Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4082
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Investigando o ensino de frações no Ensino Fundamental
metadata.dc.creator: Pedrozo, Cassia Andressa Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Meza, Elisangela dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Marciano
metadata.dc.contributor.referee2: Zontini, Laynara dos Reis Santos
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de atividades que visam auxiliar o professor do Ensino Fundamental a amenizar as dificuldades encontradas quando se tem como meta o ensino de frações, buscando uma concreta compreensão dos conceitos por parte dos estudantes. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico com base em dissertações elaboradas a partir de 2020 que abordam o ensino e a aprendizagem de frações no Ensino Fundamental. A apresentação de atividades é feita com o intuito de oferecer sugestões e recursos aos professores da Educação Básica, principalmente aos professores de 5°, 6° e 7° anos do Ensino Fundamental, onde o ensino de frações é mais acentuado, conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O trabalho foi motivado pelas vivências da pesquisadora e pela recorrente dificuldade de alguns professores ao abordar o assunto. O estudo busca identificar na literatura as principais dificuldades enfrentadas no ensino e aprendizagem de frações e, a partir deste levantamento, são propostas as atividades em que se prioriza o aprendizado do conceito e não a utilização de regras e algoritmos que geralmente são utilizados de forma mecanizada pelos estudantes. O ensino de frações vem sendo tema frequente em estudos e este trabalho pretende dar suas contribuições a esse tópico tão importante dentro da matemática, principalmente na forma como ele é abordado pelos professores na apresentação aos estudantes.
Abstract: This paper aims to present a proposal for activities aimed at assist the elementary school teacher in alleviating the difficulties encountered when the goal is to teach fractions, seeking a concrete understanding concepts by students. To this end, a bibliographic study was carried out based on dissertations prepared from 2020 onwards that address the teaching and learning fractions in Elementary School. The presentation of activities is carried out with the goal of offering suggestions and resources to Basic Education teachers, mainly to teachers in the 5th, 6th and 7th years of Elementary Education, which the teaching of fractions is more accentuated, as guided by the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). The work was motivated by the researcher’s experiences and the recurring difficulty of some teachers when approaching the subject. The study seeks to identify in the literature the main difficulties faced in teaching and learning fractions and, based on this survey, activities are proposed in which learning the concept is prioritized and not the use of rules and algorithms that are generally used in a mechanized way by students. The teaching of fractions has been a frequent topic in studies and this work intends to make contributions to this very important topic within the mathematics, especially in the way it is approached by teachers in presentation to students.
Keywords: Frações
Ensino e aprendizagem
Material pedagógico
Fractions
Teaching and learning
Teaching material
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)
Citation: PEDROZO, Cassia Andressa Rodrigues. Investigando o ensino de frações no Ensino Fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4082
Issue Date: 19-Oct-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cassia Andresa Rodrigues Pedrozo.pdfdissertação completa em pdf2.77 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons