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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A Educação Física na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos
metadata.dc.creator: Winkler, José Carlos
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Rita de Cássia da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Frasson, Antonio Carlos
metadata.dc.contributor.referee2: Foltran, Elenice Parise
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a educação física na modalidade de educação de jovens e adultos. Tem como questão norteadora a seguinte indagação: como os conteúdos estruturantes da Educação Física são trabalhados com os alunos da EJA? A EJA é uma modalidade de ensino destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental ou médio na idade apropriada. Os alunos caracterizam-se como um público heterogêneo, formado por homens e mulheres, jovens, adultos e idosos, negros e brancos, a empregados ou desempregados que buscam qualificação e melhores ofertas de emprego. Com isso, teve como objetivo investigar a educação física na educação de jovens e adultos na rede pública do estado do Paraná e como objetivos específicos: relacionar a educação física, a educação de jovens e adultos e os debates sobre os princípios inclusivos; problematizar a educação física considerando as características do público atendido pela EJA; entender como os professores de educação física, da rede pública do Paraná, planejam suas aulas diante das especificidades dos alunos da EJA. A metodologia adotada para realização deste trabalho tem por base autores que tratam da educação inclusiva, da educação física e da educação de jovens e adultos. Para coleta de dados foi elaborado um questionário qualitativo com perguntas abertas e fechadas destinado aos professores de educação física que atuam na Educação de Jovens e Adultos na região de Ponta Grossa, PR. A partir da articulação do conceito de inclusão discute- se os princípios da educação inclusiva, alinhados a uma sociedade mais democrática, justa e igualitária. Nesta direção, procura-se articular a educação física, a educação de jovens e adultos com a necessidade de promover os princípios da educação inclusiva nessa modalidade. A análise evidenciou que o trabalho educativo com os alunos da EJA é desafiador, uma vez que demanda condições relacionadas à estrutura das escolas, de materiais e recursos pedagógicos disponíveis na escola. Entretanto, os professores participantes da pesquisa relataram a preocupação com as especificidades dos jovens e adultos e o trabalho com todos os conteúdos definidos no currículo estadual. Certamente, existem entraves que dificultam o trabalho educativo da educação física na EJA, porém com a articulação de ações conjuntas entre os gestores públicos e os profissionais da educação há possibilidades de fortalecer o papel da escola e promover a melhoria da qualidade da educação, possibilitando a efetivação do direito à educação a todas as pessoas.
Abstract: The object of this research is physical education in youth and adult education. Its guiding question is: how are the structuring contents of Physical Education worked with the students of EJA? EJA is an educational modality aimed at those who did not have access or continuity of studies in elementary or high school at the appropriate age. The students are characterized as a heterogeneous public, formed by men and women, young, adults and elderly, black and white, employed or unemployed who seek qualification and better job offers. Thus, it aimed to investigate physical education in youth and adult education in the public network of the state of Paraná and as specific objectives: to relate physical education, youth and adult education and the debates about inclusive principles; to problematize physical education considering the characteristics of the public served by EJA; to understand how physical education teachers, from the public network of Paraná, plan their classes facing the specificities of EJA students. The methodology adopted for this study is based on authors who deal with inclusive education, physical education, and youth and adult education. For data collection, a questionnaire with open and closed questions was prepared for physical education teachers who work in Youth and Adult Education in the region of Ponta Grossa, PR. From the articulation of the concept of inclusion, the principles of inclusive education are discussed, aligned to a more democratic, fair and egalitarian society. In this direction, we try to articulate physical education and youth and adult education with the need to promote the principles of inclusive education in this modality. The analysis showed that the educational work with EJA students is challenging, since it demands conditions related to school structure, materials, and pedagogical resources available at school. However, the teachers participating in the research reported a concern with the specificities of young adults and working with all the contents defined in the state curriculum. Certainly, there are obstacles that hinder the educational work of physical education in EJA, but with the articulation of joint actions between public managers and education professionals, there are possibilities to strengthen the role of schools and promote the improvement of the quality of education, enabling the realization of the right to education for all people.
Keywords: Educação inclusiva
Educação Física
EJA
Inclusive education
Physical Education
Youth and Adult Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI
Citation: WINKLER, José Carlos. A educação física na modalidade de educação de jovens e adultos. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3977
Issue Date: 31-Oct-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva - PROFEI

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