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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A educação das relações étnico-raciais na formação inicial de professores
metadata.dc.creator: Costa, Cristiane Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor1: Martiniak, Vera Lucia
metadata.dc.contributor.referee1: Francisco, Marcos Vinicius
metadata.dc.contributor.referee2: Heerdt, Bettina
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como objeto a educação das relações étnico-raciais no contexto da formação inicial de professores, integra o Grupo de Pesquisa História e Historiografia da Educação Brasileira e da Linha de Pesquisa de História e Política Educacionais. Tem como objetivo analisar a efetivação dos conteúdos relacionados à educação das relações étnico-raciais no contexto da formação inicial de professores. O tema de pesquisa tem respaldo na lei 10.639/2003 no que tange a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e apresenta questões pertinentes, pois tem o potencial de permitir o reconhecimento e valorização de alunos negros, bem como de sua identidade e importância para a formação da sociedade brasileira. Constata-se a necessidade da formação inicial do professor para que possa ensinar os conteúdos de forma adequada contemplando a legislação. A formação de professores enfrenta inúmeros desafios devido à complexidade de questões como relacionar a prática educacional os conhecimentos teóricos e práticos, sendo a educação um fator de extrema importância para o desenvolvimento da sociedade, onde o conhecimento é essencial. O estudo tem como abordagem a pesquisa qualitativa, caracterizada como uma investigação que visa abordar o mundo, explicar os fenômenos sociais. Os procedimentos metodológicos foram norteados a partir da análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura de uma faculdade privada no município de Ponta Grossa, PR, com os seguintes conceitos- chave: conhecimentos relativos à Educação das Relações Étnico-Raciais e conhecimentos relacionados à Educação das Relações Étnico-Raciais. Os Projetos Políticos de Curso são os documentos que apresentam dados que serão interpretados e elaborados à luz dos autores presentes no referencial teórico e de acordo com a própria concepção e intenção do documento em si. Entende–se que a formação inicial docente se torna imprescindível a partir do desenvolvimento de reflexões e construções de ações político-pedagógicas em torno da relação teórica e prática que aborda as questões voltadas para a educação e as relações étnico-raciais visando à ressignificação da formação identitária brasileira e o enfrentamento do quadro de desigualdades históricas que colocam a população negra em condições de desvantagem estrutural no campo do acesso a direitos fundamentais que são refletidos nos diversos indicadores socais. É necessário que as instituições formadoras repensem a organização curricular, de modo que possa superar as lacunas na formação de professores os desafios postos pelos profissionais - que justificam a ausência da temática, principalmente no tocante a educação das relações étnico-raciais. Nessa perspectiva, os currículos dos cursos de licenciaturas, embora tenham sofrido transformações no sentido de ampliar a dimensão formativa de professores no que se refere à educação para as relações étnico-raciais, ainda ficam subentendidos a uma visão sócio-histórica da educação. Outro aspecto importante na formação docente, no que diz respeito no âmbito da universidade, são discussões sobre a ERER que não devem ficar restritas ao ensino ou à disciplina, mas abranger atividades de extensão e de pesquisa. As discussões em eventos acadêmicos, debates, grupo de estudos e pesquisas são instrumentos importantes nos processos formativos dos alunos.
Abstract: This study has as its object the education of ethnic-racial relations in the context of the initial training of teachers, it is part of the Research Group History and Historiography of Brazilian Education and the Research Line of Educational History and Policy. It aims to analyze the effectiveness of contents related to the education of ethnic-racial relations in the context of initial teacher training. The research theme is supported by law 10.639/2003 regarding the mandatory teaching of Afro-Brazilian history and culture and presents pertinent questions, as it has the potential to allow the recognition and appreciation of black students, as well as their identity and importance for the formation of Brazilian society. There is a need for initial teacher training so that they can teach the contents adequately, contemplating the legislation. Teacher training faces numerous challenges due to the complexity of issues such as relating educational practice to theoretical and practical knowledge, education being an extremely important factor for the development of society, where knowledge is essential. The study has a qualitative research approach, characterized as an investigation that aims to approach the world, explain social phenomena. The methodological procedures were guided from the document analysis of the Pedagogical Projects of the Degree Courses of a private college in the city of Ponta Grossa, PR, with the following key concepts: knowledge related to the Education of Ethnic-Racial Relations and knowledge related to Education of Ethnic-Racial Relations. The Course Political Projects are the documents that present data that will be interpreted and elaborated in the light of the authors present in the theoretical framework and in accordance with the very conception and intention of the document itself. It is understood that initial teacher training becomes essential from the development of reflections and constructions of political-pedagogical actions around the theoretical and practical relationship that addresses issues related to education and ethnic-racial relations aimed at re-signification of training Brazilian identity and the confrontation of historical inequalities that place the black population in conditions of structural disadvantage in the field of access to fundamental rights that are reflected in the various social indicators. It is necessary that educational institutions rethink the curricular organization, so that gaps in teacher education can overcome the challenges posed by professionals - which justify the absence of the theme, especially with regard to the education of ethnic-racial relations. In this perspective, the curricula of degree courses, although they have undergone transformations in the sense of expanding the formative dimension of teachers with regard to education for ethnic-racial relations, are still implied by a socio-historical view of education. Another important aspect in teacher training, with regard to the university, are discussions about the ERER that should not be restricted to teaching or the discipline, but include extension and research activities. Discussions in academic events, debates, study groups and research are important instruments in the students' formative processes.
Keywords: Políticas Educacionais
Educação das Relações Étnico-Raciais
Formação Inicial de Professores
Educational Policies
Education for Ethnic-Racial Relations
Initial Teacher Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: COSTA, Cristiane Aparecida. A educação das relações étnico-raciais na formação inicial de professores. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3984
Issue Date: 24-Apr-2023
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