Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/418
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS, UM ESPETÁCULO AUTORREFLEXIVO |
metadata.dc.creator: | Celestino, Bárbara Marçal |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Harmuch, Rosana Apolonia |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pacheco, Keli Cristina |
metadata.dc.contributor.referee2: | Nascimento, Naira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Pavloski, Evanir |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar o romance português O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago, a partir da autorreflexão. Essa ocorre quando a obra literária narra, junto ao enredo, os engendramentos de sua composição. Desse modo, a autorreflexão se torna uma das estrelas principais do espetáculo encenado no romance saramaguiano. O termo aqui empregado foi estudado por Jonathan Culler e tem suas raízes na ironia romântica. Essa, por sua vez, ganha os holofotes literários no fim do século XVIII, mas é no decorrer do XIX, graças à ascensão do romance, que a ironia romântica começa a ser percebida com vastidão nas obras literárias. Dada a relevância do assunto e a aproximação, no que tange ao modo de escrita desenvolvido pelos chamados românticos, com o romance em questão, este trabalho se voltará aos diálogos teóricos e literários em diferentes momentos durante esta análise. |
Abstract: | L’objectif de cette rechercheestd’analyser le roman portugais L'année de la mort de Ricardo Reis, de José Saramago, à partir de l'autoréflexion. On parle de cette procédure quand l'œuvre littéraire raconte, avec la trame, les engendrements de sa composition. De cette manière, l'autoréflexiondevient une des étoiles principales du spectacle mis en scène dans le roman saramaguien.Le terme a été étudié par Jonathan Culler et trouveses racines dans l'ironie romantique. Celle-ci, à son tour, gagne les projecteurs littéraires à la fin du XVIIIe siècle, mais c'est pendant le XIXe, grâce à l'ascension du roman, que l'ironie romantique commence à être perçue avec ampleur dans les œuvres littéraires. Étant donnél’importance du sujet et le rapprochement observé entre ce roman et la manière d'écriture développée par les romantiques, ce travail se penchera sur les dialogues théoriques et littéraires dans différents moments de l’analyse. |
Keywords: | autorreflexão Fernando Pessoa José Saramago Literatura Portuguesa Ricardo Reis romantismo autoréflexion Fernando Pessoa José Saramago Littérature portugaise Ricardo Reis romantisme |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | BR |
Publisher: | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Linguagem, Identidade e Subjetividade |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade |
Citation: | CELESTINO, Bárbara Marçal. O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS, UM ESPETÁCULO AUTORREFLEXIVO. 2016. 117 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2016. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/418 |
Issue Date: | 31-Mar-2016 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Barbara Marcal Celestino.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.