Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3987
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Fonoaudiologia e Educação: escuta de professores sobre linguagem
metadata.dc.creator: Ramos, Francieli de
metadata.dc.contributor.advisor1: Saleh, Pascoalina Bailon de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Capristano, Cristiane Carneiro
metadata.dc.contributor.referee2: Carlos, Valeska Gracioso
metadata.dc.description.resumo: A proposta desta dissertação é a escuta de professores da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental sobre a linguagem, mais especificamente sobre a fala e a escrita. Escuta que se dá a partir do “desencontro” entre a atuação fonoaudiológica e o constante diálogo com os professores acerca dos encaminhamentos e atendimentos realizados com sujeitos que, segundo esses profissionais, apresentam “dificuldades” na fala e na escrita. O objetivo geral consiste em escutar professores da Educação Infantil e Séries Iniciais de um município do interior do Paraná acerca da linguagem e dos processos de ensino e aprendizagem. Os objetivos específicos são investigar qual é a importância atribuída à linguagem pelos professores participantes da pesquisa; identificar a concepção de linguagem e de ensino-aprendizagem presente no discurso dos professores; e explicitar os possíveis efeitos dos documentos norteadores da Educação referentes à linguagem sobre a prática pedagógica dos professores. Do ponto de vista metodológico, este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, exploratória e de caráter descritivo, do qual participaram dez professores da Educação Infantil e Séries Iniciais. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi a entrevista semidirigida, em que um roteiro semiestruturado serviu de norte para a coleta dos depoimentos. A análise dos dados foi realizada conforme a metodologia proposta por Minayo (1996), com o estabelecimento de eixos para discussão. Quanto à organização, a dissertação está dividida em quatro capítulos. O capítulo 1 aborda a fala e a escrita a partir do interacionismo proposto por De Lemos (1998, 2001, 2002). O capítulo 2 volta-se para o entendimento sobre linguagem presente nos documentos orientadores da Educação. O capítulo 3 se refere aos aspectos metodológicos da investigação. No capítulo 4, são desenvolvidas a análise e a discussão dos dados organizadas pelos eixos estabelecidos previamente: “a linguagem e sua importância no contexto escolar — articulações com a aquisição”; “concepções de linguagem e de ensino- aprendizagem subjacentes ao olhar dos professores”; “sobre a influência dos documentos norteadores da educação — o que afirmam os professores”. A análise mostra que entre os entrevistados prevalece uma perspectiva tradicional sobre a fala e a escrita, na medida em que, para eles, a percepção e a cognição têm grande relevância para a aquisição. Dessa forma, a linguagem é tomada como um objeto transparente e passível de controle pelo sujeito. Os autores mais citados em referência às perspectivas teóricas adotadas pelos professores foram Piaget, Vygotsky e Emília Ferreiro, o que aponta para certa incompatibilidade teórica, ainda que seja possível certa aproximação entre eles. A BNCC foi o documento mais referenciado como norteador dos processos de ensino e aprendizagem pelos professores. No entanto, a perspectiva assumida desde os PCN em 1997 e na última atualização da base é a sócio-histórica, à qual os professores não fizeram referência. Esses resultados apontam para a necessidade de mais reflexões na formação docente, inicial e continuada, a partir de perspectivas discursivas de linguagem.
Abstract: This thesis aimed to listen to early childhood education and elementary school teachers about language, specifically speech and writing. This listening was based on the "mismatch" between speech therapy and the constant dialogue with teachers about the referrals and assistance provided to subjects who, according to these professionals, have "issues" in speaking and writing. The main objective was to listen to early childhood teachers and early grades from a city in the state of Paraná, about language and teaching and learning processes. The specific objectives were to investigate what is the importance attributed to language by those teachers participating in the research; identify the conception of language and teaching-learning present in the teachers' discourse; and explain the possible effects of the Education guiding documents, which are related to language, on the teachers' pedagogical practice. From the methodological point of view, this study is characterized as qualitative, exploratory, and descriptive research in which ten teachers from childhood education and early grades participated. The instrument used for data collection was the semi-directed interview, in which a semi-structured script served as the north for the supply of testimonies. Data analysis happened according to the methodology proposed by Minayo (1996), in which it is possible to establish data analysis and discussion axes. As for the organization, this is a four chapters work. Chapter 1 deals with speech and writing from the point of view of Interactionism proposed by De Lemos (1998, 2001, 2002); chapter 2 turns to the understanding of language present in the Education guiding documents; chapter 3 refers to the methodological aspects of the investigation; chapter 4 presents the analysis and discussion of data, organized by previously established axes: language and its importance in the school context – articulations with acquisition; conceptions of language and teaching-learning underlying the teachers' view; on the influence of educational guiding documents – what teachers say. The analysis shows that among the interviewees, a traditional perspective on speech and writing prevails insofar as, for them, perception and cognition are of great relevance for acquisition. Thus, language is considered a transparent object which could be controlled by the subject. The most quoted authors on the theoretical perspectives adopted by the teachers were Piaget, Vygotsky, and Emília Ferreiro. This points to a particular theoretical incompatibility, even though a certain rapprochement between them is possible. The BNCC was the most referenced document by the teachers as a guide for teaching and learning processes. However, the perspective assumed since the PCNs in 1997 and the last update of the base is the Socio-historical one, to which the professors did not refer. These results point to the need for further reflection on initial and continuing teacher training, from discursive language perspectives.
Keywords: Linguagem
Aquisição
Educação
Interacionismo
Language
Acquisition
Education
Interactionism
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: RAMOS, Francieli de. Fonoaudiologia e educação: escuta de professores sobre a linguagem. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3987
Issue Date: 12-Jun-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francieli de Ramos.pdfdissertação completa em pdf908.15 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons