Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4069
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A presença dos conceitos de Paulo Freire nas pesquisas sobre os estágios curriculares supervisionados nos cursos de Pedagogia
metadata.dc.creator: Hartmann, Eliziane Francielli Henrique
metadata.dc.contributor.advisor1: Paula, Lucimara Cristina de
metadata.dc.contributor.referee1: Braga, Fabiana Marini
metadata.dc.contributor.referee2: Peroza, Marilúcia Antônia de Resende
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo o estágio nas pesquisas publicadas em teses e dissertações. O interesse por este tema se deu durante o momento de graduação por ser um momento do curso em que a experiência prática mais se destaca. Diante disso é que surgiu o interesse em pesquisar sobre: Quais conceitos de Paulo Freire podemos identificar nas pesquisas sobre os estágios curriculares supervisionados no curso de Pedagogia? E para dar conta desta problemática elencamos como objetivo geral: Analisar a presença dos conceitos freirianos nas pesquisas sobre os estágios curriculares supervisionados nos cursos de Pedagogia. Como objetivos específicos procuramos identificar os conceitos da pedagogia freiriana presentes nas pesquisas sobre os estágios curriculares supervisionados dos cursos de Pedagogia; Sistematizar as contribuições de Paulo Freire, presentes nas pesquisas sobre os estágios curriculares supervisionados, para a formação de pedagogos (as). Como metodologia utilizamos da abordagem qualitativa, descritiva e exploratória de cunho bibliográfico. Após a coleta de dados fizemos a revisão de literatura por meio das plataformas digitais da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e o Catálogo de teses e dissertações da CAPES, para o levantamento de pesquisas do período de 2016 a 2021. Em seguida, buscamos identificar e analisar os conceitos de Paulo Freire que mais se destacaram nas pesquisas, observando e analisando como estão aparecendo nas pesquisas e como as fundamentam. Para essa análise do conteúdo, tomamos como fundamentação os estudos de Bardin (1977), pois buscamos verificar o que estava “por trás das palavras” trazendo para a pesquisa significados por meio da análise dos conceitos que mais foram recorrentes nas pesquisas. Realizamos a organização da pesquisa por meio de três pólos cronológicos destacados por Bardin (1977, p. 95) sendo eles: pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação”. Ao final constatamos a presença de 28 conceitos de Paulo Freire, sendo eles: o diálogo, a práxis, a curiosidade, a reflexão crítica sobre a prática, a inconclusão; à docência e discência, saber de experiência feito, pensar certo, o compromisso ético- político, inquietação, prática educativa crítica, pesquisa, esperança, ativismo- verbalismo, amor-amorosidade, estética e ética, raivosidade e odiosidade, disciplina intelectual, unidade, humanização, palavra inautêntica, solidariedade, humildade, conscientização, criatividade, objetividade e situacionalidade. No entanto, também constatamos que há conceitos que não aparecem e são necessários para a formação crítica e reflexiva do pedagogo(a) como, por exemplo: tolerância, saber escutar, rigorosidade metódica, leitura de mundo, leitura da palavra, liberdade, autoridade, etc. Deixando, portanto, um alerta sobre a não aparição destes conceitos fundamentais em pesquisa sobre estágio e relacionadas a formação inicial do futuro pedagogo(a).
Abstract: The object of this study is the internship in research published in theses and dissertations. My interest in this topic arose during my undergraduate studies, as it is a time during the course when practical experience stands out the most. This gave rise to an interest in researching: What concepts of Paulo Freire can we identify in research on supervised curricular internships in the Pedagogy course? And in order to deal with this problem, we set ourselves the following general objectives: To analyze the presence of Freirean concepts in research on supervised internships in Pedagogy courses. As specific objectives we sought to identify the concepts of Freirean pedagogy present in research on supervised curricular internships in Pedagogy courses; Systematize Paulo Freire's contributions, present in research on supervised curricular internships, for the training of pedagogues. Our methodology used a qualitative, descriptive and exploratory bibliographic approach. After data collection, we reviewed the literature through the digital platforms of the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and the CAPES Catalog of Theses and Dissertations, to survey research from 2016 to 2021. We then sought to identify and analyze Paulo Freire's concepts that stood out most in the research, observing and analyzing how they appear in the research and how they underpin it. For this content analysis, we took as a basis the studies of Bardin (1977), because we sought to verify what was "behind the words" bringing to the research meanings through the analysis of the concepts that were most recurrent in the research, so we carried out the organization of the research through three chronological poles that are highlighted by Bardin (1977, p. 95) being them: pre-analysis, exploration of the material and treatment of the results, inference and interpretation". In the end, we found the presence of 28 of Paulo Freire's concepts: pre-analysis, exploration of the material and treatment of the results, inference and interpretation". In the end, we found the presence of 28 of Paulo Freire's concepts: dialogue, praxis, curiosity, critical reflection on practice, inconclusion; teaching and discourse, knowledge of experience made, right thinking, ethical-political commitment, restlessness, critical educational practice, research, hope, activism- verbalism, love-love, aesthetics and ethics, rabidity and hatefulness, intellectual discipline, unity, humanization, inauthentic word, solidarity, humility, awareness, creativity, objectivity and situationality. However, we also found that there are concepts that do not appear and are necessary for the critical and reflective training of the pedagogue, such as: tolerance, knowing how to listen, methodical rigor, reading the world, reading the word, freedom, authority, etc. It is therefore a warning that these concepts do not appear in research on internships and related to the initial training of future educators.
Keywords: Estágio Curricular Supervisionado
Paulo Freire
Curso de Pedagogia
Supervised Curricular Internship
Paulo Freire
Pedagogy Course
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: HARTMANN, Eliziane Francielli Henrique. A presença dos conceitos de Paulo Freire nas pesquisas sobre os estágios curriculares supervisionados nos cursos de Pedagogia. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4069
Issue Date: 30-Aug-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eliziane Francielli Henrique Hartmann.pdfdissertação completa em pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons