Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4182
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Onde estão as crianças imigrantes? Invisibilidade e exclusão no contexto da educação infantil
metadata.dc.creator: Bellascuza, Natália Mendes
metadata.dc.contributor.advisor1: Peroza, Marilúcia Antònia de Resende
metadata.dc.contributor.referee1: Siqueira, Romilson Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Camargo, Daiana
metadata.dc.description.resumo: O complexo fenômeno de imigração nos convida a redirecionarmos o nosso olhar para as crianças que vivenciam, com os adultos, o dramático fenômeno dos fluxos migratórios. A pesquisa defendida na linha de Ensino e Aprendizagem do Programa de Pós-graduação em Educação da UEPG tem como objeto de estudo a invisibilidade das crianças imigrantes na ação educativa da Educação Infantil. A indagação que orientou a pesquisa se refere a qual lugar as crianças imigrantes ocupam no contexto da Educação Infantil. Portanto, tomamos como objetivo geral, compreender o lugar das crianças imigrantes no contexto da Educação Infantil. E, como objetivos específicos, analisar a relação existente entre a ação educativa e os processos de exclusão/invisibilização das crianças imigrantes. Conhecer as experiências vivenciadas pelas crianças imigrantes no contexto da ação educativa. Caracterizar as relações estabelecidas entre as professoras e as crianças imigrantes no âmbito da ação educativa.Para atingir nossos objetivos, a investigação aconteceu em um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) e uma escola de Ensino Fundamental que atende turmas de Educação Infantil do município de Ponta Grossa-PR. O estudo configurou-se como uma pesquisa qualitativa, que toma como metodologia o estudo bibliográfico e a pesquisa de campo. Foram utilizados, como instrumentos para a geração de dados, a observação participante, os encontros narrativos e as entrevistas com as professsoras que atendiam estas crianças. Tomamos como base os estudos de Candau (2008, 2010), Fleuri (2003), Tomás (2008), Norões (2022), entre outros. O estudo apontou que o número de crianças imigrantes na Educação Infantil vem aumentando e, em virtude disso, as professoras encontram desafios na proposição de práticas interculturais que possibilitem uma acolhida significativa às crianças e suas famílias. Isto faz com que as crianças imigrantes assumam um lugar de invisibilidade e exclusão, evidenciados na ausência de dados precisos que as considerem, formações continuadas que tratem da temática e propostas que acolham sua cultura, língua, valores, crenças e costumes. A investigação apresenta a necessidade de desenvolver e aprofundar pesquisas que considerem a educação intercultural como uma possibilidade nas ações educativas com as crianças imigrantes na Educação Infantil.
Abstract: The complex phenomenon of immigration invites us to turn our gaze to children who experience along with adults the dramatic phenomenon of migratory flows. The research defended in the Teaching and Learning line of the Graduate Program in Education at UEPG has as its goal the study of invisibility of immigrant children in the educational action of Early Childhood Education. The question that guided the research refers to the place that immigrant children occupy in the Early Childhood Education context. Therefore, we take as a general objective understand the place of immigrant children in the Early Childhood Education context. And as specific objectives, to analyze the relationship between educational action and the exclusion/invisibilization processes of immigrant children. To know the experiences of immigrant children in the educational action context. To characterize the relationships established between teachers and immigrant children in the educational action context. To achieve our goals, the investigation took place in a CMEI (Municipal Center for Early Childhood Education) and an elementary school that serves Early Childhood Education classes in the municipality of Ponta Grossa-PR. The study was configured as qualitative research, which takes as methodology the bibliographic study and field research. Some instruments were used to generate data, such as participant observation, narrative meetings and interviews with the teachers who cared for these children. We based our studies on the studies of Candau (2008, 2010), Fleuri (2003), Tomás (2008), Norões (2022), among others. The research pointed out that the number of immigrant children in Early Childhood Education has been increasing and, as a result, teachers face challenges in proposing intercultural practices that enable a meaningful welcome for children and their families. This makes immigrant children assume a place of invisibility and exclusion evidenced in the absence of precise data that considers them, continuing education that deals with the theme and proposals that welcome their culture, language, values, beliefs and customs. The investigation presents the need to develop and deepen research that considers the intercultural education as a possibility in educational actions with immigrant children in Early Childhood Education.
Keywords: Crianças Imigrantes
Educação Infantil
Interculturalidade
Invisibilidade e exclusão
Ação Educativa
Immigrant children
Early Childhood Education
Interculturality
Invisibilization and exclusion
Educational Action
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: BELLASCUZA, Natália Mendes. Onde estão as crianças imigrantes? Invisibilidade e exclusão no contexto da educação infantil. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2024
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4182
Issue Date: 27-Feb-2024
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Natália Mendes Bellascuza.pdfdissertação completa em pdf4.19 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons