Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/411
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fraga, Leticia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790829D8por
dc.contributor.referee1Borges, Maria Isabel
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702105H5por
dc.contributor.referee2Correa, Djane Antonucci
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778073H2por
dc.creatorNogueira, Amarili Sequeira
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4337163U4por
dc.date.accessioned2017-07-21T14:53:51Z-
dc.date.available2015-12-18
dc.date.available2017-07-21T14:53:51Z-
dc.date.issued2015-10-30
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Amarili Sequeira. SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL E REPRESENTAÇÃO DA ESCRITA: ANÁLISE DA RESOLUÇÃO 13/2007, NORMATIVA 16/2011 E FICHA DE REFERÊNCIA PEDAGÓGICA. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/411-
dc.description.abstractThis dissertation have like a main goal to analyze the publics inclusion policies, especially rules 13/2007 (BRAZIL, 2007), the Guidance Manual: Implementation Program of Multifunctional Resource Rooms (BRAZIL, 2010) Instruction No. 16/2011 SUED / SEED (Paraná, 2011), to discuss the criteria which they propose for the forwarding of students for Multifunctional Resource Room Type I and the relation that these criteria have with representations about student`s writing. The theoretical referential that based this research to realize the analysis of publics inclusion policies is Social Representation (Moscovici, 2003; OSTI 2004, 2010). As methodology, documentary research was used (Lüdke, André, 1986) from the perspective of qualitative research. First was selected the documents to be analyzed and then passed to the analysis of these with the help of bibliographic research. The collected data lead us to infer that the competence writing is criteria for forwarding of students at the Specialized Educational Service in SRM Type I, because according to the items to be examined by the Portuguese teachers at the Pedagogical Reference Record, question if students make orthographic changes or inadequately employ accentuation, punctuation and agreement according to formal norms. It was possible to infer from the presented data in that record that it may not be clear enough for teachers realize properly a description of the listed items, which is quite complicated, considering that an evaluation with no real understanding of what and how to evaluate can generate an improper forwarding to specialized educational services in SRM Type I due to the representation of writing these documents.eng
dc.description.resumoEssa dissertação tem como objetivo principal analisar as políticas públicas inclusivas, especialmente a NORMATIVA 13/2007 (BRASIL, 2007), o Manual de Orientação: Programa de Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais (BRASIL, 2010) e a Instrução n° 16/2011 SUED/SEED (PARANÁ, 2011), no sentido de discutir os critérios que estas propõem para o encaminhamento de alunos para a Sala de Recursos Multifuncional Tipo I e a relação que esses critérios têm com as representações sobre a escrita do aluno. O referencial teórico que embasou esta pesquisa para realizar a análise destas políticas públicas inclusivas é o da Representação Social (MOSCOVICI, 2003;OSTI 2004, 2010). Como metodologia, utilizou-se a pesquisa documental (LÜDKE, ANDRÉ, 1986) na perspectiva da pesquisa qualitativa. Primeiramente, foram selecionados os documentos a serem analisados e, posteriormente, passou-se à análise destes juntamente com o auxílio de pesquisas bibliográficas. Os dados coletados nos levam a inferir que a competência escrita é critério para encaminhamento de alunos ao Atendimento Educacional Especializado em SRM Tipo I, pois, de acordo com os itens a serem analisados pelos professores de língua portuguesa na Ficha de Referência Pedagógica, questiona-se se os alunos cometem trocas ortográficas ou empregam inadequadamente acentuação, pontuação e concordância de acordo com a norma culta. Foi possível inferir, a partir dos dados apresentados na referida ficha, que esta pode não ser clara o suficiente para que os professores realizem propriamente uma descrição dos itens elencados, o que é bastante complicado, considerando que uma avaliação sem real compreensão do que e de como avaliar pode gerar um encaminhamento indevido para o atendimento educacional especializado em SRM Tipo I devido à representação da escrita desses documentos.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T14:53:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Amarili Sequeira Nogueira.pdf: 1220663 bytes, checksum: 59f10eb5fe0ebe03d4a29b27449a19ff (MD5) Previous issue date: 2015-10-30en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguagem, Identidade e Subjetividadepor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividadepor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectescritapor
dc.subjectpolíticas públicas inclusivaspor
dc.subjectrepresentaçãopor
dc.subjectsala de recursos multifuncionalpor
dc.subjectmultifunctional resource roomeng
dc.subjectpublics inclusion policieseng
dc.subjectrepresentationeng
dc.subjectwritingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleSALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL E REPRESENTAÇÃO DA ESCRITA: ANÁLISE DA RESOLUÇÃO 13/2007, NORMATIVA 16/2011 E FICHA DE REFERÊNCIA PEDAGÓGICApor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade

Files in This Item:
File SizeFormat 
Amarili Sequeira Nogueira.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.