Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4051
metadata.dc.type: Dissertação
Title: As percepções relacionadas à Educação Inclusiva e as necessidades formativas para profissionais de Educação Física que atuam na Educação Básica
metadata.dc.creator: Ribeiro, Atlantico Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Tavares, Carolina Paioli
metadata.dc.contributor.referee1: Salles Filho, Nei Alberto
metadata.dc.contributor.referee2: Paula, Adriana Inês de
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desse estudo foi investigar as percepções relacionadas à Educação Inclusiva e as necessidades formativas dos profissionais que se encontram ministrando aulas para a disciplina de Educação Física na rede estadual de ensino da cidade de Ponta Grossa/PR e que atuam com estudantes que são o público alvo da Educação Especial (PAEE) na Educação Básica para o Ensino Fundamental II. O grupo experimental do nosso estudo foi composto por profissionais que ministraram aulas para estudantes regularmente matriculados no ano letivo de 2022 e que possuíam alguma deficiência devidamente diagnosticada por profissional qualificado na referida área médica específica e com laudo. A metodologia da pesquisa utilizada nesse estudo se caracterizou como sendo básica estratégica, com abordagem quanti- qualitativa e de cunho interpretativo. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário composto por 20 questões organizadas a partir: a) do perfil profissional; b) de como é/foi a formação docente; c) de quais são as necessidades formativas identificadas, e; d) qual o conceito entendido a respeito da Educação Especial na perspectiva de uma Educação Inclusiva. Os dados obtidos contribuíram na elaboração do Produto Educacional (PE), isto é, em um “Caderno de Orientação” (no formato e-book), em versão eletrônica, e salvo em formato portátil de documento (PDF). Os dados foram analisados considerando quatro blocos: no BLOCO 01, o qual tratou do perfil demográfico dos profissionais da disciplina de Educação Física da rede estadual de ensino da cidade de Ponta Grossa/PR, obtivemos os seguintes resultados: com relação à idade, verificou-se que 77,77% dos professores encontram- se acima dos 35 anos, são majoritariamente do gênero masculino (55,46%), com 72,23% pertencentes ao Quadro Próprio do Magistério – QPM, e ministrando aulas há mais de 10 anos (72,23%). No BLOCO 02, o qual tratou da formação docente dos profissionais da disciplina de Educação Física no contexto da escola inclusiva, verificou-se que: 66,64% concluíram sua formação até o ano 2000, 77,77% finalizaram sua graduação em instituições públicas, 94,44% realizaram o curso de licenciatura plena, 88,88% concluíram, pelo menos, um curso de pós-graduação após o término da formação inicial, dentre os quais 44,44% possuem pós-graduação em Educação Inclusiva e, dentre estes, apenas um professor com o título de mestre. No que diz respeito a existência de uma disciplina que abordasse a deficiência em sua formação, 66,65% relataram não terem sido ministrados conteúdos relativos ao tema. No que diz respeito as análises qualitativas, estabeleceram-se as seguintes categorias para a realização da Análise de Conteúdo (AC) – Informação/Conhecimento, Despreparo e Formação Continuada. As categorias elencadas representam temas recorrentes, o que nos faz inferir que necessitam de atenção e continuidade de investigação e reflexão. No BLOCO 03, o qual tratou das necessidades formativas dos professores de Educação Física que atuam com estudantes que são o PAEE na Educação Básica para o Ensino Fundamental II, verificou-se que: 66,64% possuem tal formação. Um dado bastante singular merece destaque, apesar do percentual que possui formação em Educação Inclusiva, 61,12% não se sentem capazes de atuar com esse público. Apesar disto, 88,89% acreditam contribuir para uma Educação Inclusiva. No que se refere as atitudes que os professores consideram mais relevantes para a melhora de sua prática pedagógica, a Inclusão contabilizou 66,67% das respostas. No BLOCO 04, o qual tratou do conceito de Educação Inclusiva na percepção dos professores de Educação Física, tendo por destaque as implicações em se lecionar para alunos com deficiência: pode-se inferir que o conceito de Educação Inclusiva é compreendido, na perspectiva abordada pela questão, como Aceitação e Inserção, ambas representando 16,68% das respostas encontradas. Dentre os docentes, verificou-se que 88,89% acreditam que estudantes com deficiência(s) podem sim ser inclusos no Ensino Regular. De acordo com o tipo da deficiência presente em sala de aula e devidamente diagnosticada por profissional da área médica específica e com laudo, o Autismo apresentou uma incidência de 37,50%, a Deficiência Física (31,25%), o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH (21,87%), e a Deficiência Intelectual (9,38%). E como resultado final para este último bloco, 72,22% dentre os professores acreditam que a Educação Continuada os tornaria mais qualificados. Sendo assim, acredita-se que este estudo contribuiu no sentido de demonstrar as percepções relacionadas à Educação Inclusiva e as necessidades formativas dos profissionais que ministravam aulas para a disciplina de Educação Física na rede estadual de ensino da cidade de Ponta Grossa/PR e que atuavam com estudantes que são o PAEE na Educação Básica para o Ensino Fundamental II.
Abstract: The objective of this study was to investigate the perceptions related to Inclusive Education and the training needs of professionals who are teaching classes for the discipline of Physical Education in the state school network of the city of Ponta Grossa/ PR and who work with students who are the target audience of Special Education (PAEE) in Basic Education for Elementary School II. The experimental group of our study was composed of professionals who taught classes to students regularly enrolled in the 2022 school year and who had some disability duly diagnosed by a qualified professional in that specific medical area and with report. The research methodology used in this study was characterized as being basic strategic, with quantitative- qualitative and interpretative approach. Data collection was performed by applying a questionnaire composed of 20 questions organized from: a) the professional profile; b) how is/was the teacher training; c) what are the training needs identified, and; d) which concept understood about Special Education in the perspective of an inclusive education. The data obtained contributed to the elaboration of the Educational Product (PE), this is, in an "Orientation Notebook" (in e-book format), in electronic version, and saved in portable document format (PDF). The data were analyzed considering four blocks: in BLOCK 01, which dealt with the demographic profile of professionals in the discipline of Physical Education of the state school network of the city of Ponta Grossa/ PR, obtained the following results: regarding age, it was found that 77,77% of teachers are above 35 years, are mostly male (55,46%), with 72,23% belonging to the Board of Teaching - QPM, and teaching for more than 10 years (72,23%). In BLOCK 02, which dealt with the teacher training of professionals in the discipline of Physical Education in the context of inclusive school, it was found that: 66,64% completed their training until the year 2000, 77,77% completed their graduation in public institutions, 94,44% completed the full degree course, 88,88% completed at least one postgraduate course after the initial training, among which 44,44% have postgraduate degrees in Inclusive Education and, among these, only one teacher with the title of master. Regarding the existence of a discipline that addressed disability in their training, 66,65% reported not having been given content related to the subject. Regarding the qualitative analysis, the following categories were established for the performance of Content Analysis (CA) – Information/Knowledge, Unpreparedness and Continuing Education. The categories listed represent recurring themes, which makes us infer that they need attention and continuity of research and reflection. In BLOCK 03, which dealt with the training needs of Physical Education teachers who work with students who are the PAEE in Basic Education for Elementary Education II, it was found that: 66,64% have such training. A very unique data deserves to be highlighted, despite the percentage that has training in Inclusive Education, 61,12% do not feel able to work with this public. Despite this, 88,89% believe they contribute to an inclusive education. With regard to the attitudes that teachers consider most relevant to the improvement of their pedagogical practice, Inclusion accounted for 66,67% of responses. In BLOCK 04, which dealt with the concept of Inclusive Education in the perception of physical education teachers, highlighting the implications of teaching for students with disabilities: It can be inferred that the concept of Inclusive Education is understood, in the perspective addressed by the question, as Acceptance and Insertion, both representing 16,68% of the answers found. Among teachers, it was found that 88.89% believe that students with disabilities (s) can be included in regular education. According to the type of disability present in the classroom and properly diagnosed by a specific medical professional and with report, Autism presented an incidence of 37,50%, Physical Disability (31,25%), Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD (21,87%), and Intellectual Disability (9,38%). And as a final result for this last block, 72,22% of teachers believe that continuing education would make them more qualified. So, believe itif this study contributed to demonstrate the perceptions related to Inclusive Education and the training needs of professionals who taught classes for the discipline of Physical Education in the state school network of the city of Ponta Grossa/ PR and who worked with students who are the PAEE in Basic Education for Elementary School II.
Keywords: Professores de Educação Física
Educação Inclusiva
Necessidades Formativas
Rede Estadual de Ensino
Physical Education Teachers
Inclusive Education
Training Needs
State Education Network
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI
Citation: RIBEIRO, Atlantico Souza. As percepções relacionadas à Educação Inclusiva e as necessidades formativas para profissionais de Educação Física que atuam na Educação Básica. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4051
Issue Date: 26-Apr-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva - PROFEI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Atlantico Souza Ribeiro.pdfdissertação completa em pdf2.28 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons