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http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4100
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Uma via de mão dupla: como formar futuros professores que consigam trabalhar com o preconceito linguístico na teoria e na prática em sala de aula? |
metadata.dc.creator: | Alberty, Adriely |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Carlos, Valeska Gracioso |
metadata.dc.contributor.referee1: | Braga, Lucimar Araujo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Alencar, Beatriz Aparecida |
metadata.dc.description.resumo: | Para responder como é a abordagem de variação/preconceito linguístico nos cursos de Letras, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), objetivou-se levantar dados sobre o trabalho docente em sala de aula, voltado à temática, nessa área. Para isso, a pesquisa é de cunho qualitativo, com a realização da revisão bibliográfica e documental, coleta de dados por meio de questionário e análise da enunciação temática, a partir de Bardin (2016). Perpassando o campo da sociolinguística, variação, preconceito e políticas linguísticas; e investigando a organização institucional, departamental e dos cursos de Letras da UEPG, por meio de documentos, localizou-se as seguintes categorias nos enunciados: currículo; docência e sala de aula; políticas linguísticas e variação/preconceito linguístico em Letras/UEPG e contribuições docentes para a abordagem da variação/preconceito linguístico em Letras/UEPG. Constatou-se que há unanimidade, entre docentes, da importância da abordagem sobre variação e preconceito linguístico nos cursos de Letras/UEPG; no currículo, apesar de as ementas – tanto na área de língua portuguesa/linguística como em literatura não incluírem o tópico, os referenciais bibliográficos viabilizam esse trabalho; e as/os participantes trazem estratégias e considerações teórico-metodológicas importantes sobre o tema. Em seus enunciados e respostas, são expressos avanços, desafios, dúvidas e contradições e se nota, a partir da inter-relação das análises das categorias estabelecidas, a necessidade de coletivizar, em detrimento das práticas individuais, via departamento e/ou universidade, a discussão sobre variação e preconceito linguístico nos cursos de Letras/UEPG. |
Abstract: | In order to find out what the approach to linguistic variation/prejudice is like in the language courses at the State University of Ponta Grossa (UEPG), the aim was to collect data on the work of teachers in the classroom in this area. To this end, the research is qualitative, with a bibliographic and documentary review, data collection using a questionnaire and analysis of thematic enunciation, based on Bardin (2016). Going through the field of sociolinguistics, variation, prejudice and language policies; and investigating the institutional, departmental and course organization of Letters at UEPG, through documents, the following categories were located in the statements: curriculum; teaching and classroom; language policies and linguistic variation/prejudice in Letters/UEPG and teaching contributions to the approach of linguistic variation/prejudice in Letters/UEPG. It was found that there is unanimity among teachers about the importance of addressing linguistic variation and prejudice in Letras/UEPG courses; in the curriculum, although the syllabuses - both in the area of Portuguese language/linguistics and literature - do not include the topic, the bibliographic references make this work possible; and the participants bring important strategies and theoretical-methodological considerations on the subject. In their statements and answers, progress, challenges, doubts and contradictions are expressed and, based on the interrelationship of the analyses of the categories established, the need to collectivize the discussion on linguistic variation and prejudice in the Languages/UEPG courses, to the detriment of individual practices, via the department and/or university, is noted. |
Keywords: | Preconceito Linguístico Variação Linguística Políticas Linguísticas Letras Formação Docente Linguistic Prejudice Linguistic Variation Language Policies Languages Teacher Training |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Estudos da Linguagem |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem |
Citation: | ALBERTY, Adriely. Uma via de mão dupla: como formar futuros professores que consigam trabalhar com o preconceito linguístico na teoria e na prática em sala de aula? 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4100 |
Issue Date: | 17-Nov-2023 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem |
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