Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4079
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A nova sciencia politica, a pedagogia social”: representações na imprensa brasileira (1917-1940)
metadata.dc.creator: Oliveira, Gabriel Henrique Divardim de
metadata.dc.contributor.advisor1: Campos, Névio de
metadata.dc.contributor.referee1: Weber, Maria Julieta Batista de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Peloso, Franciele Clara
metadata.dc.description.resumo: Dissertação desenvolvida com objetivo de explicitar as representações de Pedagogia Social a partir de uma parte da imprensa escrita no Brasil do período de 1917 a 1940. Esse processo foi realizado a partir do referencial da sociologia de Bourdieu e da História Cultural com o conceito de “representações” de Chartier (1990). O recorte temporal foi delimitado de acordo com a disponibilidade das fontes, pois buscou-se explicitar o que foi encontrado de mais representativo em meio às possibilidades. Dentro de tais possibilidades, o foco principal nas fontes da década de 1930 permitiu a análise de vestígios de um contexto de efervescência política e social. A imprensa foi escolhida como fonte por ser um dos principais espaços de divulgação e de circulação de ideias. Intelectuais que atuavam na imprensa, tinham posição avantajada na luta de representações. Em termos específicos, o desenvolvimento da pesquisa, em meio a certa escassez de fontes, buscou expor o contexto de constituição da Pedagogia Social a partir de representações na imprensa brasileira, descrever a realidade das representações a partir do contexto brasileiro da década de 1930, em suas relações entre política, sociedade e educação, além de analisar as representações sobre as teorias de Pedagogia Social, identificando os sujeitos responsáveis por elas. A estrutura passa pelos seguintes capítulos: o primeiro, dividido em dois itens, em que se expõe o caminho de busca e de seleção das fontes, além de apresentar o contexto de constituição da Pedagogia Social de modo articulado às suas representações, a partir do jornal ‘’O Paiz’’ (RJ). O segundo capítulo também é formado por um item, o qual descreve o contexto político da década de 1930 enquanto realidade das representações, bem como as representações de Pedagogia Social a partir do jornal “O Dia” (PR). E o terceiro capítulo, em um item, traz uma análise das representações de Pedagogia Social na revista “A Ordem” (RJ). O trabalho possibilitou a ampliação da historiografia das teorias de Pedagogia Social no Brasil, ao privilegiar uma abordagem das representações que circularam na imprensa escrita brasileira em que ganhou visibilidade a disputa entre uma Pedagogia Social alinhada à visão católica e uma Pedagogia Social associada ao movimento da pedagogia nova ou moderna.
Abstract: Dissertation developed with the objective of explaining the representations of Social Pedagogy from a part of the press written in Brazil from 1917 to 1940. This process was carried out from the reference of Bourdieu's sociology and Cultural History with the concept of “representations ” by Chartier (1990). The time frame was delimited according to the availability of sources, seeking to explain what was found most representative among the possibilities. Within such possibilities, the main focus on sources from the 1930s allowed the analysis of traces of a context of political and social effervescence. The press was chosen as a source because it is one of the main spaces for the dissemination and circulation of ideas. Intellectuals who relied on it had an advantageous position in the fight for representations. In specific terms, we sought to illustrate the investigation process, in the midst of a certain scarcity of sources; describe the context of constitution of Social Pedagogy from representations in the Brazilian press; describe the reality of representations from the Brazilian context of the 1930s, in its relations between politics, society and education; and analyze the representations about the theories of Social Pedagogy, identifying the subjects responsible for them. The structure of the text passes through the chapters: representations of the context of the emergence of Social Pedagogy in Germany between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century; the representations of the relationship between Social Pedagogy and one of the authoritarian projects that founded the Estado Novo; and the analysis of representations of the Catholic laity, which disputed between the projects of Brazil at that time. The work made it possible to expand the historiography of Social Pedagogy theories in Brazil and to reflect on the possibilities of using such theories in certain contexts and their disputes.
Keywords: Pedagogia Social
Paul Natorp
Imprensa escrita brasileira
representações
Social Pedagogy
Paul Natorp
brazilian write press
representations
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: OLIVEIRA, Gabriel Henrique Divardim de. A nova sciencia politica, a pedagogia social”: representações na imprensa brasileira (1917-1940). 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4079
Issue Date: 19-Jul-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriel Henrique Divardim de Oliveira.pdfdissertação completa em pdf3.18 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons