena e o que vem a ser chamado de Artivismo Indígena. Para chegarmos ao objetivo da pesquisa, elegemos o método qualitativo para destacar obras e artistas, que através de seu ativismo e sua militância, destacaram-se como representantes importantes de suas etnias e dos povos indígenas no cenário contemporâneo. Percorremos uma trilha que se iniciou na pesquisa dos conteúdos dos livros didáticos escolares. Em seguida, pela arte indígena ancestral, pois entendemos após análise do Ativismo que a arte atual se origina e tem por fundamentação em seu texto artístico e político de resistência, direitos e manutenção de seus territórios, os saberes ancestrais, misturando-se hoje em dia, de forma híbrida, às tecnologias e suportes do branco. Somente assim podemos vislumbrar a intenção de seus trabalhos e entendermos o significado e o conteúdo do texto de arte do Ativismo indígena. Analisamos parcialmente os conteúdos sobre a arte indígena nos livros didáticos das escolas públicas de nossas escolas. Expusemos minha didática para abordar o tema em sala de aula apresentando possibilidades e dificuldades. Após essa análise e depois desse percurso, pudemos finalmente chegar ao neologismo Artivismo e seus artistas, dando subsídio para a criação de um pequeno catálogo que visa apoiar o conhecimento sobre o tema e seus artistas. Essa pesquisa foi uma grande oportunidade de tomar ciência dessa forma de arte contemporânea, efervescente, necessária, poderosa e que, infelizmente, está sendo ignorada pelos materiais pedagógicos na permanência da manutenção de uma ideia estagnada no tempo de um selvagem primitivo, reproduzindo o desinteresse de um pensamento colonial em modificar esse fato constatado por vários autores como Aníbal Quijano, Casé Angatu, Luis Roberto Andrade Quesada, Paulo Freire, Walter Mignolo, Ailton Krenak, Davi Kopenawa, Daniel Munduruku, Kaka Verá Jakupé, Daiara Tucano Eliane Potiguara, Sônia Guajajara, Jaider Esbell, Naine Terena e reiterado nessa pesquisa.
Abstract: This master's research intends to present to elementary and high school teachers of the public school system, "Contemporary Indigenous Art", Indigenous Activist Art, which is known as Indigenous Artivism. This work is placed under a decolonial perspective in order to dispel prejudices and misinformation about the indigenous people of today, since they are propellants of manifestations of violence. The bibliographical research was conducted from academic works (theses and dissertations) available on the platform of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), as well as in books and web pages, in the period from 2020 to 2021, in order to observe content regarding contemporary indigenous artists, linked to Indigenous Activism and what comes to be called Indigenous Artivism. To reach the research objective, we have chosen the qualitative method to highlight works and artists who, through their activism and militancy, have stood out as important representatives of their ethnic groups and indigenous peoples in the contemporary scenario. We followed a path that began with a survey of the contents of school textbooks. Then, through the ancestral indigenous art, because we understand, after analysing the Activism, that the current art originates from and is based on its artistic and political text of resistance, rights and maintenance of their territories, the ancestral knowledge, mixing nowadays, in a hybrid way, with white technologies and supports. Only in this way can we glimpse the intention of their work and understand the meaning and content of the art text of Indigenous Activism. We partially analysed the contents about Indigenous art in the textbooks of our public schools. We exposed my didactics to approach the theme in the classroom presenting possibilities and difficulties. After this analysis and after this journey, we could finally reach the neologism Artivism and its artists, giving subsidy to the creation of a small catalogue that aims to support the knowledge about the theme and its artists. This research was a great opportunity to become aware of this form of contemporary art, effervescent, necessary, powerful and which, unfortunately, is being ignored by pedagogical materials in the permanence of the maintenance of an idea stagnated in the time of a primitive savage, reproducing the disinterest of a colonial thought in changing this fact verified by several authors such as Aníbal Quijano, Casé Angatu, Luis Roberto Andrade Quesada, Paulo Freire, Walter Mignolo, Ailton Krenak, Davi Kopenawa, Daniel Munduruku, Kaka Verá Jakupé, Daiara Tucano Eliane Potiguara, Sônia Guajajara, Jaider Esbell, Naine Terena and reiterated in this research.
Keywords: Arte Indígena
Artivismo
Lei 11.645/2008
Escola
Indigenous Art
Artivism
Law 11.645/2008
School
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: FONSECA JUNIOR., Álvaro Franco da. A arte indígena contemporânea: inserção do artivismo na escola pública como prática decolonial. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3960
Issue Date: 17-Mar-2023
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