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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Técnicas persuasivas da retórica aristotélica: um estudo a partir dos discursos produzidos nas regências do Estágio Supervisionado I em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública no Estado do Paraná
metadata.dc.creator: Ngala, Crisostomo Pinto
metadata.dc.contributor.advisor1: Godoy, Marcela Teixeira
metadata.dc.contributor.referee1: Koga, Viviane Teresinha
metadata.dc.contributor.referee2: Brito, Evandro Oliveira de
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo os discursos produzidos nas regências do Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas sob a ótica da retórica aristotélica. O estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar técnicas persuasivas da retórica aristotélica nos discursos produzidos nas regências do Estágio Supervisionado I em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública no Estado do Paraná. Delineou-se por meio da seguinte questão-problema: em que medida estão presentes técnicas persuasivas da retórica aristotélica nos discursos produzidos nas regências do Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas? Como delineamento metodológico, adotou-se a pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, natureza descritiva e interpretativa (Lüdke; André, 2022). A fundamentação teórica utilizada – apoiou-se no mapeamento feito sobre o Estado do Conhecimento (Morosini; Santos; Bittencourt, 2021) da produção científica relativa à retórica aristotélica no Brasil; e no exame da concepção aristotélica de retórica feito a partir das obras de Aristóteles (Retórica, 2012; Ética a Nicômaco, 1991; e Tópicos, 2021) – permitiu identificar quatro instrumentos de mediação: 1) exposição; 2) demonstração; 3) clareza e 4) exemplo. Por meio deles foi composto o dispositivo teórico da pesquisa. Os dados empíricos foram obtidos – em campo – por meio da observação participante (Lüdke; André, 2022) em nove regências, das quais sete foram reunidas e transcritas para compor a unidade de análise da pesquisa. Foram acessados e interpretados por meio da correlação de dois dispositivos (teórico e analítico) da técnica de análise de discurso apoiada em Orlandi (2015). A correlação realizada resultou na captação do contexto imediato da interação discursiva entre os sujeitos implicados nos discursos e evidenciou que as técnicas persuasivas analisadas constituem propriedades discursivas incorporadas à prática docente, que operam entre si de forma interconectada e atuam como uma espécie de “força que age à distância” na negociação de distâncias, independentemente de serem conhecidas ou não. Os resultados apontam para a necessidade de se compreender a persuasão como propriedade incorporada à prática docente (atuação) e inerente ao ato de ensinar (ciências). Com esta pesquisa, postula-se a prática da persuasão metódica como “boa aliada” para circunstâncias que exigem “juízo prático” (phrónesis) e como recurso por meio do qual se pode tensionar, ampliar e trabalhar o sentido da persuasão metódica a partir do Estágio Supervisionado como subsídio para a prática docente no ato de ensinar ciências.
Abstract: This dissertation aims to study the speeches produced in the regencies of the Supervised Internship in Biological Sciences from the perspective of Aristotelian rhetoric. The study was developed with the objective of identifying persuasive techniques of Aristotelian rhetoric in the speeches produced in the regencies of the Supervised Internship I in Biological Sciences of a Public University in the State of Paraná. It was outlined through the following problem-question: to what extent are persuasive techniques of Aristotelian rhetoric present in the speeches produced in the regencies of the Supervised Internship in Biological Sciences? As a methodological design, field research was adopted, with a qualitative approach, descriptive and interpretative nature (Lüdke; André, 2022). The theoretical foundation used - based on the mapping done on the State of Knowledge (Morosini; Santos; Bittencourt, 2021) of scientific production related to Aristotelian rhetoric in Brazil; and on the examination of the Aristotelian conception of rhetoric based on the works of Aristotle (Rhetoric, 2012; Nicomachean Ethics, 1991; and Topics, 2021) - allowed the identification of four mediation instruments: 1) exposition; 2) demonstration; 3) clarity and 4) example. Through them, the theoretical device of the research was composed. Empirical data were obtained - in the field - through participant observation (Lüdke; André, 2022) in nine regencies, of which seven were gathered and transcribed to compose the unit of analysis of the research. They were accessed and interpreted through the correlation of two devices (theoretical and analytical) of the discourse analysis technique supported by Orlandi (2015). The correlation performed resulted in capturing the immediate context of the discursive interaction between the subjects involved in the speeches and showed that the persuasive techniques analyzed constitute discursive properties incorporated into teaching practice, which operate interconnectedly and act as a kind of “force that acts at a distance” in negotiating distances, regardless of whether they are known or not. The results point to the need to understand persuasion as a property incorporated into teaching practice (performance) and inherent in the act of teaching (sciences). With this research, the practice of methodical persuasion is postulated as a “good ally” for circumstances that require “practical judgment” (phronesis) and as a resource through which the sense of methodical persuasion can be tensed, expanded, and worked from the Supervised Internship as a subsidy for teaching practice in the act of teaching sciences.
Keywords: persuasão metódica
prática docente
Estágio Supervisionado
Ensino de Ciências
methodical persuasion
teaching practice
Supervised Internship
Science Teaching
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: ÑGALA, Crisóstomo Pinto. Técnicas persuasivas da retórica aristotélica: um estudo a partir dos discursos produzidos nas regências do Estágio Supervisionado I em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública no Estado do Paraná. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4121
Issue Date: 5-Dec-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

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