Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4043
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação Ambiental: concepções sobre meio ambiente entre alunos do Curso de Formação de Docentes em Ponta Grossa, PR
metadata.dc.creator: Smaha, Lucelia
metadata.dc.contributor.advisor1: Moro, Rosemeri Segecin
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Lenir Aparecida Mainardes da
metadata.dc.contributor.referee2: Antiqueira, Lia Maris Ritter
metadata.dc.description.resumo: Estamos vivenciando a Modernidade Tardia, na qual predominam influências da globalização, individualização e reflexividade. Inseridos nesse contexto, a produção de conhecimento acontece através da interação entre os indivíduos capazes de formular e reformular conceitos por meio da linguagem e do discurso. Diante dessa realidade, emergem, na sociedade, diferentes discussões sobre a relação sociedade-natureza e a temática ambiental. Esta pesquisa analisou como os alunos de um curso Técnico de Formação de Docentes construíram o conceito de preservação de ambiental, dentro das categorias de análise da Geografia. A hipótese de trabalho é que existia um corpus conceitual elaborado a partir de uma identidade cultural entre os futuros docentes, e que este corpus seria passível de ser detectado e caraterizado a partir da aplicação de técnicas da pesquisa social. Os passos metodológicos abrangeram o levantamento teórico- conceitual, atividade exploratória motivacional, observação participante em uma área natural, atividade cognitiva de associação de temas e grupo focal. Através da análise do Discurso do Sujeito Coletivo sobre a fala e escrita dos discentes, os resultados apontaram que os participantes atribuem ao meio ambiente, principalmente, os sentidos de beleza e disponibilidade de recursos. Dessa forma, conceitos enquadraram-se na vertente da Educação Ambiental Conservacionista. Buscando entender como o tema é tratado nas instituições de ensino, foram analisados os Projetos Pedagógicos dos Cursos de licenciatura das Universidades públicas de Ponta Grossa, bem como o Projeto Político Pedagógico do Curso de Formação de Docentes da instituição de ensino dos participantes da pesquisa, constatando-se que em sua grande maioria, possuem forte embasamento teórico, contando inclusive, com disciplinas diretamente relacionadas a Educação Ambiental. Sabe-se que a Educação Ambiental, não está diretamente relacionada as instituições de ensino, mas pode ser uma importante ferramenta dentro das escolas e universidades na construção do conhecimento vinculado ao meio ambiente. Observou-se uma fragilidade nas abordagens metodológicas, que não alcançaram, em sua maioria, reflexões aprofundadas capazes de contribuir para a Educação Ambiental Crítica, capaz de correlacionar o meio ambiente as esferas social, econômica, cultural e política. Nota- se a necessidade de uma prática docente leve à condução de discussões pautadas de forma crítica sobre o meio ambiente, voltadas para uma formação profissional focada na sustentabilidade.
Abstract: We are experiencing Late Modernity, in which the influences of globalization, individualization, and reflexivity predominate. Inserted in this context, the production of knowledge occurs through interaction between individuals capable of formulating and reformulating concepts through language and discourse. Faced with this reality, different discussions about the society-nature relationship and environmental issues emerge in society. This research analyzed how students in a Technical Teacher Training course constructed the concept of environmental preservation, within the analysis categories of Geography. The working hypothesis is that there was a conceptual corpus drawn from a cultural identity among future teachers and that this corpus could be detected and characterized through the application of social research techniques. The methodological steps covered a theoretical-conceptual survey, motivational exploratory activity, participant observation in a natural area, the cognitive activity of theme association, and a focus group. Through the analysis of the Collective Subject Discourse on the students' speech and writing, the results showed that the participants attribute to the environment, mainly, the meanings of beauty and availability of resources. In this way, concepts fell within the scope of Conservationist Environmental Education. Seeking to understand how the topic is dealt with in educational institutions, the Pedagogical Projects of the undergraduate courses at the public Universities of Ponta Grossa were analyzed, as well as the Pedagogical Political Project of the Teacher Training Course at the educational institution of the research participants, finding most of them have a strong theoretical basis, including subjects directly related to Environmental Education. It is known that Environmental Education is not directly related to educational institutions, but it can be an important tool within schools and universities in the construction of knowledge linked to the environment. A weakness was observed in the methodological approaches, which did not, for the most part, achieve in-depth reflections capable of contributing to Critical Environmental Education, capable of correlating the environment with the social, economic, cultural, and political spheres. There is a need for a light teaching practice to conduct critically guided discussions about the environment, aimed at professional training focused on sustainability.
Keywords: Educação Ambiental
meio ambiente
Projeto Pedagógico
Ensino de Ciências
Environmental Education
Environment
Pedagogical Project
Science Teaching
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Geociências
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Gestão do Território
Citation: SMAHA, Lucelia. Educação Ambiental: concepções sobre meio ambiente entre alunos do Curso de Formação de Docentes em Ponta Grossa, PR. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão de Território) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4043
Issue Date: 10-Aug-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Mestrado em Gestão do Território

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucelia Smaha.pdfdissertação completa em pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons