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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS, UM ESPETÁCULO AUTORREFLEXIVO
metadata.dc.creator: Celestino, Bárbara Marçal
metadata.dc.contributor.advisor1: Harmuch, Rosana Apolonia
metadata.dc.contributor.referee1: Pacheco, Keli Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Naira
metadata.dc.contributor.referee3: Pavloski, Evanir
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o romance português O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago, a partir da autorreflexão. Essa ocorre quando a obra literária narra, junto ao enredo, os engendramentos de sua composição. Desse modo, a autorreflexão se torna uma das estrelas principais do espetáculo encenado no romance saramaguiano. O termo aqui empregado foi estudado por Jonathan Culler e tem suas raízes na ironia romântica. Essa, por sua vez, ganha os holofotes literários no fim do século XVIII, mas é no decorrer do XIX, graças à ascensão do romance, que a ironia romântica começa a ser percebida com vastidão nas obras literárias. Dada a relevância do assunto e a aproximação, no que tange ao modo de escrita desenvolvido pelos chamados românticos, com o romance em questão, este trabalho se voltará aos diálogos teóricos e literários em diferentes momentos durante esta análise.
Abstract: L’objectif de cette rechercheestd’analyser le roman portugais L'année de la mort de Ricardo Reis, de José Saramago, à partir de l'autoréflexion. On parle de cette procédure quand l'œuvre littéraire raconte, avec la trame, les engendrements de sa composition. De cette manière, l'autoréflexiondevient une des étoiles principales du spectacle mis en scène dans le roman saramaguien.Le terme a été étudié par Jonathan Culler et trouveses racines dans l'ironie romantique. Celle-ci, à son tour, gagne les projecteurs littéraires à la fin du XVIIIe siècle, mais c'est pendant le XIXe, grâce à l'ascension du roman, que l'ironie romantique commence à être perçue avec ampleur dans les œuvres littéraires. Étant donnél’importance du sujet et le rapprochement observé entre ce roman et la manière d'écriture développée par les romantiques, ce travail se penchera sur les dialogues théoriques et littéraires dans différents moments de l’analyse.
Keywords: autorreflexão
Fernando Pessoa
José Saramago
Literatura Portuguesa
Ricardo Reis
romantismo
autoréflexion
Fernando Pessoa
José Saramago
Littérature portugaise
Ricardo Reis
romantisme
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Linguagem, Identidade e Subjetividade
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade
Citation: CELESTINO, Bárbara Marçal. O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS, UM ESPETÁCULO AUTORREFLEXIVO. 2016. 117 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/418
Issue Date: 31-Mar-2016
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade

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