Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/415
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Soares, Marly Catarina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737808J9por
dc.contributor.referee1Pacheco, Keli Cristina
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772092Y2por
dc.contributor.referee2Leite, Suely
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706910E8por
dc.creatorHauer, Roseneia do Rocio Prestes
dc.date.accessioned2017-07-21T14:53:52Z-
dc.date.available2016-05-24
dc.date.available2017-07-21T14:53:52Z-
dc.date.issued2016-03-29
dc.identifier.citationHAUER, Roseneia do Rocio Prestes. A VISIBILIDADE DA MULHER SUBALTERNA. ANAHY DE LAS MISIONES: A MONARCA DAS COXILHAS. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/415-
dc.description.abstractIn the classic eighteenth-century narratives, which ones represent Farrapos’ War, the protagonism stands for phallocentric discourse. In a very sensitive and deeply way, the movie Anahy de las misiones (1997), unlike the classics, addresses the marginalized and subaltern woman issues, giving her the center and the voice of narrative. The director Sérgio Silva, director/actor, launches another look about Farroupilha Revollution and in this essay we intend to discuss what were these strategies which modified the discourse and brought as featured, in the work, the marginalized woman, subaltern, understanding the objectives of authorial and resumption films. It also intends to set up the effects this war brought for those women and the consequences for them and also for their people. Because for Weinhardt (2004), it is impossible to pass ten years of war only with great deeds. This essay justifies itself towards the fact that subaltern woman needs a higher power intervention to speak and to be heard. It also justifies itself because of the necessity of discussing about Gender issues, which is already constitute as a social emergency; and also for the help in comprehension of our diverse and intricate Brazilian society. To follow with the objectives we extract dialogues and scenes of Anahy and articulate it with historians, sociologists and philosophers studies, besides the Gender Theory – Butler, Scott, Lamas – literary and cinematographic. Furthermore, we will approach Derridean questions about deconstruction, for, “neglecting this inversion phase means forgetting the conflictual and subordinating structure of opposition.” (DERRIDA, 2001, p.48). The movie, released in 1997, it is part of the Resumption’s cinema decade, in which the greatest objective is to leverage national identity’s questions and its complex formation.eng
dc.description.resumoNas narrativas clássicas oitocentistas, as quais representam a Guerra dos Farrapos, o protagonismo fica por conta do discurso falocêntrico. De uma maneira muito sensível e profunda, o filme Anahy de Las Misiones (1997), ao contrário dos clássicos, aborda a questão da mulher subalterna e marginalizada dando a ela o centro e a voz da narrativa. O diretor Sérgio Silva, o diretor/autor, lança outro olhar sobre a Revolução Farroupilha e pretende-se, neste trabalho, discutir quais foram essas estratégias que modificaram esse discurso e trouxeram como destaque, na obra, uma mulher marginalizada, subalterna, entendendo os objetivos do cinema autoral e do cinema de Retomada. Também, pretende levantar os efeitos que essa guerra trouxe para estas mulheres e as consequências desses efeitos sobre ela e os seus. Para Weinhardt (2004), não se consegue passar dez anos de guerra somente com grandes feitos. Esse trabalho justifica-se perante o fato de que a mulher subalterna necessita de intervenção de um poder maior para falar e ser ouvida. Justifica-se também pelo fato da necessidade de discutir sobre as questões de Gênero, o que já se constitui como urgência social; e pelo auxílio da compreensão da nossa intrincada e diversa sociedade brasileira. Para seguirmos com os objetivos extraímos diálogos e cenas de Anahy e articulamos com os estudos de historiadores, sociólogos, filósofos, além das teorias sobre Gênero – Butler, Scott, Lamas – e das teorias literária e cinematográfica, além de entrevistas com o diretor Sérgio Silva. Além disso, abordaremos as questões derridianas sobre a Desconstrução, pois, “descuidar-se dessa fase de inversão significa esquecer a estrutura conflitiva e subordinante da oposição”. (DERRIDA, 2001, p.48) O filme, lançado em 1997, faz parte da década do cinema de Retomada, onde o objetivo maior é alavancar as questões da identidade nacional e a sua complexa formação.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T14:53:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Roseneia Rocio Hauer.pdf: 1644345 bytes, checksum: b381de3d4b8daed72f9b2b8fe1ebf3e5 (MD5) Previous issue date: 2016-03-29en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguagem, Identidade e Subjetividadepor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividadepor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmulherpor
dc.subjectsubalternidadepor
dc.subjectcinemapor
dc.subjectgênero e identidadepor
dc.subjectwomaneng
dc.subjectsubalternityeng
dc.subjectcinemaeng
dc.subjectgendereng
dc.subjectidentityeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleA VISIBILIDADE DA MULHER SUBALTERNA. ANAHY DE LAS MISIONES: A MONARCA DAS COXILHASpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade

Files in This Item:
File SizeFormat 
Roseneia Rocio Hauer.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.