Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4177
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação para a paz: reflexões e interfaces com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
metadata.dc.creator: Santos, Elisangela de Fátima
metadata.dc.contributor.advisor1: Salles Filho, Nei Alberto
metadata.dc.contributor.referee1: Frasson, Antônio Carlos
metadata.dc.contributor.referee2: Coradassi, Carlos Eduardo
metadata.dc.description.resumo: Cultura de Paz e Educação para a Paz são temas de Políticas Públicas no Brasil, em especial no campo educacional com o avanço da Lei Federal no 13.663 de 14 de maio 2018, que previne as violências e promove a paz em todos os âmbitos de ensino. O cenário da educação brasileira tem sido permeado por diversas formas de violências, pensar em possibilidade de mudança e proteção social é direitos de todo cidadão. Diante desse contexto, a presente pesquisa tem como objeto de estudo a Educação para a Paz em direção ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), um serviço prestado pela Proteção Social Básica do Sistema Único de As- sistência Social (SUAS), com análise a partir da Política Pública de Assistência Social. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é compreender os fundamentos teóricos e metodológicos da Educação para a Paz relacionada a partir de elementos da Cultura de Paz e das Cinco Pedagogias da Paz, no Serviço de Convivência e na execução da Política Pública de Assistência Social. Para construção desse estudo, foram selecionadas entidades inscritas no Conselho Municipal de As- sistência Social do Município de Ponta Grossa/PR no ano de 2022, as quais atendem crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade em situação de vulnerabilidade e risco. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, de natureza bibliográfica e documental, com instrumento da pesquisa de campo questionário digital semiestruturado, elaborado na plataforma Google Forms e disponibilizado via e-mail para os sujeitos da pesquisa o/a profissional técnico de referência do Serviço de Convivência, a população atingida foram 8 técnicos. Para realizar a análise dos dados utilizou-se da análise de conteúdo de Bardin (2016). Como aporte teórico da Política de Assis- tência Social, buscamos fundamentos em Santos (2022), Koupak (2021), Lilian Schwarcz (2019), Jessé Souza (2019), os autores Paulo Freire (2021), Jares (2008), contribuíram para re- fletir a Cultura de Paz e a Educação para a Paz, juntamente com Salles Filho (2019) no funda- mento das Cinco Pedagogia da Paz. Para tanto, buscou-se abordar as epistemologias do Sul de Boaventura de Souza Santos (2020), os direitos humanos na conceituação de Herrera Flores (2009), entre outros estudiosos. A partir da análise de conteúdo foi possível identificar a rele- vância da temática no âmbito das políticas públicas, bem como a necessidade da Educação para a Paz e da Cultura de Paz no serviço de convivência. Percebe também a preocupação dos técnicos de referência na oportunidade de instruir toda a equipe profissional da rede socioassistencial para trabalhar com a Educação para a Paz e a Cultura de Paz no âmbito das convivências, assim como na garantia da proteção social dos participantes do serviço de convivência. Desse modo, nota que trabalhos vêm sendo desenvolvido nas entidades socioassistenciais com mediação dos conflitos, em favor da não violência, e na busca de promover a paz.
Abstract: Culture of Peace and Education for Peace are themes of Public Policies in Brazil, mainly in the educational field with the advancement of Federal Law No. 13.663 of May 14th, 2018, which prevents violence and promotes peace in all educational areas. The Brazilian education scenario has been permeated by various forms of violence and every citizen has the right to think about the possibility of change and social protection. Therefore, the present research aims to study Education for Peace towards the Coexistence and Strengthening of Bonds Service (SCFV), a service provided by the Basic Social Protection of the Unified Social Assistance System (SUAS), with its analysis based on the Public Social Assistance Policy. Thus, the general objective of the research is to understand the theoretical and methodological foundations of Education for Peace related to elements of the Culture of Peace and the Five Pedagogies of Peace, in the Coexistence Service and in the execution of the Public Social Assistance Policies. In order to develop this thesis, entities that serve children and adolescents ages 6 to 15 years old in situations of vulnera- bility and risk, and registered with the Municipal Social Assistance Council of the Municipality of Ponta Grossa/PR were selected in the year 2022. This is a qualitative and exploratory research, which can also be described as a bibliographic and documentary study. The tool for data collec- tion was a semi-structured digital questionnaire prepared on the Google Forms platform and sent through email to the research subjects which were technical professionals of the Coexistence Service. Eight technicians answered the questionnaire. Bardin (2016) analysis method was used to perform the data analysis. As a theoretical contribution to the Social Assistance Policy, this research sought foundations in Santos (2022), Koupak (2021), Lilian Schwarcz (2019), and Jessé Souza (2019). Paulo Freire (2021) and Jares (2008) contributed discussions regarding the Culture of Peace and Education for Peace as well as Salles Filho (2019) for the Five Pedagogies of Peace foundations. For this purpose, the South of Boaventura de Souza Santos (2020) epistemologies were addressed, in addition to Herrera Flores (2009) human rights principles and other authors. From the content analysis, it was possible to identify the relevance of the theme within the scope of public policies, as well as the need for Education for Peace and Culture of Peace in the coe- xistence service. It is noticeable the concern of reference technicians to instruct the entire profes- sional team of the social assistance network to work with Education for Peace and Culture of Peace in the context of coexistence, as well as in guaranteeing the social protection of participants in the coexistence service. Thus, work has been developed in social assistance entities with me- diation of conflicts, in favor of non-violence, and in the search to promote peace.
Keywords: Políticas Públicas
Educação para a Paz
Serviço de Convivência
Práticas Pedagógicas
Public Policies
Education for Peace
Community Service
Pedagogical Practices
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: SANTOS, Elisangela de Fátima. Educação para a Paz: reflexões e Interfaces com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4177
Issue Date: 25-Jul-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elisangela de Fatima Santos.pdfdissertação completa em pdf3.58 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons