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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A desigualdade social e seus impactos na educação pública brasileira com a pandemia da COVID-19: uma análise de produções acadêmicas na área da educação
metadata.dc.creator: Ribeiro, Camila de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Darcoleto, Carina Alves da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Alessandro de
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Maria Isabel Moura
metadata.dc.contributor.referee3: Flach, Simone de Fátima
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa teve como objetivo geral analisar como as produções acadêmicas tratam da desigualdade social (e seus possíveis impactos) na educação pública brasileira, a partir da pandemia da Covid-19. Os objetivos específicos foram: i) evidenciar como as produções acadêmicas da área da Educação abordam a desigualdade social na educação, no período da pandemia da Covid-19; ii) identificar a intensificação da desigualdade social no Brasil, com a pandemia da Covid-19, e apontar possíveis impactos dessa desigualdade social para estudantes da escola pública brasileira, a partir desse contexto; e iii) analisar como as produções acadêmicas da área da Educação que tratam sobre a desigualdade social na educação pública brasileira, a partir da pandemia da Covid-19, abordam a desigualdade social. Desse modo, a pesquisa se constitui por meio do estado do conhecimento. Os dados foram coletados a partir do Portal de Periódicos da CAPES e do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, utilizando os descritores “desigualdade social”, pandemia, “covid 19”, educação, escola, “educação escolar”, “desigualdades sociais”, visando realizar os mais diversos arranjos de cruzamentos com o intuito de abranger uma maior quantidade de trabalhos que corroborem com a temática proposta. O referencial teórico-metodológico que permeia a discussão e a análise dos dados é o materialismo histórico e dialético, que tem o trabalho como fundamento do ser social, possibilitando a compreensão da realidade por meio de sua essência e totalidade concreta. A pesquisa discute que a desigualdade social é um problema que assola a realidade social e que está relacionado à divisão da sociedade em classes antagônicas, de modo a se prevalecer a exploração do homem pelo homem, a partir da propriedade privada. A análise dos dados permite perceber que as produções acadêmicas produzidas no período da pandemia da Covid-19 trazem em seu bojo a discussão de como a pandemia aprofundou a desigualdade social já existente na sociedade brasileira, e que isso fora exposto, no âmbito da educação, devido à adoção do ensino remoto e das dificuldades encontradas pelas famílias e pelos estudantes em acompanhá-lo, o que prejudicou (ou, até mesmo, inviabilizou) o processo de aprendizagem, principalmente dos estudantes pertencentes à classe trabalhadora.
Abstract: inequality within the realm of Brazilian public education, particularly in the aftermath of the Covid-19 pandemic. The study pursues three specific objectives: i) to elucidate how educational academia confronts social disparity amid the Covid-19 era; ii) to identify the amplified social inequality within Brazil due to the pandemic, and to outline its potential repercussions on students in the public school system; and iii) to analyse how scholarly works in the field of Education that attend to the social inequalities in Brazilian public education, post-Covid-19, engage with this issue. The research methodology involves an extensive review of literature sourced from the CAPES Periodicals Portal and the CAPES Catalog of Theses and Dissertations, utilizing descriptors such as "social inequality," "pandemic," "covid-19," "education," "school," "school education," and "social inequalities" to ensure a comprehensive coverage of relevant works. The theoretical and methodological framework underlying this study is grounded in historical and dialectical materialism, which considers labor as the bedrock of social existence, enabling a comprehensive understanding of reality in its essence and entirety. The study posits that social inequality is an inherent issue in society, stemming from the division of society into conflicting classes, perpetuating the exploitation of one individual by another, based on the concept of private property. Data analysis reveals that academic productions generated during the Covid-19 period underscore how the pandemic exacerbated pre-existing social inequality in Brazilian society, particularly within the realm of education. This was evident through the adoption of remote learning, which posed challenges for families and students, especially those from the working class, potentially impeding the learning process.
Keywords: Desigualdade
Desigualdade social
Pandemia da Covid-19
Educação pública
Produção Acadêmica em Educação
Inequality
Social Inequality
Covid-19 Pandemic
Public Education
Academic Productions in Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: RIBEIRO, Camila de Souza. A desigualdade social e seus impactos na educação pública brasileira com a pandemia da Covid-19: uma análise de produções acadêmicas da área da educação. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4064
Issue Date: 31-Aug-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

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