Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/413
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O TEXTO E O LEITOR EM MACHADO DE ASSIS:INTERSECÇÕES TEÓRICAS COM O CÍRCULO DE MIKHAIL BAKHTIN
metadata.dc.creator: Gomes, Izabele Caroline Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Silvana
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Gilberto de
metadata.dc.contributor.referee2: Morais, Eunice de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda os romances Dom Casmurro e Memorial de Aires, de Machado de Assis, com vistas a estabelecer o lugar do leitor no processo dialógico desencadeado pelas narrativas, cada uma delas a seu modo. Para tanto, lançamos mão das noções teóricas mais destacadas da produção de Mikhail Bakhtin, quais sejam, dialogismo e plurilinguismo, desenvolvidos principalmente, mas não exclusivamente, nos textos reunidos em Questões de Literatura e Estética: A Teoria do Romance (2010) e em Estética da Criação Verbal (2010). Neste trabalho, a figuração do leitor pode ser entendida como parte de um processo de interação com o narrador das obras, com o próprio texto e com a figura autoral, daí nosso interesse também em articular os conceitos bakhtinianos às proposições de Umberto Eco sobre leitor modelo, leitor empírico, autor modelo e autor empírico, na medida em que a articulação dessas proposições nos ajudará na abordagem das interações realizadas nos dois romances em estudo. Machado de Assis inicia um processo de figuração de um leitor ativo, processo esse que orienta um novo procedimento de leitura e inicia um processo de formação de leitores para os sentidos que o texto pode criar. Daí o nosso interesse nas estratégias narrativas com efeitos digressivos, paródicos, irônicos e metalinguísticos dos dois romances em estudo.
Abstract: This dissertation approaches Dom Casmurro and Memorial de Aires, Machado de Assis’ novels, aiming to set the reader’s role in the dialogical process triggered by the narratives, each one by its own way. For this, we have used some theoretical notions from Mikhail Bakhtin, like dialogism and plurilingualism, conceptions developed mainly, but not exclusively, in the texts from Questions of Literature and Aesthetics: Theory of the Novel (2010) and Aesthetics of Verbal Creation (2010). In this research, the reader’s figuration can be theorized as part of an interaction process with the novel’s narrator, the text itself and with the authorial figure. Thus, we have linked the Bakhtin’s concepts with Umberto Eco’s propositions, especially the idea of Model Reader, Empirical Reader, Model Author and Empirical Author, considering that this association can help us to analyze the two chosen novels. Machado de Assis starts a process of figuration of an active reader to his texts, leading a new reading procedure and initializing a route to train the ideal reader to understand the meanings that literature texts can create. Because of this, we have dedicated some analysis to the digressions, parodies, irony and metalinguistic effects from the novels studied.
Keywords: dialogismo
Machado de Assis
autor
leitor
dialogism
Machado de Assis
author
reader
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Linguagem, Identidade e Subjetividade
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade
Citation: GOMES, Izabele Caroline Rodrigues. O TEXTO E O LEITOR EM MACHADO DE ASSIS:INTERSECÇÕES TEÓRICAS COM O CÍRCULO DE MIKHAIL BAKHTIN. 2016. 84 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/413
Issue Date: 19-Feb-2016
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade

Files in This Item:
File SizeFormat 
Izabele Caroline Gomes.pdf686.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.