Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4175
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A formação de professores de Educação Física para a Diversidade Cultural
metadata.dc.creator: Sebben, Thiago Felipe
metadata.dc.contributor.advisor1: Carmo, Gonçalo Cassins Moreira
metadata.dc.contributor.referee1: Capraro, André Mendes
metadata.dc.contributor.referee2: Pedroso, Bruno
metadata.dc.description.resumo: Este estudo aborda a importância da diversidade cultural em um mundo em constante mudança e destaca a necessidade de uma educação que promova compreensão e respeito à diversidade. Com o aumento da diversidade nas escolas, há uma demanda por professores mais competentes nesse contexto. No entanto, muitos professores não estão preparados para lidar com essa diversidade após a formação inicial, e os cursos de formação continuada também têm falhado nesse aspecto. A pesquisa visa compreender as características dos cursos de formação de professores de Educação Física (EF) que melhoram suas competências culturais. Os objetivos específicos são: 1) avaliar as demandas de grupos historicamente marginalizados e seu impacto nas políticas educacionais brasileiras; 2) compreender o campo de pesquisa da formação de professores e diversidade cultural para estabelecer parâmetros para futuras pesquisas; 3) identificar as características dos cursos de formação de professores de EF eficazes para desenvolver as competências docentes necessárias para atuar em ambientes culturalmente diversos. A pesquisa seguiu o formato multipaper para conduzir três revisões de literatura, cada qual abordando um dos objetivos específicos. O primeiro estudo foi uma avaliação da agenda política educacional brasileira sobre o tema da diversidade cultural. Dados foram coletados numa revisão histórica do tema e foram analisados a partir da perspectiva teórica da tese geral da pontuação. Ele apontou que as lutas dos movimentos sociais identitários contribuíram para a centralidade do tema da diversidade cultural na agenda internacional, o que acarretou a chegada do tema na agenda política educacional brasileira. Apontou também a atual necessidade das políticas para a diversidade cultural serem potencializadas, com a participação de grupos sociais historicamente marginalizados nas instâncias deliberativas e de gestão de políticas públicas. O segundo estudo foi uma análise bibliométrica, combinando análise de desempenho, mapeamento científico e análise de conteúdo. Esse estudo apontou o atual estágio de evolução do campo de pesquisa da formação de professores e diversidade cultural; os principais periódicos, autores, países e artigos da amostra; sua estrutura intelectual e conceitual. A análise de conteúdo apontou em quais contextos o tema aparece; quais são as principais justificativas e quais são as principais abordagens teóricas adotadas para pesquisar o tema. O terceiro estudo construiu o estado do conhecimento sobre formação de professores de EF e diversidade cultural por meio do fluxo de trabalho da Methodi Ordinatio 2.0. A metassíntese do conhecimento apontou os contextos, justificativas, delineamentos, métodos, instrumentos de coleta de dados e características das amostras presentes nos artigos analisados. Esse estudo destacou seis características dos cursos de formação de professores de EF indicadas para aumentar a eficácia na promoção das competências culturais: 1) abordagem crítica e reflexiva às questões socioculturais; 2) inclusão de conteúdos relevantes sobre diversidade; 3) experiências práticas em contextos diversos; 4) espaço curricular para o desenvolvimento de competências culturais; 5) apoio e acompanhamento dos professores em formação; 6) avaliação contínua das competências culturais.
Abstract: This study addresses the importance of cultural diversity in an ever-changing world and underscores the need for education that fosters understanding and respect for diversity. With increasing diversity in schools, there is a demand for more competent teachers in this context. However, many teachers are unprepared to handle this diversity after initial training, and continuing education courses have also failed in this regard. The research aims to understand the characteristics of Physical Education (PE) teacher training courses that enhance their cultural competencies. Specific objectives include: 1) assessing the demands of historically marginalized groups and their impact on Brazilian educational policies; 2) understanding the research field of teacher training and cultural diversity to set parameters for future research; 3) identifying the characteristics of effective PE teacher training courses for developing the necessary teaching competencies in culturally diverse environments. The research followed a multipaper format to conduct three literature reviews, each addressing one of the specific objectives. The first study evaluated the Brazilian educational policy agenda regarding cultural diversity, highlighting the need to empower policies for cultural diversity with the participation of historically marginalized groups in policy- making bodies. The second study conducted a bibliometric analysis, revealing the current stage of evolution in the research field of teacher training and cultural diversity. It identified key journals, authors, countries, and articles in the sample, as well as the intellectual and conceptual structure of the field. The third study constructed the state of knowledge on PE teacher training and cultural diversity using the Methodi Ordinatio 2.0 workflow. The meta-synthesis of knowledge identified contexts, justifications, designs, methods, data collection instruments, and sample characteristics in the analyzed articles. It highlighted six characteristics of effective PE teacher training courses for promoting cultural competencies: 1) critical and reflective approach to sociocultural issues; 2) inclusion of relevant diversity content; 3) practical experiences in diverse contexts; 4) curricular space for cultural competency development; 5) support and mentorship for teachers in training; 6) continuous evaluation of cultural competencies.
Keywords: Formação de professores
Diversidade Cultural
Multiculturalismo
Interculturalismo
Educação Física
Teacher education
Cultural Diversity
Multiculturalism
Interculturalism
Physical Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: SEBBEN, Thiago Felipe. A formação de professores de Educação Física para a Diversidade Cultural. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4175
Issue Date: 25-Mar-2024
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thiago Felipe Sebben.pdfdissertação completa em pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons