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metadata.dc.type: Tese
Title: Avaliação das (re)configurações do PIBID de História no Paraná pelos coordenadores de área (2011- 2020)
metadata.dc.creator: Batista, Ruhama Ariella Sabião
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandalise, Mary Ângela Teixeira
metadata.dc.contributor.referee1: Moreno, Jean Carlos
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Regilson Maciel
metadata.dc.contributor.referee3: Cartaxo, Simone Regina Manosso
metadata.dc.contributor.referee4: Campos, Névio de
metadata.dc.description.resumo: Esta tese foi desenvolvida a partir da seguinte questão norteadora: Quais foram as (re)configurações do PIBID, durante o período de 2011 a 2020, evidenciadas na avaliação dos coordenadores de área do PIBID de História no Paraná? O objetivo geral da pesquisa foi analisar as (re)configurações do PIBID de História desenvolvido em universidades paranaenses a partir da avaliação do Programa pelos coordenadores de área, atuantes no período 2011 a 2020. O argumento desta tese é comprovar, a partir das fontes e da produção dos dados, que, como política não institucionalizada, o PIBID possibilitou aos coordenadores interpretarem o Programa a partir do habitus individual e coletivo dos agentes, que mesmo a partir de diferentes formações e concepções, tiveram em comum os embates e desafios vivenciados no campo da formação de professores de História e as especificidades das políticas de Educação no contexto brasileiro. A teoria da avaliação de políticas e programas orientada por/para uma agenda social, conceitos da teoria bourdieusiana e das perspectivas decoloniais fundamentaram esta pesquisa, de abordagem qualitativa, cujo campo empírico foi constituído por dezesseis subprojetos do PIBID de História, implantados nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná. Os participantes foram os coordenadores dos subprojetos selecionados por meio de uma amostragem intencional. Os procedimentos utilizados para a produção dos dados foram a análise documental e questionários online. A metodologia da Análise Textual Discursiva – ATD foi utilizada no tratamento, organização e análise dos dados oriundos das respostas aos questionários, por meio da qual emergiram as dimensões avaliadas referentes ao PIBID de História: coordenação; elaboração do subprojeto; implantação e implementação nas IES e nas escolas; resultados e efeitos do Programa; (re)configurações e autoavaliação dos coordenadores sobre a atuação no subprojeto. Dentre os principais resultados da tese, destaca-se: as (re)configurações identificadas foram advindas, principalmente, em decorrência das mudanças das políticas de governo, pois o Programa não foi institucionalizado como uma política de Estado; a formação de uma parcela significativa de coordenadores não estava associada diretamente ao Ensino de História/Formação de Professores, por isso, gerou dificuldades na elaboração dos subprojetos; foram apresentados entraves e potencialidades na relação universidade-escola e na estrutura curricular da disciplina de História vigente nas escolas; o Programa evidenciou os desafios e embates dos agentes no campo da formação de professores de História e a carência de avaliações do PIBID que considerassem as especificidades dos contextos de atuação dos subprojetos enquanto um Programa que integra uma política nacional de formação inicial de professores. Por fim, considera-se que a avaliação orientada por/para uma agenda social do PIBID de História no Paraná colocou em relevo a realidade das políticas educacionais no Brasil, que buscam por meio dos subsídios lidar com outros problemas advindos do contexto de um país que sofre as marcas da colonialidade.
Abstract: This thesis was developed from the following guiding question: What were the (re)configurations of PIBID during 2011 to 2020 evidenced in the evaluation of the area coordinators of History PIBID in Paraná? The general objective of the research was to analyze the (re)configurations of the History PIBID developed in Paraná universities from the evaluation of the Program by the area coordinators active between 2011 to 2020. The argument of this thesis is to demonstrate from the sources and data production as a non-institutionalized policy PIBID enabled coordinators to interpret the Program from the individual and collective habitus of the agents who even from different backgrounds and conceptions, had in common the clashes and challenges experienced in the field of History teacher education and the specificities of Education policies in the brazilian context. The theory of policy and program evaluation oriented by/for a social agenda, concepts of bourdieusian theory and decolonial perspectives underpinned this qualitative research whose empirical field consisted of sixteen History PIBID subprojects implemented in Higher Education Institutions (HEI) in Paraná. The participants were the coordinators of the subprojects selected through an intentional sampling. The procedures used to produce the data were document analysis and online questionnaires. The methodology of Discursive Textual Analysis was used in the treatment, organization and analysis of the data from the answers to the questionnaires, through which the evaluated dimensions related to the PIBID of History emerged: coordination; elaboration of the subproject; implantation and implementation in HEI and schools; results and effects of the Program; (re)configurations and self- assessment of the coordinators about the performance in the subproject. Among the main results of the thesis, we highlight: the (re)configurations identified were mainly due to changes in government policies as a Program was not institutionalized as a State policy; the training of a significant portion of coordinators was not directly associated with History Teaching/Teacher Training, therefore, it generated difficulties in the elaboration of the subprojects; obstacles and potentialities were presented in the university-school relationship and in the curricular structure of the History discipline in force in schools; the Program highlighted the challenges and clashes of agents in the field of History teacher training and the lack of PIBID evaluations that considered the specificities of the contexts of subprojects' performance as a Program that integrates a national policy of initial teacher training. Finally, it is considered that the evaluation guided by/for a social agenda of the History PIBID in Paraná highlighted the reality of educational policies in Brazil, which seek through subsidies to deal with other problems arising from the context of a country that suffers the marks of coloniality.
Keywords: Avaliação de Políticas e Programas Educacionais
Avaliação por/para uma agenda social
PIBID de História
Formação inicial de professores.
Evaluation of Educational Policies and Programs
Evaluation by/for a social agenda
PIBID of History
Initial teacher training
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: BATISTA, Ruhama Ariella Sabião. Avaliação das (re)configurações do PIBID de História no Paraná pelos coordenadores de área (2011-2020). 2023. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3967
Issue Date: 31-Jul-2023
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