Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3961
metadata.dc.type: Dissertação
Title: As práticas pedagógicas e a autonomia docente nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Ponta Grossa- Pr
metadata.dc.creator: Prestes, Jessica Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor1: Tozetto, Susana Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Stremel, Silvana
metadata.dc.contributor.referee2: Casagrande, Rosana De Castro
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa de mestrado do programa de pós-graduação em educação (PPGE) da Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG, está vinculada à linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem e ao grupo de estudos e pesquisas sobre o trabalho docente GEPTRADO. Teve como objeto de pesquisa a autonomia docente em sua prática pedagógica, orientada pela seguinte questão: De que forma as práticas pedagógicas evidenciam a autonomia docente? Para isso, teve como objetivo geral analisar de que forma as práticas pedagógicas preconizam a autonomia docente, específicos: identificar os saberes da prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Ponta Grossa e verificar em que medida as práticas pedagógicas evidenciam a autonomia docente. Como referenciais teóricos foram utilizado: Gimeno Sacristán (1999, 2000), que aborda a intencionalidade da prática docente e sua definição conceitual; Freire (1996), que comtempla a temática da conscietização da prática critica-reflexiva, sobretudo diante da finalidade da educação;Tardif (2010,2011); que nos ajuda a compreender e elencar os saberes docentes especificos que compõe a prática docente e como sua constituição se faz necessário para uma prática autonoma. Para tanto, fez-se necessário discutir sobre a autonomia docente e sua conceituação, para tanto, apoiando-se nas ideias construidas por Contreras (2002). A fim de realizar uma reflexão a respeito da pesquisa científica e respaldar os dados coletados, buscou-se a contribuição de Bourdieu (1996, 2021) e sua conceituação sobre a construção do habitus, da violência simbólica e da reprodução no campo da educação. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, caracterizada pela investigação do campo. O tratamento e a análise dos dados foram realizados a partir da análise de conteúdo segundo Bardin (2016).Os agentes da pesquisa foram os docentes do ensino fundamental, anos inicias, compreendendo que esses são os professores que atuam do 1o ao 5o ano do ensino fundamental da rede pública do Município de Ponta Grossa/ PR.Tendo como foco os objetivos da pesquisa, assim como a pergunta que a norteou, os primeiros dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário com todos os docentes das escolas selecionadas, seguido por entrevista semiestruturada, elaborada a partir da análise cuidadosa dos dados coletados pelo questionário. A pesquisa pretendeu, contribuir para uma discussão aprofundada sobre a autonomia da prática pedagógica, bem como os sentidos conferidos a ela. As discussões foram balizadas em torno dos saberes docentes e da autonomia relativa do professor. Os resultados dessa pesquisa indicam que quando os professores estão em sua sala de aula, eles podem exercer uma autonomia maior, não absoluta, mas eles podem mudar a sequências de conteúdo, adaptar as aulas, escolher métodos singulares e privilegiar uma prática condizente com seus alunos. Todavia, essa autonomia decresce quando algumas ações, com as quais não concorda são impostas à eles, como por exemplo: a padronização das avaliações em nível de rede municipal; as formações continuadas que não emergem do seu interesse nem do seu cotidiano escolar.
Abstract: The present master’s program research from the post-graduation program in Education (PPGE) from the State University of Ponta Grossa - UEPG, is tied to the line of Teaching and Learning and to the study and research group on the teaching work GEPTRADO. It had as objective of research the teaching autonomy in their pedagogical practice, guided by the following question: In what manner the pedagogical practices evidence the teaching autonomy? In order to do so, it had as general objectice analyzing in which manner the pedagogical practices profess the teaching autonomy, and specific: identifying the knowledge of pedagogical practice of teachers of the early years of Elementary School of the municipal network of Ponta Grossa and verifying in what measure the pedagogical practices evidenced the teaching autonomy. As theorical reference were used: Gimeno Sacristán (1999, 2000), who approaches the intententionality of the teaching practice and its conceptual definition; Freire (1996), who contemplate the theme ofawareness of the critical-reflexive practice, overall in front of the purpose of education; Tardif (2010, 2011); who helps us understanding and listing the specific teaching knowledge which compose the teaching practice and how their constitution is necessary for an autonomous practice. In order to do it, it was necessary discussing teaching autonomy, therefore, supporting on the ideas constructed by Contreras (2002). With the end of realizing a reflection on the scientific research and backing the gathered data, it was searched the contribution of Bourdieu (1996, 2021) and his concepts on the constructionof the habitus, of the symbolic violence and the reproduction in the field of education. The research had a qualitative approach, characterized by the field investigation. The treatment and the analysis of the data were realized from the content analysis according to Bardin (2016). The agents of the research were the teachers of Elementary school, early years, understanding these are the teachers who act from the 1st to the 5th grade of elementary school of the public network of the City of Ponta Grossa/PR. Having in sight the objsectives of the research, as well as the question which guided it, the first data were collected by mean of the application of a questionnaire with all the teachers of the selected schools, folloring a semi-structured interview, elaborated from the careful analysis from the data gathered by the questionnaire. The research intended to contribute for a deeper discussion on the autonomy of the pedagogical practice, as well as the meanings given to it. The discussions were marked out around the teaching knowledge and the autonomy related to the teacher. The results of this research indicate when the teachers are in their classroom, they may exercise more autonomy, not absolute, but they may change the subject sequence, adapt the classes, choose singular methods and privilege a befitting practice to their students. However, this autonomy decreases when some actions which they disagree are imposed to them, as an example: the standardizing of the evaluations in the municipal network level; the continuing education which do not emerge from their interest of their school routine.
Keywords: prática pedagógica
autonomia
formação de professores
saberes docentes
Pedagogical practice
Autonomy
teacher training
Teacheing knowledge
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: PRESTES, Jessica Aparecida. As práticas pedagógicas e a autonomia docente nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Ponta Grossa- Pr. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3961
Issue Date: 2-Jun-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jessica Aparecida Prestes.pdfdissertação completa em pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons