Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4100
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uma via de mão dupla: como formar futuros professores que consigam trabalhar com o preconceito linguístico na teoria e na prática em sala de aula?
metadata.dc.creator: Alberty, Adriely
metadata.dc.contributor.advisor1: Carlos, Valeska Gracioso
metadata.dc.contributor.referee1: Braga, Lucimar Araujo
metadata.dc.contributor.referee2: Alencar, Beatriz Aparecida
metadata.dc.description.resumo: Para responder como é a abordagem de variação/preconceito linguístico nos cursos de Letras, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), objetivou-se levantar dados sobre o trabalho docente em sala de aula, voltado à temática, nessa área. Para isso, a pesquisa é de cunho qualitativo, com a realização da revisão bibliográfica e documental, coleta de dados por meio de questionário e análise da enunciação temática, a partir de Bardin (2016). Perpassando o campo da sociolinguística, variação, preconceito e políticas linguísticas; e investigando a organização institucional, departamental e dos cursos de Letras da UEPG, por meio de documentos, localizou-se as seguintes categorias nos enunciados: currículo; docência e sala de aula; políticas linguísticas e variação/preconceito linguístico em Letras/UEPG e contribuições docentes para a abordagem da variação/preconceito linguístico em Letras/UEPG. Constatou-se que há unanimidade, entre docentes, da importância da abordagem sobre variação e preconceito linguístico nos cursos de Letras/UEPG; no currículo, apesar de as ementas – tanto na área de língua portuguesa/linguística como em literatura não incluírem o tópico, os referenciais bibliográficos viabilizam esse trabalho; e as/os participantes trazem estratégias e considerações teórico-metodológicas importantes sobre o tema. Em seus enunciados e respostas, são expressos avanços, desafios, dúvidas e contradições e se nota, a partir da inter-relação das análises das categorias estabelecidas, a necessidade de coletivizar, em detrimento das práticas individuais, via departamento e/ou universidade, a discussão sobre variação e preconceito linguístico nos cursos de Letras/UEPG.
Abstract: In order to find out what the approach to linguistic variation/prejudice is like in the language courses at the State University of Ponta Grossa (UEPG), the aim was to collect data on the work of teachers in the classroom in this area. To this end, the research is qualitative, with a bibliographic and documentary review, data collection using a questionnaire and analysis of thematic enunciation, based on Bardin (2016). Going through the field of sociolinguistics, variation, prejudice and language policies; and investigating the institutional, departmental and course organization of Letters at UEPG, through documents, the following categories were located in the statements: curriculum; teaching and classroom; language policies and linguistic variation/prejudice in Letters/UEPG and teaching contributions to the approach of linguistic variation/prejudice in Letters/UEPG. It was found that there is unanimity among teachers about the importance of addressing linguistic variation and prejudice in Letras/UEPG courses; in the curriculum, although the syllabuses - both in the area of Portuguese language/linguistics and literature - do not include the topic, the bibliographic references make this work possible; and the participants bring important strategies and theoretical-methodological considerations on the subject. In their statements and answers, progress, challenges, doubts and contradictions are expressed and, based on the interrelationship of the analyses of the categories established, the need to collectivize the discussion on linguistic variation and prejudice in the Languages/UEPG courses, to the detriment of individual practices, via the department and/or university, is noted.
Keywords: Preconceito Linguístico
Variação Linguística
Políticas Linguísticas
Letras
Formação Docente
Linguistic Prejudice
Linguistic Variation
Language Policies
Languages
Teacher Training
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: ALBERTY, Adriely. Uma via de mão dupla: como formar futuros professores que consigam trabalhar com o preconceito linguístico na teoria e na prática em sala de aula? 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4100
Issue Date: 17-Nov-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriely Alberty.pdfdissertação completa em pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons